Campanha AMazon Dia das Mães
Guia de compras

iPhone 14 é bom? Saiba se o modelo de 2022 compensa atualmente

O modelo de 2022 chamou muita atenção por inúmeros motivos, mas ele compensa atualmente? Saiba se o iPhone 14 é bom em 2024

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

20 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

A chegada de um novo iPhone costuma alavancar a procura por modelos anteriores, principalmente por conta de ser um produto historicamente caro. Logo, com o lançamento oficial do iPhone 15 em setembro de 2023, os olhos de muitos consumidores se voltaram ao iPhone 14, mas será que ele realmente vale a pena? O iPhone 14 é bom ou apenas mais do mesmo que o iPhone 13 já trazia e o iPhone 15 seguiu perpetuando? Confira nossa análise para entender se o iPhone 14 é uma boa opção de compra na atualidade. 

Aproveite agora os melhores preços da linha iPhone 14

iPhone 14Compre agora na Amazon
iPhone 14 PlusCompre agora na Amazon
iPhone 14 ProCompre agora na Amazon
iPhone 14 Pro MaxCompre agora na Amazon

Design e conectividade

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O visual do iPhone 14 manteve as mesmas características básicas de seus três predecessores, tendo muita dificuldade para achar diferenças relevantes entre eles – principalmente em comparação ao iPhone 13. Ou seja, o aparelho possui laterais feitas de metal com bordas arredondadas. Sua tela aproveita bem o display, com poucas bordas e um pequeno horizontal na parte de cima. Sua traseira é de vidro, com o logo da Apple centralizado, e dois (ou três, dependendo da versão) sensores de câmeras bem avantajados no canto superior esquerdo. O iPhone 14 está disponível nas cores amarelo, azul, roxo, uma versão branca chamada de estelar, uma preta chamada de meia-noite e uma vermelha intitulada Product Red. 

O aparelho conta com alto-falantes estéreo, porta para o conector lightning na parte inferior, com o botão de energia e a gaveta para nano SIM na lateral direita, já o switch para silenciar o celular se encontra na lateral esquerda. O iPhone 14 possui certificação IP68 de resistência a poeira e até 6 metros de submersão em água doce por 30 minutos; além de suporte a 5G, Bluetooth 5.3, Wifi 6, GPS e NFC. 

Tela e áudio

Seguindo a tendência, a tela do iPhone 14 não contou com nenhuma grande novidade, o que não significa que ela não seja boa também. Se trata de um painel OLED de 6,1 polegadas, com resolução Full HD+, suporte a HDR10 e Dolby Vision, porém, com apenas 60Hz de taxa de atualização. De forma geral, a tela se destaca principalmente por sua reprodução de cores e por seu brilho equilibrado que permite uma boa visibilidade tanto em ambientes externos quanto internos. Um display completo para as mais variadas formas de uso. 

A qualidade de áudio do aparelho se equipara à qualidade da tela, principalmente por contar com graves e agudos bem definidos, além de suporte a recursos extras como Dolby Atmos e suporte a áudio espacial. Lembrando que fones de ouvido devem ser conectados na mesma porta do carregador, podendo utilizar um adaptador de P2 para Lightning para utilizar fones “convencionais”.  

Câmeras

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Câmeras costumam ser as grandes protagonistas dos smartphones da Apple, e no iPhone 14 não é diferente. Apesar de contar com um conjunto semelhante de seu predecessor, temos mudanças pontuais nesta versão. Todas as três lentes mantêm os 12MP presentes no iPhone 13, porém com aberturas diferentes no sensor principal e no frontal. Quanto às câmeras traseiras, tanto a principal quanto a ultrawide conseguem ótimos resultados quando tiradas sob boas condições de iluminação. As cores possuem um aspecto realista e o alcance dinâmico também é bom, porém essas qualidades são gradativamente reduzidas em fotos com baixa iluminação. Já o modo noturno, consegue resultados agradáveis mas nada de muito destaque. 

A câmera frontal também entrega um ótimo resultado, se equiparando a lente principal, com boa nitidez e ótimo contorno no modo retrato, mas com poucas diferenças nítidas em relação ao iPhone 13 nesse quesito. Quanto à produção de vídeos, o iPhone 14 alcança a resolução 4K a 60 fps, com variações de 4K HDR a 30 fps ou 1080p a 120 fps. As imagens também são de alta qualidade, e contam com estabilização óptica. 

