Guia de compras

Ar-condicionado para quarto: como escolher o certo?

Descubra como escolher ar-condicionado para quarto, além de indicações dos melhores modelos para deixar seu quarto climatizado.

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

16 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

O quarto é um dos cômodos mais importantes da casa, afinal, é lá que geralmente as energias são recarregadas depois de um dia cansativo. E se tem uma coisa que consegue tirar o sono é um ambiente sem a climatização adequada, especialmente nos períodos de calor. Por isso, descubra como escolher ar-condicionado para quarto e indicações de modelos para que você consiga aproveitar os momentos de descanso da maneira mais confortável.

Melhor ar-condicionado para quarto

LG Dual Inverter VoiceMelhor ar-condicionado para quarto
Samsung WindFree Inverter SplitMelhor ar-condicionado silencioso para quarto
Midea AirVolution ConnectMelhor ar-condicionado custo-benefício para quarto
Philco PAC12000F5Melhor ar-condicionado portátil
Consul CCS07FBMelhor ar-condicionado de janela

LG Dual Inverter Voice: melhor ar-condicionado para quarto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O melhor ar-condicionado para quarto em nossa seleção é o LG Dual Inverter Voice. O dispositivo possui o ciclo quente e frio, o que já o torna uma excelente opção versátil para ser usado em todas as épocas do ano. Disponível em versões de 9.000 a 30.000 BTUs, o LG Dual Inverter Voice tem design simples e moderno.

O aparelho também é econômico, possui motor inverter que ajuda na redução do consumo e do ruído produzido. Além disso, possui selo A de classificação energética e a função Active Energy Control em até 4 níveis de consumo. A função SmartCare utiliza inteligência artificial para climatizar o ambiente de forma automática de acordo com a leitura do cômodo e o modo Sleepy ainda garante um funcionamento ainda mais silencioso durante a noite.

  • Ciclo: Quente e frio
  • Quantidade de BTUs: 9.000
  • Vazão de ar: 11 / 12 m³
  • Função Sleep: Sim
  • Gás refrigerante: R-32
  • Classificação energética: A

Samsung WindFree Inverter Split: melhor ar-condicionado silencioso para quarto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Samsung WindFree Inverter Split é um ótima recomendação de ar-condicionado, tanto que está entre os melhores ar-condicionados para comprar em 2024. E por isso, ele também é uma boa escolha de ar-condicionado para quarto. O primeiro destaque deste modelo é o sistema WindFree, que dispensa o ar climatizado através de microfuros para eliminar o ar gelado direto, boa funcionalidade para não incomodar seu sono.

Para maior economia na energia elétrica, o compressor Digital Inverter garante menor consumo e funcionamento silencioso. O Samsung WindFree Inverter Split

também conta com classificação A de eficiência energética no Inmetro. O Modo Good Sleep monitora a temperatura e a umidade do quarto automaticamente e ainda reduz os ruídos para média de 20 dB. A unidade externa também possui um silenciador de tubo duplo para minimizar o ruído do compressor

  • Ciclo: Frio
  • Quantidade de BTUs: 9.000
  • Vazão de ar: 10.7 m³/min
  • Função Sleep: Sim
  • Gás refrigerante: R410A
  • Classificação energética: A

Midea AirVolution Connect: melhor ar-condicionado custo-benefício para quarto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Midea AirVolution Connect está na lista de Melhor ar condicionado custo-benefício para comprar este ano e é um aparelho bastante elogiado pelos compradores pelo seu design moderno, praticidade e bom funcionamento. Ele também tem motor com tecnologia inverter para menor consumo, funcionamento silencioso e sua serpentina de cobre oferece maior resistência e durabilidade.

Para suas noites de sono, vem com modo sono e display digital invisível para que  a luminosidade excessiva não atrapalhe seu descanso. O Midea AirVolution Connect tem funcionamento no ciclo quente/frio e tem classificação A no Inmetro para eficiência energética.

  • Ciclo: Quente/frio
  • Quantidade de BTUs: 9.000
  • Vazão de ar: 520 m³ /h
  • Função Sleep: Sim
  • Gás refrigerante: R-32
  • Classificação energética: A

Philco PAC12000F5: melhor ar-condicionado portátil

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso você não queira instalar  o ar-condicionado ou simplesmente não seja uma opção viável, o modelo portátil pode ser uma boa alternativa de ar-condicionado para quarto. A nossa recomendação é o Philco PAC12000F5. O aparelho tem somente o ciclo frio, mas a sua mobilidade é o principal atrativo, especialmente por permitir que você carregue ele para diferentes cômodos sem dificuldade.

O Philco PAC12000F5 resfria, ventila, purifica e desumidifica o ambiente e ainda tem sistema de ionização e tecnologia Virus Protect para combater mofo, vírus, bactérias e filtro que devolve o ar mais limpo. A capacidade do aparelho é de 12.000 BTUs e permite escolher entre 3 velocidades. A função timer permite ajustar o temporizador em até 24 horas e também tem função dormir, para que o funcionamento fique ainda mais silencioso.

  • Ciclo: Frio
  • Quantidade de BTUs: 12.000
  • Vazão de ar: não informado
  • Função Sleep: Sim
  • Gás refrigerante: R-410a
  • Classificação energética: A

Veja: Ar-condicionado portátil é bom? Descubra se vale a pena

Consul CCS07FB: melhor ar-condicionado de janela

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora, se o que você procura é o melhor ar-condicionado de janela para o quarto, o Consul CCS07FB é uma boa opção de compra. O design do aparelho é moderno para combinar com diferentes tipos de decoração. Sua capacidade é de 7.500 BTUs e funciona nos ciclos quente e frio. Mesmo sendo mais baixa que os outros modelos da nossa lista, continua sendo eficiente para quartos pequenos e médios com até 12m².

