Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Moto G60 é bom, mas ainda faz sentido em 2023?

O aparelho lançado em 2021 chamou a atenção por sua bateria de longa duração e câmera de 108 MP.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de jul de 2023

0 comentários

Compartilhe:

O Moto G60 foi lançado pela Motorola em maio de 2021 e fez bastante sucesso em seu lançamento por ser um bom intermediário, principalmente quando o assunto é bateria. Porém, será que o modelo ainda vale a pena em 2023, mesmo após tantos lançamentos de outras fabricantes e até da própria Motorola? Confira nossa análise do aparelho levando em consideração o cenário atual e descubra se o Moto G60 é bom ou se já existe compra mais vantajosa.

A Black Friday está chegando e com ela não só as melhores promoções de smartphones, mas as melhores oportunidades de compra do ano. Para não perder nenhuma oferta do final de semana de promoções, confira a melhor cobertura da Black Friday aqui no Promobit.

Compre agora o Moto G60

Casas Bahia          Americanas

Design

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora feito todo em plástico, o Moto G60 possui design agradável e feito em plástico reflexivo, que apesar de bonito é também bastante atrativo para marcas de dedo caso esteja sem a capinha que está inclusa na caixa. Com entrada P2, o aparelho deixa ao consumidor a escolha sobre qual tipo de fones de ouvido usar. 

O aparelho conta ainda com gaveta híbrida, o que obriga o usuário a optar por dois chips de operadora ou um chip de operador e um cartão de memória. Ele ainda apresenta resistência à pingos de água que já oferecem alguma tranquilidade contra contatos do aparelho com água, como pegar uma chuva inesperada com o aparelho no bolso, porém o aparelho não possui resistência contra mergulhos.

Tela 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Temos no Moto G62 uma tela convidativa para quem prefere displays grandes, pois o modelo conta com tela de 6,8 polegadas, além de resolução Full HD+, dentro do padrão já no momento em que o modelo foi lançado no ano passado, mas ainda assim de boa qualidade. Outro benefício é a taxa de atualização de 120Hz que faz toda a diferença durante o uso em jogos e do suporte ao HDR1-+ em conteúdos compatíveis, como filmes e séries nos serviços de streamings.

Possivelmente a única especificação referente a tela que deixa o modelo um pouco pra trás de seus concorrentes é o fato do display ser IPS, tecnologia que é inferior ao OLED em níveis de brilho, saturação das cores e qualidade de contrastes, logo as imagens na tela são menos atraentes e com aspecto um pouco mais lavado, porém, de boa qualidade.

Desempenho

Equipado com Snapdragon 732G e com 6 GB de RAM e espaço interno de 120 GB, o Moto G60 apresenta boa jogabilidade em qualquer jogo em configurações gráficas médias, porém não espere rodar de tudo, como o demandante Genshin Impact que, por aqui, talvez rode apenas com configurações no básico. Já para o dia a dia, nas funções cotidianas não há muito com que se preocupar, pois o modelo vai bem no uso multitarefa. 

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O conjunto de câmeras da Motorola antecipou um recurso que outros aparelhos também passam a oferecer no momento, uma lente híbrida que funciona tanta com uma ultrawide para fotos e vídeos de ângulos mais amplos ou como uma lente macro e por ser um sensor de 8 MP, o resultado nas fotos macro é muito superior às lentes macros convencionais de que costumam ser de 2MP ou 5 MP. 

Outro bom destaque é a lente principal de 108 MP que faz uso da tecnologia no pixel que une 9 megapixels para formar 12 megapixels ainda maiores e capazes de captar mais luz, resultando em fotos mais nítidas e com mais informação. Embora seja possível também usar os 108 MP do sensor, o recurso costuma oferecer fotos e vídeos melhores.

No conjunto de câmera ainda encontramos um sensor de profundidade responsável pelas medições para fazer o recorte de fundo durante o modo retrato. Um recurso interessante, mas a necessidade de ter uma lente apenas para tal finalidade atualmente é cada vez mais questionável, principalmente diante da capacidade atual de pós processamento dos smartphones intermediários. 

Bateria 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Com 6.000 mAh de bateria a autonomia de energia do aparelho é o equivalente a dois dias de uso com tranquilidade nas mão de usuários convencionais e, ao menos que o seu objetivo seja apenas conseguir esgotar essa bateria em menos de um dia, a tarefa é pouco provável de se atingir se o aparelho for usado espontaneamente. O modelo ainda conta com carregador incluso de 20W, nada muito elevado, porém dentro da média é capaz de carregar 100% de bateria em cerca de 2 horas.

Moto G60 é bom, mas vale a pena ainda em 2023?

Desde o lançamento do Moto G60 , o aparelho não teve substitutos à altura com a mesma proposta dentro da Motorola, sendo que o modelo de 2021 é capaz de competir com  aparelhos atuais como Galaxy A54, apesar de ser inferior ao aparelho da Samsung. Por ser um smartphone de 2021 o Moto G60 deixa a desejar em alguns aspectos como a ausência do suporte ao 5G, mas caso queira um celular funcional para usar em curto e médio prazo, o modelo da Motorola ainda vale a pena por ter uma boa tela, bateria duradoura e conjunto de câmeras competente e versátil. 

Outro dificultador pode ser a disponibilidade do smartphone que começa a ser menos frequente nos estoques dos grandes varejistas. Ainda assim, o Moto G60 figurou recentemente em oferta no Promobit por R$1.299. 

Compre agora o Galaxy A54 na Casas Bahia

Ficha técnica – Moto G60

TelaIPS, 6,8”, Full HD+, 120 Hz. HDR10+
ProcessadorSnapdragon 732G
RAM6 GB
Armazenamento128 GB
Câmeras traseirasWide: 108 MP
Ultrawide/ macro: 08 MP
Sensor de profundidade: 02 MP
Câmera frontal32 MP
Bateria6.000 mAh – carregador 20W
Dimensões e peso169.7 x 75.9 x 9.75 mm | 220 g

Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de smart TV para acompanhar a Copa em todos os detalhes e com o cupom Casas Bahia sua compra pode ficar ainda mais barata.