Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Artigos

Truck Simulator: uma experiência dirigindo caminhões

Passei alguns dias fazendo entregas de caminhão pelo Europa para entender porque o simulador de caminhões faz tanto sucesso entre alguns jogadores

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

6 de dez de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Peguei meu primeiro caminhão na saída de uma cidade alemã. Foi fácil entender como comandá-lo na estrada, entre ré e marchas automáticos, o que, com certeza, facilitaria meu trabalho. Pegar a primeira carga também foi fácil, exigindo apenas um pouco de manobra e cuidado para encaixar a carreta cuidadosamente na cabine do caminhão. Mas aqui começaram os problemas.

A carga, mais de 30 toneladas de toras de madeira, era muito mais areia do que o motor do meu caminhãozinho era capaz de levar e eu não prestei atenção nisso na hora de aceitar a encomenda, o que me fez empacar logo na saída da primeira cidade, em uma subida suave, mas que podia ser a própria muralha de Tróia no meu caso. Acabei precisando chamar um guincho, que, além de me custar dinheiro, custou também tempo e no final entreguei as mercadorias com várias horas de atraso.

Essas foram minhas primeiras horas explorando o jogo Euro Truck Simulator 2 à pedido da redação aqui do Promobit, com a missão de entender o porquê esse tipo de jogo de simulação atrai muito mais pessoas do que parece.

O simulador de caminhões

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: Steam

A série de simuladores de caminhões já tem mais de 10 anos e pode-se dizer que ela é razoavelmente consolidada no mercado, aguardando um nicho específico de jogadores, junto com simuladores realistas de ônibus e até de fazenda. O primeiro título foi lançado em 2008, pela SCS Software e desde então foram lançados outros títulos paralelos, como UK Truck Simulator, German Truck Simulator e American Truck Simulator. DLC’s também estão sempre sendo lançadas, além de diversos mods.

A comunidade de jogadores é bastante ativa mundialmente, inclusive no Brasil. É possível até encontrar mods que simulam mapas, estradas e cidades brasileiras para os mais aficionados. Existem também diversos canais no YouTube, brasileiros e internacionais, que exploram essas funcionalidades e até mesmo dificuldades do jogo. Aliás, uma das coisas que aprendi enquanto explorava o ETS2 é que dirigir um caminhão digital pode ser realmente bem mais difícil do que parece!

No início do jogo, você possui um único caminhão, com motor padrão e algumas outras características básicas, além de uma garagem com uma única vaga, na cidade que você escolhe como ponto inicial entre as oferecidas pelo game. Nesse primeiro momento, você só tem a opção de aceitar contratos com caçambas alugadas, mas aos poucos você desbloqueia outras opções de trabalho, podendo inclusive comprar caçambas específicas para diferentes tipos de uso.

O jogo também conta com um sistema de habilidades e níveis e você pode começar a se especializar em entregas urgentes, cargas frágeis, cargas inflamáveis, entregas de longa distância e várias outras. A partir daí, é aprender os comandos de direção e botar o pé na estrada.

Explorando as estradas

É uma delícia dirigir escutando música, sem ter atribuições “reais” de trabalho me cobrando responsabilidades, ou até mesmo ouvir podcasts e deixar minha mente se preocupar com outras coisas. Essa foi uma das coisas mais surpreendentes para mim no jogo, que em geral é muito tranquilo (o que não significa que não tem dificuldades).

Ao escolher qual carga você irá entregar, aparece no GPS de seu painel do caminhão o melhor caminho até a cidade de destino. O GPS, aliás, merece algum destaque: eu indico que, caso você decida jogar Euro Truck Simulator, deixa a voz do GPS ativada. Os comentários são extremamentes irônicos, como um longo suspiro seguido de “finalmente chegamos” quando você chega no destino final e até mesmo equivalente em inglês de “aff, tudo bem, eu *vou* recalcular a rota”, quando perdi a saída correta na estrada. Momentos como esses me fizeram gargalhar alto e ter uma visão completamente diferente do jogo.

Já entre as coisas que eu não entendi completamente foi como um jogo de simulação tem um nicho tão grande de youtubers e espectadores no YouTube. Mas, verdade seja dita, eu não sou uma grande consumidora de gameplays no YouTube em geral. Mesmo assim, fui assistir alguns dos vídeos recomendados pela própria plataforma.

O mais curioso é como os jogadores  e telespectadores mais aficionados conhecem tudo de caminhões, marcas, modelos, muito mais informações do que eu jamais imaginaria sobre esse universo. E não apenas isso, mas nos comentários dos YouTubers, é bem frequente os jogadores pedirem gravações de modelos de caminhões específicos em estradas específicas e até com cargas preferidas!

O mods também são uma grande parte dessa comunidade, com vários deles simulando personagens brasileiros, estradas do nosso país e cidades de diversas regiões do Brasil. Eu não cheguei a experimentar nenhum deles durante minhas horas de jogo, mas a variedade no YouTube é de surpreender.

Cuide de seu negócio

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: Steam

Outra coisa que aprendi sobre o jogo é que não basta apenas sair dirigindo por aí, é necessário também planejamento para fazer o seu negócio prosperar. Apesar de começar com apenas um caminhão e uma garagem sua, aos poucos você vai ganhando dinheiro suficiente para expandir sua empresa. Você pode comprar caminhões melhores, contratar motoristas extras, conseguir novas garagens (e melhorar as que você já tem) etc.

Eu, pessoalmente, sou viciada em jogos com funções de gerenciamento, é um dos meus estilos de games favoritos para passar o tempo e fiquei bastante empenhada em transformar minha empresa de entregas em caminhões na melhor empresa de toda a Europa virtual! Organizei minhas entregas, melhorei meus equipamentos, contratei e treinei motoristas novos, tudo para alcançar cada vez mais cidades e crescer cada vez mais minha companhia. Confesso que depois de um tempo dirigir pela “Europa” deixou de ser empolgante e passou a ser mais monótono, mesmo com as funções de gerenciamento. Talvez esse fosse o momento certo para baixar os mods, mas essa experiência vai ter que ficar para outra oportunidade, quem sabe.

Minhas considerações finais

No final das contas, jogar ETS2 foi muito mais divertido e envolvente do que eu imaginaria e com dificuldades bem mais complexas do que eu poderia supor. É realmente importante prestar atenção na sua carga, ver se seu motor tem capacidade para carregar todo o necessário (inclusive nas subidas!), calcular bem o tempo que você pode dirigir e o tempo em que você precisa dormir, além de outras funções de gerenciamento básicas, como gasolina, treinamento de funcionários etc.

Além disso, o jogo é mais robusto do que eu esperava, com funcionalidades bem consolidadas e uma grande comunidade de apoio, que torna tudo mais interessante. Os dois pontos negativos que eu senti do jogo foi um pouco a fórmula de repetição (mas que, talvez, possa ser combatida com mods) e o gráficos das paisagens, que é bem feio. Mas para os fãs de simuladores de direção, ou apenas aqueles que gostam de aproveitar ótimos mods, o jogo pode ser um ótimo pedido para suas horas de lazer.


Simulador não é muito sua praia? O Promobit reúne inúmeras outras ofertas de games para você aproveitar aqueles que realmente fazem seu estilo. Não deixe de conferir também nossas promoções de informática para manter seus equipamentos sempre atualizados. Infelizmente ainda não temos descontos para caminhões, mas quem sabe um dia?