O aparelho tem dupla saída lateral de ar e dispensa moldura na hora de instalar. O painel frontal é removível para facilitar a limpeza e a classificação energética também é A. A desvantagem aqui é que não possui timer e nem o modo sono, mas tem apenas 49 dB de ruído em seu funcionamento.

  • Ciclo: Frio
  • Quantidade de BTUs: 7.500
  • Vazão de ar: não informado
  • Função Sleep: Sim
  • Gás refrigerante: R-410a
  • Classificação energética: A

Como escolher ar-condicionado para o quarto?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Agora que você já viu alguns modelos de ar-condicionados para o quarto que vão deixar o ambiente bem climatizado, vamos falar um pouco mais sobre quais as especificações são importantes ficar de olho para acertar em cheio em sua escolha. 

Por mais que a capacidade térmica seja muito relevante para a escolha do melhor ar-condicionado, é importante dar mais atenção a alguns aspectos que talvez não seriam tão importantes caso o aparelho fosse utilizado em outro cômodo.

  • Função timer e sleep

Se você quer economizar energia e deixar o ambiente bem fresquinho, estas duas funcionalidades são muito interessantes em um bom ar-condicionado para quarto. Elas dão a possibilidade de programar o ar-condicionado por um determinado período, evitando que fique ligado desnecessariamente.

A função sleep é ainda mais interessante, pois além da maioria dos modelos reduzirem o ruído que está ativada, muitos também regulam a temperatura e umidade relativa do ar de forma automática no quarto, adequando a climatização às condições do ambientes.

  • Nível de ruído

Ninguém merece dormir com um aparelho que faz muito barulho dentro do quarto. Não adianta resolver o problema da climatização se vai deixar desconfortável no quesito barulho. Procure modelos que ofereçam um baixo nível de ruído. Só é importante lembrar que mesmo que baixo, os ruídos são inevitáveis, já que isso também indica seu bom funcionamento.

  • Eficiência energética

A eficiência energética do ar-condicionado é outro ponto muito importante para não ter aquela surpresa desagradável na conta de luz no fim do mês. Todo aparelho vem com o selo Inmetro de eficiência energética que traz informações sobre o consumo daquele dispositivo. Dê preferência para modelos que possuam o selo A, o mais alto na escala para ajudar a economizar no consumo.

Cálculo de BTUs necessários do ar-condicionado para quarto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui no blog do Promobit tem um guia completo explicando como calcular BTUs do ar condicionado. Mas vamos fazer esse cálculo de forma resumida para que você entenda direitinho antes de escolher o seu. Para começo de conversa, o termo BTU significa Unidade Térmica Britânica e é utilizado para medir a capacidade térmica do seu aparelho, ou seja, por quanto será necessário para que seja eficiente.

Para que o cálculo funcione, você deve levar em consideração alguns fatores como por exemplo o tamanho do quarto, quantas pessoas utilizam o espaço, exposição ao sol, se tem janelas com boa ventilação e até quais equipamentos eletrônicos ficam no local.

  • O primeiro passo é medir o tamanho do quarto em metros quadrados. Meça o comprimento e a largura do quarto em metros e em seguida, multiplique essas medidas para obter a área em metros quadrados. Cada m² deve ser necessário aproximadamente 600 BTUs.
  • Não deixe de considerar a exposição ao sol. Se o quarto receber uma quantidade significativa de luz solar direta durante o dia, adicione de 10 a 20% à capacidade de refrigeração necessária. Como estimativa, algo em torno de 50 BTUs é suficiente para um local que bate sol só pela manhã. O mesmo vale para isolamento térmico. 
  • Defina o número de ocupantes do quarto. Para simplificar as coisas, para cada pessoa além da primeira que você considerar, adicione mais 600 BTUs necessários para uma boa climatização.
  • Tem equipamentos eletrônicos dentro do quarto? Eles também entram no cálculo somente se forem muito utilizados. Estes aparelhos geram calor adicional, mas nada que seja muito significativo no quarto, a não ser que este seja o principal ambiente em que você trabalha, assiste TV ou joga videogame, por exemplo.

Exemplo de como calcular os BTUs do ar-condicionado para quarto:

Para facilitar o cálculo de BTUs necessários, você pode utilizar a fórmula: 

BTU= (Área do Quarto×600) + (Número de Ocupantes×600) + (Exposição ao Sol) + (isolamento térmico).

Vamos supor que um quarto possua tamanho de 3 metros de largura por 5 metros de comprimento. Será então uma área de 15 metros quadrados. Neste local dormem duas pessoas e tem exposição ao sol durante a parte da manhã. Agora vamos substituir os valores na fórmula.

BTU= (15 x 600) + (2 x 60) + (exposição ao sol)

Área do Quarto: 

15 × 600 = 9000 BTUs

Número de Ocupantes:

2 × 600 = 1200 BTUs

O total necessário é de 10.250 BTUs, levando a exposição ao sol em conta. Mas é necessário lembrar que estes valores são uma estimativa do que é necessário. Você deve ter percebido que a maioria dos modelos indicados em nossa seleção são de 9.000 BTUs. Isso acontece porque, geralmente, ar-condicionado de 9000 BTUs são recomendados para quartos de tamanho médio, com uma área típica de cerca de 15 a 20 metros quadrados.


Confira as melhores promoções de ar-condicionado aqui no Promobit a aproveite os melhores cupons de desconto!