Melhores

Qual o ar-condicionado mais econômico? Confira modelos de baixo consumo

Saiba qual o ar-condicionado mais econômico para não ter grandes surpresas na conta de energia elétrica

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

3 de mai de 2024

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de comprar um ar-condicionado, uma das maiores preocupações da grande maioria das pessoas é sobre o consumo de energia elétrica no final do mês. Afinal, todo mundo deseja economizar, ainda mais se tratando de um produto não tão barato assim. Mas decidir qual o ar-condicionado mais econômico pode ser complicado devido a grande variedade disponível no mercado. Por isso, confira nossa lista de indicações para escolher o modelo que vai manter seu ambiente fresquinho sem deixar sua conta de luz no vermelho.

Qual o ar-condicionado mais econômico?

Fujitsu Airstage Essencial Ar-condicionado mais econômico
Midea HW Xtreme Save Connect Ar-condicionado custo-benefício
Samsung WindFree Connect Modelo completo
Elgin Eco Inverter IIAr-condicionado econômico e barato
Gree G-Top Inverter Connection Ar-condicionado econômico com ciclo quente/frio

Fujitsu Airstage Essencial 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A nossa primeira indicação para que você encontre o ar-condicionado mais econômico é o Fujitsu Airstage Essencial. O aparelho está disponível em capacidade de 9.000 até 24.000 BTUs e a classificação energética é A no selo Procel de eficiência energética.

Ele funciona com ciclo quente e frio, tem design moderno e discreto e ainda é silencioso graças ao seu motor inverter, que por sinal também ajuda na economia da energia. O Fujitsu Airstage Essencial de 9.000 BTUs tem consumo anual de 384,0 kWh/ano e 5,53 Wh/Wh no IDRS (Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal), métrica utilizada para avaliar o quão eficiente um sistema de ar-condicionado é em termos de consumo de energia e capacidade de resfriamento.

Compre agora o Fujitsu Airstage Essencial na Amazon

Midea HW Xtreme Save Connect 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Midea HW Xtreme Save Connect já apareceu em vários rankings aqui no blog do Promobit, inclusive está no topo da lista de melhores ar-condicionados para comprar em 2024. O modelo além de muito eficiente, ainda é econômico, com certeza uma excelente escolha para quem quer um bom custo-benefício.

Ele possui selo A de eficiência do Procel e motor inverter para auxiliar na economia e diminuição de ruídos. Para você ter uma ideia do consumo, o Midea HW Xtreme Save Connect de 9.000 BTUs consome 396 kWh/ano e 5,50 Wh/Wh no IDRS.

Compre agora o Midea HW Xtreme Save Connect na Amazon

Samsung WindFree Connect 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Samsung WindFree Connect também é um dos modelos indicados para quem procura o ar-condicionado mais econômico e ainda tem boas funções para deixar o ar da sua casa climatizado. Como é o caso do modo WindFree, tecnologia que dispensa o ar gelado no ambiente de forma confortável através de micro furos na parte externa. 

O motor é inverter, característica obrigatória para que seja econômico, e classificação com selo A Procel. Segundo a fabricante, o compressor Digital Inverter garante até 77% mais economia se comparado com modelos tradicionais. O modelo está disponível com capacidade entre 9.000 e 24.000 BTUs. No de menor capacidade, o consumo é de 485 kWh/ano e 6,0 Wh/Wh no IDRS.

Compre agora o Samsung WindFree Connect  na Amazon

Elgin Eco Inverter II

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Outro ar-condicionado econômico e bastante recomendado entre os melhores custo-benefícios do mercado é o Elgin Eco Inverter II. Ele está disponível para escolher capacidade de resfriamento de 9.000 até 30.000 BTUs com ciclo quente/frio ou somente frio, uma boa opção para quem vive em regiões serranas e sofre com invernos mais gelados.

O Elgin Eco Inverter II consome 287 kWh/ano, o que é menor que os outros, mas ele alcança 7,60 Wh/Wh no IDRS, o que o coloca como um pouco menos eficiente. 

Compre agora o Elgin Eco Inverter II na Amazon

Gree G-Top Inverter Connection 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Gree G-Top Inverter Connection também é uma boa escolha de ar-condicionado econômico com ciclo quente/frio e você pode escolher entre as capacidade entre 9.000 e 30.000 BTUs, grande variedade para atender pessoas que moram em locais pequenos até ambientes maiores.

O modelo possui o motor inverter e selo classe A de eficiência energética no INMETRO e Procel. O Gree G-Top Inverter Connection consome 395,7 kWh/ano e atinge 5,51 Wh/Wh no Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal.

Compre agora o Gree G-Top Inverter Connection na Amazon

Como identificar um aparelho de ar condicionado econômico?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O passo mais importante para saber qual o ar-condicionado mais econômico para você é fazer o escolher um modelo com a capacidade ideal para seu ambiente. Calculando os BTUs de forma correta, você evita gastar com um aparelho mais caro e não desperdiça energia elétrica. Um aparelho muito grande para o espaço pode consumir mais eletricidade do que o necessário, enquanto um muito pequeno pode precisar trabalhar mais para manter a temperatura desejada. Aqui no Promobit você encontra um guia ensinando o passo a passo de Como calcular BTU do ar-condicionado?

Sempre observe a classificação energética segundo o INMETRO e Procel, indicado por uma etiqueta ou selo no próprio produto ou na embalagem que mostra a classificação do aparelho, variando de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). 

Outro ponto importante é optar por ar-condicionados com motor inverter. Os modelos com esta tecnologia ajustam a velocidade do compressor para manter a temperatura do ambiente estável de forma mais eficiente O resultado é um consumo menor de energia.


Confira as melhores promoções de ar-condicionado aqui no Promobit e fique de olho nos melhores cupons de desconto para economizar ainda mais em suas compras!