Campanha Esporte - Aliexpress
Promobit
Promobit
Artigos

Como escolher ração para cachorro?

Premium ou Super Premium, o importante é escolher a melhor ração para cachorro de acordo com as necessidades do seu pet

Como escolher ração para cachorro?

23 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Se você é do tipo que pega qualquer ração na prateleira da loja e coloca no comedouro do seu pet sem ler o rótulo ou se preocupar com os nutrientes disponíveis na refeição do seu animalzinho, quer uma orientação? Você está fazendo isso errado. A alimentação dos cães varia de acordo com demandas nutricionais específicas. Agora, se você já é daquelas pessoas super atentas à alimentação do seu cachorrinho, pode ser que você fique bem confusa na hora de escolher a ração ideal para o seu pet, já que as opções são infinitas. 

Então, na hora de sair por aí escolhendo a ração ideal, antes, pondere sobre algumas questões como os ingredientes que compõem a ração, cuidados com o rótulo, idade e peso do seu cachorro, entre outras informações que você precisa ter em mente na hora da compra e que vão te fazer levar a ração certa para o seu doguinho se deliciar. 

Quer receber avisos sempre que aparecer ração para cães?

Composição ideal

De modo geral, uma boa ração deve atender a todas as necessidades nutricionais básicas dos cães, portanto deve conter carne, frutas, vegetais e grãos. Mas a qualidade dessas matérias primas e as fontes de nutrientes podem variar e serem diferentemente absorvidas pelo trato gastrointestinal dos animais. Também é importante ressaltar, como já dito antes, que os cães têm necessidades nutricionais diferentes, inclusive ao longo da vida, ou seja, a alimentação recomendada para um filhote não é a mesma de um cão idoso. 

Portanto, a composição ideal para o seu cão vai depender, por exemplo, do estado nutricional dele, da sua saúde em geral, de restrições alimentares diagnosticadas, necessidades terapêuticas, por exemplo. Além disso, é muito importante conversar com um veterinário sobre a alimentação e a composição da ração oferecida ao seu cachorrinho, sempre que possível.

Contudo, é importante atentar-se para a existência de milho, trigo e soja, já que essas composições são pouco saudáveis e a digestão desses ingredientes mais difícil, e também  quanto aos corantes e sabores artificiais, bem como presença de conservantes e adoçantes, pois sabe-se que não consistem em escolhas saudáveis. 

Leia mais:
  • Tecnologias que te ajudam a cuidar do seu Pet
  • Como escolher brinquedo para cachorro filhote?
  • Galaxy SmartTag: rastreador bluetooth da Samsung ajuda a não perder objetos e até os pets

Classificação das rações

No mercado temos quatro classificações de ração: Econômica, Standard, Premium e Super Premium. Elas seguem uma ordem crescente de qualidade e preço, ou seja, as duas últimas são as opções desenvolvidas com ingredientes de qualidade superior e possuem maior valor nutricional. Vejamos uma a uma:

  • Ração Econômica: a opção mais barata e com qualidade nutricional inferior às demais. 
  • Ração Standard: considerada uma opção intermediária em termos nutricionais, geralmente com proteínas de origem não tão boa, mas com preço ainda acessível.
  • Ração Premium: opção a um valor ainda acessível e qualidade reconhecida, com proteínas vindas de animais e, geralmente, com composição enriquecida com nutrientes e vitaminas qualificados.
  • Ração Super Premium: a opção mais indicada para o seu cachorrinho, por ter em sua composição proteína animal de qualidade, como as ingeridas por humanos, e ingredientes naturais. Sendo assim, é geralmente uma ração sem transgênicos, corantes e sintéticos. Como são os melhores produtos quando se trata de alimentação canina, por consequência os valores de Super Premium costumam ser os mais elevados nas prateleiras dos petshops. 
Quer receber avisos sempre que aparecer Ração Baw Waw Natural?

Cuidados com o rótulo

Tutores e tutoras, primeiro, atenção! Nem sempre o que é dito na embalagem é realmente o que tem dentro dela. Mas, partindo do pressuposto de que os produtos têm uma mínima fiscalização, confira informações como: a indicação de acordo com idade e porte do animal; indicação para uso em caso de doenças crônicas; se há presença ou não de produtos transgênicos, bem como corantes sintéticos e conservantes; atente-se para todos os ingredientes que compõem a ração, lembrando que o ingrediente de maior quantidade fica no topo da tabela. 

Isso mesmo, é importante assegurar que no topo da tabela nutricional não há grãos, nem tubérculo ou vegetal, e sim a proteína, que normalmente é o principal ingrediente em uma dieta canina, devido ao seu valor nutricional. Ou seja, os ingredientes são listados em ordem decrescente em concentração no alimento. 

Lembrando que cães são onívoros e apenas em casos específicos e com orientação veterinária eles devem ter uma dieta vegetariana. E que, caso tenha alguma dúvida referente ao rótulo da ração, você deve entrar em contato com o fabricante, pois uma empresa honesta estará disponível para informar melhor seus clientes, a fim de que fiquem satisfeitos e se sintam seguros ao adquirir seus produtos. 

Quer receber avisos sempre que aparecer ração chronos?

Como escolher a ração ideal para o seu cachorro?

Na hora de escolher a ração ideal para o seu cãozinho é preciso considerar algumas características do seu cachorro e determinados critérios, como: 

  • Idade (filhote, jovem, adulto ou idoso)
  • Porte (pequeno, médio, grande ou gigante)
  • Nível de energia (ativo ou sedentário)
  • Condições de saúde (se possui alguma doença crônica ou não)
  • Castração (é cadastrado ou não)
  • Ingredientes que ao ler entende ser boas fontes de nutrientes
  • O valor que consegue investir na ração
  • Prezar por rações do tipo Premium e Super Premium
  • Considerar o funcionamento do intestino do pet 
  • Pesquisa as marcas, antes da compra, e converse com um veterinário da sua confiança

Depois de fazer essa análise, basta optar pela ração que mais estará adequada às necessidades do seu melhor amigo. Porém, não esqueça que algumas raças precisam de mais cuidado que outras quando o assunto é alimentação, assim como animais com doenças crônicas, como problemas hepáticos, renais, dermatológicos, metabólicos e gastrointestinais, por exemplo, e que o armazenamento correto da ração é tão importante quanto adquirir o alimento ideal. 

Por fim, relembramos que é sempre importante ter cautela na hora de escolher a ração para o seu cachorro e buscar a orientação de um veterinário de confiança para te ajudar a definir qual é a melhor opção para que seu pet tenha qualidade de vida, segurança alimentar e saúde é essencial.


Agora que já tem algumas orientações básicas para escolher a ração ideal para o seu cachorro, aproveite as nossas promoções no Petshop, e faça ainda mais economia utilizando os cupons de descontos de lojas e marketplaces super famosos!