Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guias de Compra

Melhores jogos para festas: diversão com os amigos

Reunir um bom grupo de amigos é sempre uma garantia certa para passar o tempo e se entreter. Para ajudar você a tornar esses momentos ainda mais incríveis, separamos os melhores jogos para festas.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

5 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Ter aqueles jogos para festas reservados para ajudar a quebrar o gelo nas reuniões de família e de amigos ainda permite que você e seu grupo aproveitem ótimos títulos de jogos de tabuleiro, já que, ao contrário de um videogame, dificilmente você conseguiria aproveitá-los sozinho.

Se você está procurando ideias de jogos de tabuleiro incríveis para festas, temos a lista certa para você! Conheça mais sobre esses jogos incríveis e se jogue na diversão.

Dobble

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

2 a 8 jogadores | 15 min | recomendado para maiores de 7 anos

Este é um jogo rápido e divertidíssimo de reconhecimento de padrões. Basicamente, cada carta do jogo possui 8 figuras e duas cartas sempre terão uma única figura em comum. O desafio é identificar essa figura repetida antes de todos os outros jogadores.

Para deixar tudo ainda mais divertido, o título traz regras para cinco maneiras diferentes de se jogar, utilizando essa mesma estrutura básica. Isso faz com que, com apenas 55 cartas, você consiga dar muita risada e mostrar que você é o melhor Dobble!

Patuscada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

4 a 20 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 18 anos

Patuscada é um jogo politicamente incorreto e não deve ser jogado com crianças. Baseado no famoso jogo Cards Against Humanity, ele traz piadas específicas para o universo brasileiro, assim como celebridades e situações que são extremamente nacionais, tornando mais fácil se engajar no jogo e fazer combinações engraçadas.

O jogo conta com cartas brancas e pretas. Nas cartas pretas, está o começo de uma frase ou uma pergunta. Nas cartas brancas, possíveis respostas para as cartas pretas. A cada rodada, o líder escolhe uma carta preta de sua mão e a lê para os outros jogadores, que devem escolher cartas brancas para responder à preta, mas em segredo. As cartas são embaralhadas e depois lidas em voz alta. O desafio é fazer a melhor combinação para convencer o líder da jogada a te dar os pontos pela melhor combinação da rodada.

Zombie Dice

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

2 a 99 jogadores | 10-20 min | recomendado para maiores de 10 anos

Qual é o objetivo de um zumbi? Comer cérebros e não ser morto (de novo), claro. É isso que esse simples, porém dinâmico jogo simula a cada partida.

A cada turno, você pega três dados dos 13 da caixa e os joga. Um símbolo do cérebro vale um ponto no final da rodada, enquanto o símbolo de pegadas permite que você role novamente esse dado em particular. O objetivo é tentar, ao longo dos turnos, somar um total de 13 pontos.

O empecilho aqui é o símbolo de espingarda, que simula um ataque contra você. Se você rolar três tiros em durante o seu turno, encerra-se sua jogada e vai para o próximo participante. Depois de rolar três dados, você pode decidir se deseja marcar sua coleção atual de cérebros ou se deseja dar um golpe de sorte ao pegar novos dados para ter três novamente e rolar mais uma vez.

The Resistance

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

5 a 10 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 13 anos

Um jogo de blefe que promete roubar o lugar de Uno como “o jogo que destrói amizades”. The Resistance possui uma dinâmica semelhante ao famoso Máfia (ou A Cidade Dorme), mas um pouco mais complexo.

Todos os jogadores são do Time Azul, na teoria, mas alguns jogadores são traidores. Isso é sorteado com cartas, então você não sabe quem é fiel e quem é traidor.

A cada rodada, os azuis precisam realizar uma missão (em um total de cinco) e a pessoa responsável por escolher quem vai para essa missão muda a cada rodada. As pessoas que são escolhidas para ir à missão votam em segredo com cartão de “sim” ou “não”. Se tiver apenas cartas “sim”, a missão foi um sucesso. Se tiver uma única carta “não”, a missão falha. Como são cinco missões, se o Time Azul conseguir vencer 3, eles ganham. Caso contrário, a vitória é dos traidores.

Mas a parte legal mesmo do jogo é tentar adivinhar quem é quem. Apesar da escolha de quem vai em cada missão ser de um jogador, os outros jogadores podem aprovar ou não essa escolha, dar pitaco sobre quem deve ir ou não, acusar um ao outro de ser o traidor, etc. Essa dinâmica é muito legal e é o que dá realmente gosto para o jogo.

Telma

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

4 a 8 jogadores | 20 min | recomendado para maiores de 6 anos

Telma é um título brasileiro de nossa lista e também bastante recente, lançado em 2017. Para jogar Telma, todo mundo escolhe um apelido (ou, tecnicamente, um subjetivo). Pode ser qualquer coisa, como avestruz, guarda-chuva ou Jiraya. 

As cartas são distribuídas e, uma a uma, todos começam a revelar uma carta na mesa de cada vez, sempre um jogador por vez. Quando duas cartas iguais aparecem na mesa, os jogadores que jogam as mesmas cartas precisam chamar o apelido um do outro o mais rápido possível! Quem perde, precisa recolher todas as cartas que já foram colocadas na mesa. E, claro, quem da mesa se livrar de todas as suas cartas primeiro ganha.

Mas o jogo vai ficando mais difícil a cada rodada, pois na segunda é necessário dar um adjetivo ao seu apelido escolhido (avestruz exuberante, guarda-chuva quebrado ou Jiraya dinâmico, por exemplo). E na terceira e última rodada, você ainda completa seu nome com um local de origem, podendo gerar opções como avestruz exuberante de Zimbabue, guarda-chuva quebrado de Piracicaba e Jiraya dinâmico da Dinamarca).