Desempenho

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O desempenho é mais um dos quesitos que se manteve com boa qualidade, mas sem grandes mudanças estruturais. O chipset A15 Bionic, o mesmo presente no iPhone 13, junto de 6GB de memória RAM, fornece um ótimo desempenho, fluido e altamente competente para ser utilizado, seja com apps comuns no multitarefa ou para jogos. A pequena diferença está no fato da versão do chip utilizada no iPhone 14 contar com um núcleo de GPU a mais, propiciando um desempenho levemente superior ao 13. 

Independente dos detalhes, o desempenho é uma das principais virtudes do aparelho, conforme o padrão da marca. O iPhone 14 possui versões com 128, 256 e 512 GB de armazenamento interno. 

Bateria

Em seu lançamento, a evolução da bateria no iPhone 14 era constantemente evidenciada. E apesar de possuir uma capacidade maior que seu antecessor, não foi uma evolução tão relevante. O iPhone 13 conta com uma bateria de 3.240 mAh com suporte a carregamento de 20W, já o 14 possui 3.279 mAh com carregamento de 18W. 

Em suma, o smartphone possui autonomia para pelo menos um dia de duração, com usos moderados. Já para consumo constante de vídeos ou muito tempo em jogos, a duração tende a diminuir. Lembrando que iPhones não vêm acompanhados de carregadores em suas caixas. 

Preço

Conforme dito na introdução, o preço costuma ser o principal atrativo em modelos de anos anteriores. E com o lançamento do iPhone 15, podemos considerar que o preço é bom para o que ele entrega, ficando na média dos 4.400 reais para os modelos de 128 GB, e acima dos 5.000 reais para os demais. O que não torna o iPhone 14 um bom custo benefício atualmente, já que sua versão base não traz grandes novidades, e o iPhone 13 com 128GB pode ser facilmente encontrado na faixa dos 3.800 reais. 

Compre agora o iPhone 13 na Amazon 

O que muda no iPhone 14 Plus?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma das variações do iPhone 14 é a versão Plus. Mas assim como as mudanças do 13 para o 14 são mínimas, podemos dizer o mesmo entre essas duas versões. O iPhone 14 Plus possui um display maior, de 6.7 polegadas, e uma bateria consideravelmente maior, com 4.325 mAh. Por consequência, falamos de um aparelho maior e mais pesado. Ambas são diferenças positivas, no entanto, a versão Plus custa 1.000 reais a mais que a versão 14 base em praticamente qualquer loja. Ou seja, pode não ser um bom custo benefício para muitos consumidores também. 

Compre agora o iPhone 14 Plus na Amazon 

iPhone 14 é bom? Veredito e considerações finais

É praticamente impossível dizer que um iPhone é um smartphone ruim. Seu desempenho, tela e câmeras são de altíssimo nível, podendo afirmar sem nenhum problema que o iPhone 14 é bom, porém, apenas isoladamente. Não é exagero dizer que o iPhone 14 base é praticamente o mesmo aparelho que o iPhone 13 base. Conforme explicado acima, apesar do 14 melhorar certas coisas, as diferenças entre eles são mínimas, tendo as verdadeiras evoluções da linha ficando para as versões Pro e Pro Max, que contam com mais bateria, uma tela maior, melhores câmeras e são equipados com o Bionic A16 como chipset.

Portanto, caso esteja pensando em adquirir um iPhone e o 14 base esteja na sua mira, opte pelo 13, pois você terá em mãos um smartphone igualmente bom e ainda gastará menos dinheiro. O mesmo vale para quem está pensando em fazer um upgrade no que já possui, trocar o iPhone 13, ou o 13 Pro, só valerá a pena se for pelo 14 Pro ou Pro Max. Por fim, o iPhone 14 é bom em relação a ficha técnica e configurações gerais, no entanto, foi um dos lançamentos mais fracos da Apple nos últimos anos devido a pouco inovação. 

Compre agora o iPhone 13 Pro na Amazon 

Ficha técnica do iPhone 14

TelaOLED, 6.1’’, Full HD+, 60 Hz
ProcessadorA15 Bionic
Memória RAM6 GB
Armazenamento128/256/512GB
Câmeras Traseiras12 MP (Principal); 12 MP (Grande angular)
Câmera Frontal12 MP
Bateria3279 mAh
Dimensões e Peso146.7 x 71.5 x 7.8 mm – 172g 

No Promobit você também encontra as melhores promoções de celulares Android, podendo economizar ainda mais utilizando os cupons de desconto Casas Bahia ou Samsung