Câmera macro nos smartphones: por que tão sofríveis?
As câmeras macro dos smartphones possuem uma proposta interessante, mas também costuma decepcionar.
Muitos usuários conhecem a fotografia macro ao deparar-se com uma câmera dedicada para a essa modalidade de fotos em seu novo smartphone, porém a qualidade desses sensores mobile costuma não ser das melhores, ao ponto de fazer algumas pessoas deduzirem que fotografia macro é sinônimo de pouca nitidez. Entenda porque a câmera macro dos smartphones, em média, não é tão boa e como obter melhores resultados com ela.
Celulares para qualquer tipo de foto e vídeo e com preço baixo você encontra aqui no Promobit ao longo de todo o ano, principalmente durante a Black Friday que está chegando. Adicione o modelo que está de olho a sua lista de desejos e não perca nenhuma oferta.
Porque a câmera macro dos smartphones não costuma ser tão boa quanto as outras?
Até o momento da publicação deste texto, não há uma câmera macro dedicada em smartphones que supere os 2 MP ou 5 MP de sensor e esse número ajuda a entender o motivo das fotografias macro de smartphones deixarem a desejar em nitidez, intensidade de cores e até no equilíbrio de luz entre áreas claras e escuras.
Apesar disso, elas não são necessariamente iguais e as câmeras macro com 5 MP já são capazes de oferecer um pouco mais, como escolher o local de foco na fotografia e até aproximar-se mais do que será fotografado. O sensor de 5 MP já entrega resultados interessantes a depender do aparelho e da capacidade de pós-processamento, porém, diferente das câmeras principal dos smartphones que já são usadas para trabalhos profissionais, a câmera macro mobile ainda não está no mesmo nível das fotografias macro profissionais.
Câmeras híbridas prometem melhor qualidade na fotografia macro para smartphones
Alguns lançamentos recentes como o Moto G60 e o Moto G200 apresentaram uma alternativa interessante para as fotografias macro. Ao invés de preencher o bump com mais uma lente macro de qualidade questionável, o modelo conta com sensor ultrawide de boa qualidade e com distância focal muito pequena, possibilitando ter nitidez mesmo chegando muito próximo dos objetos, ou seja, é uma câmera ultrawide e macro em um único sensor.
Fotos com a principal e recortar pode ser uma solução melhor
A distância de qualidade entre as lentes principal e macro dos aparelhos é grande e caso seu smartphone conte com uma lente macro ruim, fotografar com a câmera principal indo ao limite de proximidade permitido pelo foco do aparelho e recortar a imagem resultará em uma foto com mais informação do que a mesma imagem feita por um sensor de apenas 2 MP.
Quanto melhor for a lente principal, melhor os resultados, como no caso de aparelhos como o Moto G200 que possui lente principal de 108 MP e logo ao lado um modesto sensor de apenas 2 MP.
Confira as promoções de smartphones que entram diariamente no Promobit e encontre o seu aparelho ideal por um bom preço. Para conseguir mais desconto você pode utilizar o cupom Fastshop ou o cupom Samsung em suas compras.