Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Como escolher o colchão para o berço do seu bebê?

Densidade, tecnologias e tamanho são os pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o colchão para o berço do seu bebê.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

10 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Ao descobrir a vinda de uma criança, há a necessidade de se pensar em diversos quesitos: as fraldas, as roupinhas, a chupeta, o enxoval para o parto, como será o quarto dela e outros. Na hora de comprar o berço do novo membro da família, é importante prestar atenção na escolha do colchão que ficará no berço do bebê. Como o bebê está em crescimento e formação, é importante que seja feita uma escolha assertiva. Pensando em ajudar mamães e papais, montamos um guia com algumas dicas sobre como escolher o colchão para berço.

Procurando fraldas em promoção? O Promobit reúne as melhores ofertas da internet!

Escolha o tamanho do colchãoImagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tamanho do colchão que você deve comprar vai depender do tamanho do berço do bebê. Existem dois padrões: o americano, com dimensões de 0,70m por 1,30m e o nacional, com dimensões de 0,60m por 1,30m. O colchão americano é mais comum de encontrar, assim como conjuntos de lençóis, edredons e cobertores próprios para ele, então esse pode ser um bom critério na escolha final. 

Fique de olho na densidade

Este aqui é o ponto que mais merece atenção, pois a densidade do colchão influencia a saúde e bem estar do bebê. Para atender crianças com menos de três anos, o colchão deve ter densidade 18 (código D18). Depois dessa idade, a densidade do colchão deve corresponder ao peso a à altura da criança, conforme a tabela abaixo.

Isso porque a densidade do colchão dita o quão “mole” ou não ele será e, como as crianças não têm estrutura óssea fortificada ainda, não é bom que elas afundem quando estiverem deitadas. O colchão tem que garantir certa sustentação.

Tabela de densidade do colchão de espuma
Peso (kg)Altura (m)

Até 1,50m

1,51m a 1,60m

1,61m a 1,70m

1,71m a 1,80m

1,81m a 1,90m

Acima de 1,90

Até 50D23D23*/D20D23/D20D20
51 a 60D26D26*/D23D26*/D23D23
61 a 70D28D26*/D28D26*/D28D26*/D28D26
71 a 80D33D28*/D33D28*/D33D28
81 a 90D33*/D28D33*/D28D28*/D33D28
91 a 100D40*/D33D40*/D33D33D33
101 a 120D40D40D40D33*/D40
121 a 150D45D45D45*/D40D40
*Preferencialmente

Observe as características do colchão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É por conta da necessidade de sustentação do corpo também que não é recomendado que os bebês fiquem em colchões de mola. É necessário que sejam feitos de espuma, pois são mais firmes.

Também é interessante dar preferência a colchões antialérgicos e antiácaros, pois podem ser um diferencial para a saúde do seu filho ou filha. Também existem os colchões anti-refluxo (mais altos em uma das extremidades, onde deve ficar a cabeça do bebê, para garantir que ele não engasgue), mas eles são para casos específicos. Se for necessário, você pode comprar apenas um travesseiro para esse fim e colocá-lo no berço.

Existem ainda as opções de colchão impermeável (que facilitam a limpeza caso seu bebê vomite ou faça xixi – o que é bastante comum), mas elas não são muito recomendadas por causarem calor e, por conta disso, desconforto ao pequeno. Talvez seja mais interessante comprar uma capa protetora para colchão feita de pano e apenas tirá-la para lavar quando isso acontecer.

Para qualquer caso, não se esqueça de verificar se o colchão possui o selo do Inmetro, garantia de que ele segue mesmo as especificações da embalagem (o Inmetro avalia, por exemplo, se a densidade informada é realmente a mesma do colchão).

Não compre usado

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Às vezes queremos economizar e pensamos em comprar produtos usados. Embora essa seja uma prática inteligente, a eficiência disso vai depender do produto. Pensando em colchões, não é interessante, porque eles podem chegar até você já com a espuma gasta, com manchas e sem a qualidade ideal. Isso pode prejudicar a saúde do seu bebê e a chance de você ter que comprar um produto novo em pouco tempo é grande, então é mais fácil investir somente uma vez nisso.

Berço com colchão vale a pena?

Nas lojas, encontramos oportunidades de comprar o berço e, junto com ele, comprar o colchão que vem junto, mas nem sempre isso dá certo. Para valer a pena, o colchão tem que seguir todos os quesitos que citamos acima. Caso contrário, provavelmente você se verá comprando um outro colchão apropriado e guardando o que veio com o berço.


Agora que você já sabe como escolher o colchão para berço do seu bebê, dê uma olhada nas nossas promoções de produtos para bebês e crianças? Confira também nossos cupons de desconto Americanas para garantir os menores preços!