Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

Câmera macro nos smartphones: por que tão sofríveis?

As câmeras macro dos smartphones possuem uma proposta interessante, mas também costuma decepcionar.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

14 de set de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Muitos usuários conhecem a fotografia macro ao deparar-se com uma câmera dedicada para a essa modalidade de fotos em seu novo smartphone, porém a qualidade desses sensores mobile costuma não ser das melhores, ao ponto de fazer algumas pessoas deduzirem que fotografia macro é sinônimo de pouca nitidez.  Entenda porque a câmera macro dos smartphones, em média, não é tão boa e como obter melhores resultados com ela. 

Celulares para qualquer tipo de foto e vídeo e com preço baixo você encontra aqui no Promobit ao longo de todo o ano, principalmente durante a Black Friday que está chegando. Adicione o modelo que está de olho a sua lista de desejos e não perca nenhuma oferta.

Porque a câmera macro dos smartphones não costuma ser tão boa quanto as outras? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fotografias com a câmera macro do Galaxy A52. Modelo registra boas fotos em condições favoráveis de luz.

Até o momento da publicação deste texto, não há uma câmera macro dedicada em smartphones que supere os 2 MP ou 5 MP de sensor e esse número ajuda a entender o motivo das fotografias macro de smartphones deixarem a desejar em nitidez, intensidade de cores e até no equilíbrio de luz entre áreas claras e escuras.  

Apesar disso, elas não são necessariamente iguais e as câmeras macro com 5 MP já são capazes de oferecer um pouco mais, como escolher o local de foco na fotografia e até aproximar-se mais do que será fotografado. O sensor de 5 MP já entrega resultados interessantes a depender do aparelho e da capacidade de pós-processamento, porém, diferente das câmeras principal dos smartphones que já são usadas para trabalhos profissionais, a câmera macro mobile ainda não está no mesmo nível das fotografias macro profissionais. 

Câmeras híbridas prometem melhor qualidade na fotografia macro para smartphones

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Moto G200 possui câmera hibrida: ultrawide e macro em uma mesma lente.

Alguns lançamentos recentes como o Moto G60 e o Moto G200 apresentaram uma alternativa interessante para as fotografias macro. Ao invés de preencher o bump com mais uma lente macro de qualidade questionável, o modelo conta com sensor ultrawide de boa qualidade e com distância focal muito pequena, possibilitando ter nitidez mesmo chegando muito próximo dos objetos, ou seja, é uma câmera ultrawide e macro em um único sensor. 

Fotos com a principal e recortar pode ser uma solução melhor

A distância de qualidade entre as lentes principal e macro dos aparelhos é grande e caso seu smartphone conte com uma lente macro ruim, fotografar com a câmera principal indo ao limite de proximidade permitido pelo foco do aparelho e recortar a imagem resultará em uma foto com mais informação do que a mesma imagem feita por um sensor de apenas 2 MP. 

Quanto melhor for a lente principal, melhor os resultados, como no caso de aparelhos como o Moto G200 que possui lente principal de 108 MP e logo ao lado um modesto sensor de apenas 2 MP. 


Confira as promoções de smartphones que entram diariamente no Promobit e encontre o seu aparelho ideal por um bom preço. Para conseguir mais desconto você pode utilizar o cupom Fastshop ou o cupom Samsung em suas compras.