Take a fresh look at your lifestyle.

Como funciona o carregamento por indução?

A tecnologia de carregador sem fio garante praticidade para os smartphones. Saiba como funciona o carregamento por indução e suas vantagens.

1

As tecnologias por trás dos smartphones têm avançado cada vez mais. São celulares com tela dobrável, leitor de digital na tela e carregador turbo, sem falar nas tecnologias de conexão, como bluetooth, 5G e NFC. Agora a grande novidade da área são os carregadores sem fio, que permitem que você recarregue seu celular e outros acessórios apenas colocando-os sobre o carregador ou nas proximidades deste, o chamado carregamento por indução.

Apesar de ser a “grande novidade” do mercado, a tecnologia não é tão nova assim. Escovas elétricas têm usado o sistema de carregamento sem fio desde os anos 1990. Entre os smartphones, já se falava da tecnologia em 2015, mas é desde o ano passado que ela chegou com mais força e se fez mais presente para os usuários, principalmente aqueles que buscam se livrar dos cabos.

Leia também:

Carregamento sem fio através de indução

O carregamento sem fio funciona com uma forma de indução, por isso pode ser chamado também de carregamento por indução. Como o nome sugere, esse tipo de carregamento retira a necessidade de cabos para carregar seu celular. Mas calma, porque isso é relativo. Enquanto colocar o celular em cima ou próximo a base de carregamento faz com que não seja necessário utilizar cabos, a base ainda precisa estar ligada a uma fonte de energia para funcionar.

A grande promessa das fabricantes é de que, em um futuro próximo, a distância do alcance desses carregadores sem fios será grande o suficiente para cobrir uma casa toda, por exemplo. Assim, você pode estar na cozinha com seu celular e o carregador no seu quarto, mas o seu celular ainda estará carregando. Mas por enquanto, eles precisam estar próximos ou em contato.

Quer receber avisos sempre que aparecer iPhone 8 em promoção?

Como funciona o carregamento por indução?

A grande tecnologia por trás dos carregadores sem fio é a indução magnética. É ela que permite que o cabo seja substituído por contato ou proximidade entre os aparelhos e que a energia seja “transportada” de um para outro.

Imagine um carregador com fio padrão. Nele, a eletricidade flui da tomada para o carregador. Dentro do equipamento existe um pequeno transformador que “reduz” a eletricidade para uma tensão menor, compatível com a bateria do seu aparelho. Essa corrente “compactada” passa então do carregador para o celular, carregando a bateria.

Esquema de funcionamento de um carregador tradicional / Fonte: Explain That Stuff

O carregador sem fio também possui um transformador para fazer esse trabalho de “compactar” a voltagem, a diferença é que ele está separado: parte dele está no carregador e a outra parte está no celular. Não vamos entrar aqui na parte técnica desse mecanismo, mas o básico é que quando as duas partes (carregador e celular) se aproximam, elas completam o transformador (sim, eu também estou pensando em um megazord), que passa a energia de um objeto para o outro com indução eletromagnética: a energia flui da bobina na base do carregador para um circuito dentro do seu smartphone.

Esquema de funcionamento de um carregador por indução / Fonte: Explain That Stuff

E para você lembrar um pouquinho das aulas de física do colegial, a indução eletromagnética é o fenômeno que ocorre quando um campo magnético acaba produzindo, em um circuito elétrico, uma corrente elétrica que, neste caso, carrega a bateria.

Quais são os celulares compatíveis com a tecnologia?

Antes de falar quais os modelos de celular compatíveis com essa tecnologia, é importante falar um pouquinho mais sobre a tecnologia em si. Ou melhor, tecnologias, pois existe mais de uma no mercado atualmente.

A mais conhecida e mais utilizada pelas fabricantes é o padrão Qi, utilizado pela Apple e Samsung. Mas existem também os padrões PMA Powermat e o A4WP. Para funcionar com carregamento por indução, basta que o modelo do celular possua um desses padrões. Por exemplo, um celular com padrão Qi vai funcionar com carregadores Qi, enquanto um celular com padrão PM4 vai funcionar com carregadores PM4.

Então, o ponto mais importante antes de sair comprando um carregador sem fio, é saber se o seu celular possui um desses padrões e, se sim, qual deles.

 

Fast charge da Samsung
Quer receber avisos sempre que aparecer Samsung Galaxy S9 em promoção??

Separamos alguns dos principais modelos de smartphones que funcionam com o padrão Qi:

Vale a pena investir em um carregador sem fio?

Agora que você entendeu como funciona o carregamento por indução, deve estar se perguntando se vale a pena comprar um. Os preços para o aparelho variam bastante, entre R$100 e R$ 1.000 e com esse leque de valores é mais fácil achar uma opção que caiba no seu bolso.

Se você costuma passar uma boa parte do dia no mesmo ambiente (na sua mesa de escritório, por exemplo, ou em casa), um carregador sem fio pode sim ser bastante prático. Basta deixar seu celular por perto para que este carregue automaticamente e você não vai ter que se preocupar com o fio quando for chegar suas mensagens ou aplicativos.

Agora, se a sua missão principal é ficar o maior tempo possível longe das tomadas, a melhor opção seria um carregador turbo. Isso porque os carregadores por indução carregam em uma velocidade normal, o que demora mais. Saiba mais sobre esses dispositivos no nosso artigo: Carregadores rápidos: como funcionam? Valem a pena?

Com o carregador turbo, você pode conseguir cargas quase completas em apenas meia hora, ideal para quem sai muito ou passa muito tempo longe das tomadas e precisa aproveitar os momentos de descanso para dar aquele boom na bateria.


Não deixe de atualizar sua Lista de Desejos para acompanhar as melhores ofertas carregadores sem fio e claro as promoções de celular aqui no Promobit!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!