Take a fresh look at your lifestyle.

Como montar a lista de enxoval de bebê?

Montamos um guia com algumas dicas sobre como montar a lista de enxoval de bebê para te ajudar a saber o que é e o que não é essencial comprar.

0

A chegada de um bebê requer bastante organização e preparo, seja para escolher o carrinho de bebê, o colchão do berço, a decoração do quarto e, claro, as roupinhas. Para ajudar o pai e a mãe da criança neste último quesito, preparamos um guia com algumas dicas sobre como montar a lista de enxoval de bebê. 

Leia mais: 

Para que serve o enxoval de bebê?

O enxoval de bebê é tudo aquilo que o seu bebê vai precisar para viver bem nos primeiros meses de vida, ou seja, se vestir, tomar banho, dormir e comer (porque é basicamente só isso que os bebês fazem, e isso é normal). Geralmente, o enxoval é montado antes do bebê nascer, com roupas, fraldas, roupas de cama, toalhas e outros itens, como bebê conforto, bolsas, etc. 

Como montar a lista de enxoval de bebê?

A lista de enxoval de bebê tem itens essenciais que sempre vão aparecer em qualquer uma que você pesquisar, como fraldas, macacões, mijões e etc, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a definir quais itens comprar primeiro em relação a outros e quais são totalmente dispensáveis. Por exemplo, um cadeirão pode ser adquirido meses depois de o bebê ter nascido, enquanto uma bolsa maternidade grande é essencial inclusive para você levar ao hospital. Já um travesseiro é totalmente dispensável. Veja mais dicas a seguir. 

Saber mais ou menos em que mês o bebê vai nascer é essencial para você conseguir priorizar que tipo de roupa comprar primeiro, ainda mais se o orçamento estiver apertado. Além do mais, é sempre legal ver as diversas possibilidades de roupas de verão: como shorts, camisetinhas, vestidos, bodies, bermudas, etc; e de inverno, como conjuntos, jaquetas, macacões e outras peças. 

Tenha em mente que os bebês crescem muito rápido

Uma máxima sobre bebês que você já deve saber, mas é bom reforçar é: os bebês crescem muito rápido. Por isso, é legal você comprar roupas para até pelo menos os oito primeiros meses do seu filho ou filha e esquecer os tamanhos muito pequenos, como o RN (para recém-nascidos), porque provavelmente ele não vai usar a maioria delas. Além disso, roupas muito apertadas também limitam os movimentos da criança, o que não é bacana, pois ela precisa explorar e conhecer. 

Compre roupas em grandes quantidades

Além de adquirir roupas mais soltinhas para o seu enxoval de bebê, pense que você terá que comprar muitas, muitas peças. Isso porque qualquer coisa que o bebê fizer pode sujar a roupa: no momento da amamentação, ao arrotar, na troca da fralda, etc. É importante estar preparado para todas essas situações.

Quanto mais botões nas peças, melhor

Além disso, para não machucar o bebê nem dificultar a tarefa de colocar a tirar as roupas dele, é interessante comprar o maior número de peças possível com muitos botões, como macacões, vestidos, mijões e bodys. Parece um detalhe simples, mas reparar nisso vai ajudar muito na dinâmica do dia a dia, principalmente no momento da troca de fraldas e do banho. 

Priorize o conforto do bebê e deixe os enfeites de lado

Roupas com babados, rendas, brilhos e enfeites são lindas, mas nem sempre confortáveis para o seu bebê e fáceis de passar ou lavar (nesta parte, incluímos também as mantas, fraldas de pano, babadores e outros itens de vestuário que não necessariamente servem para vestir o bebê, mas não de tecido). Por isso, indicamos o uso de peças mais simples e neutras que possam simplesmente ser colocadas na máquina para uma lavagem rápida. 

Não se preocupe em fazer um estoque de fraldas

É verdade que bebês utilizam muitas, muitas fraldas mesmo por dia. Porém, não é por isso que você precisa fazer um estoque enorme delas antes dele nascer. Isso porque você ainda não terá como saber com qual marca ele vai se adaptar melhor e quais não vão dar certo no corpinho dele. Inicialmente, recorra às marcas mais tradicionais (como fraldas pampers) e tenha em mente que você, mãe ou pai, vai ganhar muitas fraldas de familiares e amigos, principalmente se fizer algum tipo de chá para comemorar a vinda da criança. 

Teste diversas marcas diferentes até encontrar a melhor para o seu filho ou filha e depois disso, aí sim, faça algum tipo de estoque. Você pode aproveitar as promoções de fralda do Promobit para pagar mais barato por vários pacotes. 

