Promobit
Promobit Explica

Como funciona o Samsung Pay?

Sistema da Samsung possibilita que usuários façam pagamentos utilizando apenas o smartphone. Entenda como funciona!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

14 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

Realizar pagamentos utilizando o smartphone já é uma realidade. A maioria das maquininhas atuais já oferecem suporte a esse tipo de pagamento e os grandes bancos e instituições financeiras possuem parceria com os principais sistemas de pagamento do tipo, como o Google Pay e Apple Pay.

A Samsung vem ao lado desses dois com o Samsung Pay. Com funcionamento semelhante ao dos demais, o serviço é exclusivo para smartphones Samsung Galaxy que possuam tecnologia NFC (Near Field Communication), que possibilita que aparelhos eletrônicos troquem informações através da simples aproximação.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao funcionamento e disponibilidade do serviço, o Promobit explica em detalhes como ele funciona, quais smartphones são compatíveis e quais maquininhas de cartão aceitam Samsung Pay.

Como funciona o Samsung Pay

O Samsung Pay tem como proposta principal o pagamento através do smartphone, livrando o usuário da necessidade de carregar consigo diversos cartões.

O funcionamento se deve a duas tecnologias: o NFC (Near Field Communication), que possibilita que dois aparelhos eletrônicos troquem informações aproximando-se um do outro; e MST (Magnetic Secure Transmission) que envia o sinal magnético do cartão gravado para a máquina de pagamentos.

O serviço é capaz de gravar informações e dados de diferentes cartões do usuário, facilitando a escolha do plástico no momento do pagamento, oferecendo mais praticidade e segurança em qualquer compra.

samsung nfc pagamento

Como usar o Samsung Pay

Para utilizar o Samsung Pay é necessário ter um smartphone Samsung Galaxy compatível. Por padrão, o aplicativo do Samsung Pay jé vem instalado nesses aparelhos, mas também é possível baixá-lo no Google Play.

Após abrir o aplicativo, o usuário deve passar por um passo a passo, informando alguns dados pessoais que são usadas para identificá-lo e outras informações opcionais como e-mail, telefone e endereço, que podem ser usadas pela Samsung para entrar em contato e entregar brindes, prêmios ou cupons.

Feito isso, é necessário cadastrar um cartão de crédito ou débito que seja aceito. No momento da publicação deste artigo, o Samsung Pay aceitava cartões das seguintes instituições bancárias:

  • Banco Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Banco Itaú;
  • Bancoob;
  • Banco Neon;
  • Banrisul;
  • Brasil Pré-Pagos;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Next;
  • Porto Seguro;
  • Santander;
  • Ticket;
  • Uniprime Norte do paraná.

Embora todas essas instituições tenham parceria com o serviço, nem todos os cartões delas são compatíveis com o Samsung Pay. Você pode conferir a lista completa de cartões neste link e saber se o que possui é aceito.

Para que você não perca tempo, é necessário dizer que, não, o Nubank não é aceito no samsung Pay.

Caso tenha um cartão compatível, basta tirar uma foto dele ou inserir manualmente as informações no aplicativo. Confirme e pronto, você já está habilitado para fazer pagamentos usando o smartphone.

Celulares compatíveis com Samsung Pay

Como dissemos, o Samsung Pay é compatível apenas com smartphones e wearables da sul-coreana que possuam tecnologia NFC. Atualmente, a lista é formada por estes aparelhos:

Qualquer smartphone o smartwatch da Samsung que seja lançado após os modelos que compõem a lista e tenha NFC também serão compatíveis com o Samsung Pay.

O Samsung Pay é seguro?

Sim! Todas as transações realizadas através do Samsung Pay são protegidas por Samsung KNOX, uma solução de segurança que já vem pré-instalada nos aparelhos da marca e proporciona um ambiente virtual seguro que funciona como um container, que protege as informações do usuário.

Além disso, para realizar transações com o Samsung Pay é preciso validar a identidade com a impressão digital. Basta tocar no leitor biométrico e aproximar o celular da máquina de pagamentos para realizar a transação. Em alguns casos o app também pode pedir um PIN para liberar o pagamento.

samsung pay segurança

Além de todas as precauções já citadas, o Samsung Pay gera um código diferente toda vez que o usuário realiza um pagamento, garantindo que ninguém saiba o número ou dados do cartão.

Quais máquinas de cartão aceitam Samsung Pay?

Um das grandes vantagens do Samsung Pay é o fato do serviço funcionar em praticamente qualquer máquina de pagamentos que leiam cartões com tarja magnética.

Concorrentes como o Apple Pay e Google Pay oferecem apenas a opção de pagamento por NFC, obrigando lojistas a atualizarem suas máquinas de cartão ou habilitarem a opção caso a atual já ofereça tal opção. O método de pagamentos por aproximação da Samsung utiliza também tecnologia MST, que envia o sinal magnético do cartão à máquina, funcionando tanto em aparelhos antigos como recentes.

Caso você seja um lojista e tenha uma máquina relativamente antiga, mas que leia cartões, saiba que ela provavelmente suportará o Samsung Pay. No entanto, como o serviço é limitado aos smartphones da marca, é recomendável que adquira um modelo mais recente que possua NFC, garantindo que clientes também possam pagar usando o Apple Pay e Google Pay.

Dentre as marcas mais populares, Cielo, Rede e Moderninha do PagSeguro possuem NFC para transações. A Pop, do Credicard, a Bin e iZettle também aceitam pagamentos por aproximação.

Para que servem os pontos do Samsung Pay?

Para cada pagamento feito com o celular, o Samsung Pay dá pontos para o usuário. Mas para que servem estes pontos?

Os pontos fazem parte do Samsung Rewards, programa que premia usuários que utilizam o programa da empresa. É possível trocá-los por produtos da marca, como baterias, capas para smartphones, carregadores e acessórios como a DeX Station e DeX Pad; também é possível resgatar conteúdo de empresas parceiras, como cupons para ganhar cookies do Mr. Cheney ou obter uma unidade extra do chip Flexiroam.

No Samsung Pay, o Rewards é dividido a categorias bronze, prata e ouro. Quanto mais o usuário usa o serviço em pagamentos, mais alta é a sua categoria e mais pontos ele ganha em novas transações.

samsung rewards

Os prêmios que podem ser resgatados através do Rewards estimulam muito o uso do serviço e fazem usuários tomarem a iniciativa e ensinarem lojistas a habilitarem suas máquinas de cartão para aceitar pagamentos por NFC — modelos de algumas marcas, como os da Rede, vêm com a opção desabilitada por padrão.


Você utiliza o Samsung Pay para fazer pagamentos no dia a dia? Conte-nos sobre a sua experiência com o serviço e com os pagamentos por aproximação!

E não deixe de conferir as promoções de celular Samsung no Promobit! Nossa equipe verifica cada promoção e loja para dar segurança e tranquilidade para a comunidade.