Promobit
Comparativos

Visa ou Mastercard: qual é a melhor bandeira de cartão?

Comparamos os cartões de crédito disponíveis, vantagens e desvantagens das bandeiras Visa ou Mastercard para te ajudar a escolher entre as duas bandeiras.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

7 de abr de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Há alguns meses atrás, fizemos um artigo explicando os principais pontos positivos e negativos do Cartão Carrefour, que está disponível tanto na bandeira Visa como Mastercard, para que você faça a escolha entre as duas. Pois bem, recentemente, um usuário do Promobit questionou qual seria a melhor bandeira para se optar naquele caso: Visa ou Mastercard.  Para que pudéssemos responder à questão com mais propriedade e embasamento, detalhamos neste artigo as vantagens e as desvantagens das duas bandeiras. Aqui, estamos colocando em análise somente os cartões de crédito das empresas. 

Índice: 

Cartões e benefícios Mastercard

mastercard surpreenda

A Mastercard foi fundada em 1966 nos Estados Unidos e atualmente está presente em mais de 210 países e conta com mais de 35 milhões de estabelecimentos parceiros ao redor do mundo. A empresa oferece cartões de débito, crédito e pré-pagos, mas neste artigo vamos focar apenas na segunda opção. 

Caso você já seja um cliente Mastercard, entenda que a organização é a responsável por analisar o seu perfil de consumo, administrar as suas transações e repassar essas informações para o seu banco. Para fazer isso, ela disponibiliza para os seus consumidores quatro tipos de cartões diferentes, cada um com uma gama de benefícios. 

Mastercard Standard

É o cartão de crédito mais simples da bandeira e dito pela Mastercard como o ideal para quem está adentrando neste mundo do cartão de crédito e é iniciante. Indicado para as compras do dia a dia, ele é aceito em diversos estabelecimentos ao redor do mundo e garante segurança e flexibilidade nas compras. 

Quem é portador do cartão Standard da Mastercard tem direito a uma assistência global sobre o cartão, com atendimento 24h, durante o ano inteiro e em qualquer idioma, para que seja orientado em caso de perda ou roubo do cartão de forma emergencial, além de outros serviços. 

Também é possível cadastrar o Mastercard Standard no programa Mastercard Surpreenda, programa de acumulação de pontos da Mastercard a cada compra que você faz. Um dos benefícios do programa, por meio da acumulação de pontos, é conseguir comprar um produto e levar outro de graça. 

Mastercard Gold

Se você optar por portar um cartão Mastercard Gold, terá direito a alguns outros benefícios. O de Garantia Estendida Original permite que você aumente a garantia dos produtos que comprou exclusivamente com o cartão Mastercar Gold (tem que ser aqui no Brasil) em até um ano,  desde que o produto já tenha uma garantia mínima de três meses e a soma de todas as garantias (a do fabricante, da loja e do cartão) não ultrapasse três anos. 

Com este benefício, se o produto que você adquiriu deixar de funcionar adequadamente durante a garantia serão cobertos os custos de conserto, substituição ou reembolso do valor do item. A Garantia Estendida Original não é automática e precisa ser acionada por meio do envio de documentos. 

O cartão Mastercard Gold também oferece Seguro de Proteção de Compra, o que significa que suas compras feitas no Brasil e que tenham sofrido danos acidentais ou roubo num período de trinta dias após a aquisição estão protegidas pela bandeira do cartão, seja em lojas físicas ou sites brasileiros. 

No site da empresa, há uma lista com todos os produtos cobertos e não cobertos, além de especificações sobre o valor máximo de indenização. Para que este benefício seja válido, a Mastercard deve ser notificada em até 30 dias após a data de compra do produto, ou seja, se o produto foi danificado ou roubado após um mês da aquisição, o benefício não é mais válido. Serão exigidos documentos para que o benefício seja validado. 

Outro benefício do Mastercard Gold é o de Seguro de Proteção de Preço. Isso quer dizer que se você fizer a compra de um produto com o cartão e encontrar o mesmo item por um preço menor em até 30 dias após a data da compra, você poderá receber a compensação dela, respeitando os valores mínimos e máximos exigidos pela Mastercard. No site da empresa há uma lista com os produtos que são cobertos e os que não são, além de detalhes sobre como receber a compensação.

Mastercard Platinum

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Clientes Mastercard Platinum têm outros benefícios exclusivos, considerados um pouco mais sofisticados ou premium. Ao fazer uma viagem, é possível acionar o serviço de Concierge, um assistente pessoal 24h por dia disponível para te ajudar com sua aventura. Ele pode fazer a organização e planejamento, procurar eventos que você não pode perder, indicar restaurantes e melhores opções de serviços e ainda te dar assistência de emergência médica, entre outros benefícios. 

Além disso, usuários do cartão Mastercard Platinum também podem desfrutar de benefícios exclusivos em restaurantes, hotéis, shows, eventos esportivos e outras aventuras exclusivas, por meio do programa Priceless Cities, presente em mais de 42 cidades do mundo. As atrações precisam ser selecionadas no site da empresa previamente. 