Pense no que vai facilitar o seu dia a dia

Outra dica para montar a lista de enxoval de bebê e garantir a eficiência dela é pensar em itens que vão facilitar o seu dia a dia. Quando falamos da banheira, por exemplo, um item essencial para os primeiros banhos do bebê, você pode comprar uma de plástico simples, mas também pode escolher uma com suporte, para que quem for dar banho no bebê não sinta dores nas costas e nem precise ficar tão abaixado. Apenas cuide para que o bebê fique seguro na banheira suspensa e não o deixe sozinho em nenhum momento. 

Toalhas comuns são mais eficientes do que toalhas de bebê

É muito comum encontrarmos nas lojas e no e-commerce toalhas de banho específicas para bebês, inclusive com toucas, mas a verdade é que as toalhas de banho comuns, de adulto, são mais eficientes. Isso porque elas são maiores e envolvem melhor o bebê depois do banho, inclusive a cabeça. 

Para que a toalha comum não agrida a pele do seu bebê, não se esqueça de utilizar a chamada toalha fralda. Ela é macia e deve ser usada embaixo da toalha comum, para não machucar a pele do bebê nos primeiros dias de vida, por ser muito sensível. A toalha fralda é bastante absorvente, por ter a textura parecida com uma fralda de verdade. 

Produtos caros nem sempre valem a pena

Com a ideia de que os bebês perdem as roupas facilmente – crescem rápido, se sujam bastante – e pensando que a maioria dos itens precisa ser prático, é importante lembrar que nem sempre os produtos mais caros valem a pena para a sua lista de enxoval de bebê. Aqui, utilizamos como exemplo a bolsa maternidade: elas naturalmente são mais caras, mas o importante mesmo é que ela seja grande o suficiente para que você consiga carregar tudo o que precisa. 

Por exemplo, às vezes uma bolsa térmica pode ter diversas divisórias para chupeta, mamadeira, fraldas, pomadas etc, mas não ser tão eficiente quanto uma com mais espaço e menos divisões. 

Sugestões: consideramos esses itens essenciais

  • Toalha fralda: é bastante absorvente e ajuda a secar bem o bebê; 
  • Fraldas de pano são mais eficientes que babadores: quando está aprendendo a comer, é normal o bebê se sujar bastante, inclusive a roupa, porque ele está explorando. Agregado a isso, as fraldas de pano costumam ser maiores que os babadores e, assim, protegem melhor o corpo e a roupinha do bebê. 
  • Tesourinha: usadas para cortar as unhas do bebê, são essenciais, pois às vezes alguns bebês já saem da barriga da mãe com as unhas grandes e podem se machucar acidentalmente. É comum esse tipo de tesoura já vir no kit higiene para a criança. 
  • Pomada para assaduras: essencial para usar a cada troca de fraldas, para evitar queimaduras no bebê. 

Sugestões: não se preocupe em comprar esses itens

  • Cueiro: uma espécie de manta com velcro para envolver o bebê, como se fosse para imitar o útero da mãe. Na verdade, ela deixa o pequeno bem apertado e limita movimentos; uma coberta comum e colo podem resolver o problema; 
  • Roupas RN: o bebê quase não usa, porque ele cresce muito rápido. É melhor alguém correr atrás se a criança nascer muito pequena ou prematura;
  • Macacões pequenos demais: tiram a liberdade de movimentação do bebê; 
  • Travesseiros: quando o bebê é muito pequeno, para a hora de dormir, menos é mais. Travesseiros não são necessários e ele pode dormir somente no colchão. 
  • Perfumes, colônias e outras fragrâncias: são muito tentadores e cheirosos, mas desnecessários. Quanto mais neutros forem os cosméticos usados no bebê, melhor. 
  • Sapatinhos: são lindos, mas o seu bebê não vai usar muito se não for em uma ocasião especial, como um casamento. Geralmente, bebês ficam descalços ou no máximo utilizam meias, que inclusive podem ter o solado mais grosso para imitar sapatos. 

Em qualquer situação, utilize o Promobit

Seja para montar a lista de enxoval de bebê do seu filho, presentear uma mamãe ou um papai ou pesquisar preços, utilize o Promobit. Aqui, todas as nossas ofertas são verificadas por uma equipe especializada que garante que todas as promoções são verdadeiras e as lojas confiáveis. Se você não encontrar o que procura de início, não se preocupe: é só adicionar o item à sua Lista de Desejos que você será notificado assim que uma promoção do tipo aparecer. 


Agora que você já sabe algumas dicas sobre como montar a lista de enxoval de bebê, aproveite nossas promoções de roupas infantis para fazer seu enxoval barato! Não se esqueça dos nossos cupons de desconto para pagar menos ainda, principalmente na Black Friday

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!