Campanha - top bar aliexpress
Promobit Explica

Como funciona o QR Code?

Saiba tudo sobre o que é e como funciona o QR code e como ele pode ser usado no seu dia a dia

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

5 de mai de 2020

0 comentários

Conteúdo da página

    Você já deve ter visto ele por aí: um quadrado preto e branco, formado por diversos quadrados menores que formam um desenho, quase como uma impressão digital muito tecnológica. Talvez você já tenha até mesmo utilizado alguns deles ao longo do tempo, mas você já parou para se perguntar como funciona um QR Code?

    Os códigos QR já passaram por diversos altos e baixos desde que começaram a ser utilizados no mundo todo, mas têm conquistado sua volta por cima nos últimos meses. Uma de suas grandes vantagens é que eles podem ser compartilhados tanto digitalmente quanto fisicamente, em cartões, folhetos e jornais, e evitam que você tenha que ficar digitando URLs na aba do navegador de seu celular.

    E se você ficou curioso para saber o que exatamente é o QR Code, como ele funciona e como ele está reconquistando o estrelato no mundo da tecnologia, é só seguir o fio deste artigo.

    O que é o QR Code

    O termo QR Code vem de Quick Response Code, que representa o conceito por trás da ideia da invenção, que é diminuir o tempo de direcionamento de usuários e clientes para algum lugar, como uma página da web, vídeo ou imagem. Tudo isso apenas direcionando o leitor da câmera do seu smartphone para o QR Code.

    De certa forma, o código QR é uma evolução do código de barras: uma maneira de escrever em 2D um código que guarde informações relevantes para quem envia e recebe a mensagem. Sua vantagem é que ele é capaz dar informações muito mais complexas, como textos e imagens.

    E é isso que torna o QR Code tão especial.

    A história do QR Code

    Se você tem curiosidade de também entender de onde esses códigos surgiram, saiba que tudo começou em 1994, no Japão, em uma fábrica da DENSO WAVE. A ideia original era que ele fosse utilizado para agilizar o processo de classificação de peças de carros nas fábricas, mas logo perceberam que seu potencial era maior.

    No entanto, ele só foi disponibilizado para o público maior em 2000, quando começou a circular de verdade pelos países. E na década de 2010, com o avanço dos smartphones, chegou finalmente para o público geral.

    Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

    Como o QR Code funciona

    Em geral, o QR Code é dividido em 7 áreas e em cada uma delas existe um padrão de pixels com elementos específicos, que transmitem informações determinadas, de acordo com a construção do código, formando uma imagem completa.

    Quando um scanner ou mesmo smartphone digitaliza o código, ele consegue traduzir as informações impressas ali e decodificar esses dados em um arquivo alfanumérico, numérico ou binário, ou, em outras palavras, textos, imagens, links de páginas etc.

    Como cada QR Code é diferente, com incontáveis possibilidades de estruturação, você garante que ele levará o leitor para a informação certa que você deseja compartilhar.

    Onde ele é usado?

    QR Codes podem ser usados para uma grande variedade de situações e lugares, por isso vamos citar apenas algumas situações em que eles são mais comumente encontrados. Mas não se espante se você descobrir novos usos para esses códigos!

    Para começar, eles são muito usados em mídias físicas, para levar para um site ou página web com mais informações sobre algum tema específico, como no caso de cartões de visitas, panfletos, publicidades e revistas ou até mesmo em uma apostila de estudos, levando para um link específico para que o aluno possa se aprofundar em um tema.

    Os códigos estão sendo muito bem aproveitados também por companhias de pagamento online, como Mercado Pago e Rappi. É possível chegar em um estabelecimento, como cafeteria e restaurante, e usar o QR Code para pagar a conta, a partir do aplicativo das empresas, sem nem precisar tirar o cartão da bolsa.

    Até mesmo em museus e exposições eles estão sendo utilizados, como guia virtual. Se quiser saber mais sobre uma obra, você pode ler o QR Code e ler ou ouvir um áudio explicando sobre o artista, a obra e outras informações interessantes.


    Você pode aproveitar seu QR Code diretamente do seu smartphone! Então não deixe de conferir as promoções de celular aqui no Promobit!