O Programa de recompensas Mastercard Travel Rewards é outro benefício de clientes Mastercard Platinum elegíveis (se você já for um cliente Platinum, ente em contato com o banco que emitiu seu cartão para descobrir isso). Com ele, você consegue aproveitar ofertas exclusivas com reembolsos automáticos em lojas e comerciantes em todo o mundo. Neste caso, o reembolso é feito diretamente na fatura, sem a necessidade de adquirir cupons de desconto previamente. 

Por fim, para ficar seguro em todas as etapas da sua viagem, você ainda conta com o Masterseguro de automóveis, se fizer o aluguel com o seu cartão Platinum. A Mastercard cobrirá danos por colisão, capotamento, roubo, vandalismo e/ou um incêndio acidental. Para que isso aconteça, é necessário fazer uma reivindicação e recusar qualquer seguro, seja parcial ou integral oferecido pela locadora do automóvel. 

Mastercard Black

O Mastercard Black é o mais completo cartão da Mastercard e conta com uma gama grande de serviços oferecidos. Além dos benefícios de concierges em viagens, Priceless Cities e poder participar do Mastercard Travel Rewards, ainda há outras vantagens.Uma delas é chamada Boingo, pois a empresa, em parceria com a Mastercard, oferece acesso gratuito e ilimitado em mais de um milhão de pontos de acesso de wifi, seja em aeroportos, restaurantes, hotéis, arenas ou meios de transporte. 

Além disso, também ficam disponíveis a esses clientes o acesso à salas VIP e ofertas de gastronomia, lojas de varejo e spas em mais de 440 aeroportos ao redor do mundo. Além disso, quem for cliente e fizer um vôo internacional, tem acesso à Sala VIP Lounge, no terminal 3 do aeroporto Guarulhos. 

Por fim, existem também outros benefícios específicos, como um concierge específico para o aeroporto, que te ajuda a avançar em processos de imigração e te leva do aeroporto para outro lugar desejado; ofertas exclusivas para você fazer as melhores viagens; seguro de perda de bagagem; e seguro de cancelamento de viagens, quando, em alguns casos, as despesas de acomodações pagas antecipadamente são cobertas pelo cartão. 

Cartões e benefícios Visa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para ajudar você a escolher entre Visa ou Mastercard, agora falamos da Visa, empresa fundada nos Estados Unidos em 1958. Presente no Brasil desde 1971,  possui mais de 14 mil instituições financeiras parceiras e circula aproximadamente 2,2 bilhões de cartões no mundo. A empresa possui soluções de cartões de crédito para pessoas comuns, para empresas, para soluções comerciais, para conseguir centralizar gastos de hospedagens e passagens aéreas de empresas e até um cartão para quem faz parte do agronegócio. Neste texto, vamos focar nos cartões de uso comum: Classic, Gold, Platinum e Infinite. 

Visa Classic

O Visa Classic é recomendado para suprir as despesas do dia a dia e compras online nacionais e internacionais. Além disso, com ele, é possível sacar dinheiro em moeda local em caixas automáticos credenciados à rede Visa/Plus ao redor do mundo e participar do programa Vai de Visa, que permite aproveitar promoções exclusivas e descontos. 

Com este cartão, você também tem acesso à Central de Atendimento, que funciona 24h, sete dias por semana, para você poder se informar sobre um caixa eletrônico próximo e solicitar um novo cartão, por exemplo; pode participar do Seguro de Proteção de Preços, que compensará uma diferença de preço superior a R$150 em bens elegíveis comprados aqui no Brasil ou no exterior, desde que você registre um sinistro sobre ter achado o mesmo item (de mesma marca, modelo e ano) por um preço menor, lembrando de fazer isso dentro de trinta dias da data da compra; e outros benefícios. 

Um deles é o Serviço de Saque Emergencial, caso seu cartão seja roubado ou extraviado; outro é Substituição Emergencial de Cartão, pelos mesmos motivos, ambos em diversos locais do Brasil e do mundo. Além disso, você pode utilizar o sistema de pagamento Visa Checkout, que facilita o pagamento das compras online, sem que você tenha que digitar todos os dados do cartão sempre que for realizar uma compra (os dados inseridos são armazenados de forma segura pela Visa e não há necessidade de repeti-los). 

Leia também:Como funciona o Visa Checkout?

Por último, mas não menos importante, com este cartão você também recebe Serviço de Assistência em Viagem. Com ele, você vai receber informações sobre destinos que quiser visitar, qual é o passaporte ou visto exigido para onde deseja ir, vacinas a serem tomadas, precauções médicas, mapas, taxas de câmbio, etc. 

Visa Gold

Clientes Visa Gold, além de contarem com todos os benefícios Visa que já citamos, têm Seguro para Veículos de Locadora (desde que o aluguel tenha sido pago com o cartão Visa Gold) como outra vantagem. Para isso, deve-se recusar o seguro da locadora e a proteção será, então, contra roubo, danos causados por colisão, vandalismo, incêndio e inclusive acidentes parciais ou totais, de acordo com os termos e condições que podem ser lidos no site da empresa. É importante ressaltar que o aluguel do carro deve estar no mesmo nome do titular do cartão, caso contrário o benefício não é válido. Para solicitá-lo, deve-se abrir um sinistro o mais rápido possível. 

Além disso, também fica disponível o Serviço de Proteção de Compras, que protege seus bens comprados com cartão Visa (de uma lista elegível, disponível no site da empresa) de roubo ou danos acidentais, no prazo de 180 dias a contar da data da compra. Para conseguir acioná-lo, a situação deve ser reportada o mais rápido possível. 

Outro serviço disponível para os clientes Visa Gold é a Garantia Estendida Original, proteção que estenderá a garantia do fabricante por até um ano. Dentro deste benefício, a garantia é dobrada, ou seja, se a garantia do fabricante for de três meses e você acionar o benefício, terá seis meses de garantia; se a garantia for de seis meses, terá um ano; e se for de um ano, terá dois, sendo este o limite máximo a ser atingido. 

Visa Platinum

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Aqui começam os cartões premium da Visa. O Platinum é muito recomendado para quem viaja bastante, gostaria de ter serviços de valet em shoppings e maior linha de crédito, entre outras vantagens. Aqui no blog do Promobit, temos um artigo específico que fala como funciona o cartão de crédito Visa Platinum. Você pode acessá-lo para conferir todos os benefícios adicionais a se ter direito. 

Visa Infinite

Além dos benefícios do Visa Platinum, clientes Visa Infinite contam com o programa Visa Luxury Hotel Collection, uma coleção que reúne os mais exclusivos hotéis e resorts avaliadas anualmente pela Visa. Essas propriedades oferecem aos hóspedes serviços exclusivos, para que eles tenham uma experiência diferenciada no local. 

Além disso, é possível solicitar até quatro corridas no ano pela Cabify para ir e vir dos Aeroportos Internacionais de Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Se o pagamento for feito com cartão Visa, será gerado um código na Cabify de 50% na corrida, limitados a R$30. Se o cliente fizer quatro corridas no ano, terá economizado R$120. 

Clientes Visa Infinite têm acesso a centenas de salas VIPs em aeroportos espalhados pelo mundo, desde que se cadastrem no programa Sala VIP LoungeKey e paguem a tarifa de visitação de US$27 (que pode variar) cada vez que comparecerem a uma sala participante. Além disso, podem utilizar salas VIP do Priority Pass, desta vez sem pagar nada, para relaxar ou manterem-se produtivos em uma viagem a negócios. Contudo, este último serviço não está disponível para todos os clientes Infinity e é necessário consultar o seu banco para saber se você tem direito a ele. 

Além disso, quem tem Visa Infinite também recebe proteção contra perda ou roubo de bagagem caso ela esteja sob responsabilidade de uma transportadora comum registrada, seja a viagem nacional ou internacional. 

Clientes também podem receber de volta o dinheiro gasto no serviço de valet no aeroporto de Congonhas, por meio de cashback, desde que tenha gasto R$2000 ou mais no cartão nos últimos 30 dias. O cashback também é válido para Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), mas compensa somente uma hora da estadia do carro nos aeroportos. Em Brasília, o valor é fixo em R$15. 

Quem tiver gasto R$2000 ou mais no cartão nos últimos trinta dias, também vai ter direito a retirar um chip internacional no aeroporto de Guarulhos (SP), desde que seja cadastrado no Programa Vai de Visa. A retirada deve ser feita no terminal três. Ele é pré-carregado com 100MB para uso. A Visa também cobre, com algumas restrições, atraso de bagagens, atraso de embarque e cancelamento de viagem. 

Afinal, qual é melhor: Visa ou Mastercard?

Escolher entre Visa ou Mastercard vai depender muito do seu perfil de consumidor e do quanto está disposto a pagar pela anuidade do cartão de crédito (que só está disponível caso você entre em contato com o seu banco). Caso você seja um viajante assíduo, parece claro que é mais vantajoso optar pelos cartões Platinum ou Infinite da Visa, que parecem ser mais abrangentes nesse quesito. Esses cartões parecem interessantes, principalmente, para quem faz viagens a negócio ou está sempre em contato com clientes comerciais. 

Contudo, se você gostaria apenas de aproveitar descontos em alimentação, entretenimento e não tiver tanto a desembolsar em tarifas, as linhas Gold de ambas as bandeiras parecem vantajosas. 

Procure negociar também as melhores taxas com os bancos, tente um ano de anuidade grátis (ou a mais baixa possível) e verifique os limites disponíveis para cada cartão (eles têm que se adequar ao seu bolso) para escolher entre Visa ou Mastercard e definir a melhor bandeira para você. 


Agora que é possível optar por Visa ou Mastercard, aproveite nossos cupons de desconto para fazer compras com cartões de qualquer uma dessas bandeiras. Aproveite ainda cursos grátis e jogos e livros grátis para se divertir!