Coup

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: Finding Neverland

2 a 10 jogadores | 15 min | recomendado para maiores de 10 anos

Outro jogo de blefe, mas com uma dinâmica bem diferente de The Resistance. Neste título, cada jogador recebe duas cartas, cada uma com um personagem, dentro das cinco opções disponíveis (Capitão, Duquesa, Duque, Assassino e Embaixador), sendo que os personagens podem se repetir. Cada personagem possui habilidades próprias.

Cada jogador, em seu turno, pode comprar moedas da mesa ou usar suas habilidade ou, ainda, blefar, dizendo que tem uma habilidade que na verdade não tem (pois as cartas de personagem ficam em segredo). Com 7 moedas, você pode eliminar outro jogador, mas os outros participantes também podem duvidar do seu blefe, o que leva a um blefe do blefe. Se o jogador não conseguir provar seu blefe, ele tem um personagem eliminado e assim segue o jogo até restar apenas um participante.

When I Dream

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

4 a 10 jogadores | 20-40 min | recomendado para maiores de 8 anos

Neste jogo, você se torna um sonhador, mas no meio de seus sonhos estão alguns maus, que querem atrapalhar sua boa noite de sonho. Você precisa descobrir quais sonhos são reais e quais são travessuras dos espíritos. Existem também aqueles que mudam de sonhos bons para espíritos a cada rodada.

No início de cada rodada, um jogador assume o papel de sonhador e “adormece”, colocando sobre os olhos uma máscara de dormir. Os outros jogadores recebem secretamente cartas que podem ser de sonhos bons ou travessuras dos espíritos. Cada jogador, por vez, deverá descrever sua carta para o sonhador usando uma única palavra, e o sonhador precisa adivinhar quais são sonhos e quais não.

No final da rodada, o Sonhador e os bons espíritos ganham um ponto para cada carta na pilha de bons espíritos, enquanto os espíritos desobedientes ganham um ponto para cada carta na pilha de espíritos desobedientes. No final da rodada, o sonhador deve usar as palavras que adivinhou e contar seu sonho para ganhar pontos extras antes de abrir os olhos.

Esse jogo com certeza garante bons minutos de risada, com cada papel sendo desafiador e divertido.

Dixit

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

3 a 6 jogadores | 30 min | recomendado para maiores de 8 anos

Dixit é um jogo que sabe trabalhar muito bem a imaginação, o abstrato e a capacidade de conectar símbolos com significados. Seu pacote básico é para até 6 jogadores, mas com as expansões, esse número cresce bastante, podendo abranger até 12 jogadores ao mesmo tempo.

A cada turno, o narrador da vez escolhe (em segredo) uma carta das 6 cartas de sua mão e diz uma frase sobre ela (pode ser uma única palavra ou até mesmo um poema). Os outros jogadores também escolhem uma carta de sua mão que combine com a frase do narrador, sem revelá-las para os outros participantes. No final do turno, todas as cartas são embaralhadas e então reveladas.

Agora os jogadores precisam votar na carta que eles acreditam ser a correta (aquela escolhida pelo narrador da vez). Cada jogador que votar na carta certa ganha um ponto, enquanto o narrador, se tiver pelo menos um voto, ganha 3. Mas com um cuidado: se todos os jogadores ou nenhum acertarem a carta correta, o narrador não ganha nenhum ponto e os jogadores ganham 2 cada!

É um ótimo jogo para sair do padrão, além de ser extremamente divertido ver como cada pessoa relaciona as cartas com as frases apresentadas.

Taboo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

4 a 10 jogadores | 20 min | recomendado para maiores de 12 anos

Esse é um jogo difícil de ser encontrado à venda nas lojas, mas é possível comprá-lo pela Amazon ou marketplaces. Mas ele entrou na lista por estar presente nas principais casas de jogos (luderias) e por ser simples e divertido, além de desafiador.

Os jogadores se dividem em duplas ou times. No turno do seu time, alguém pega uma carta com uma palavra, como “hospital”, e precisa descrever essa palavra para os companheiros de time. No entanto, a carta também proibe que você use certas palavras para descrever a palavra principal. Por exemplo, no caso de “hospital”, o jogo pode proibir que você use “doença”, “saúde”, “médico”, “cirurgia” e “consulta”. Será que você ainda conseguiria ajudar seu time a descobrir a palavra correta antes do tempo acabar?

A cada acerto, seu time ganha um ponto. Mas, acertando ou não, acabando o turno é a vez do time ou times adversários. É um jogo muito simples e com certeza vai alegrar suas festas.

Código Secreto

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Fonte: Polyhedron Collider

2 a 8 jogadores | 15 min | recomendado para maiores de 14 anos

Um jogo em grupo, com dois times diferentes, espiões, códigos secretos e muita criatividade e atenção. Neste jogo, duas equipes competem para ver quem consegue identificar todos os códigos escondidos no “tabuleiro” primeiro. O tabuleiro é um conjunto de diferentes cartas com palavras escritas e o espião de cada grupo precisa passar códigos para seu time sem falar a palavra exata que está escrita na carta.

Por exemplo, se o espião quer indicar a carta em que está escrito “cachorro”, ele pode falar “animal”, “amigo”, “quadrúpede”, mas não pode usar sinônimos ou palavras diretas, como “cão” ou “latido”.

Mas cuidado: o seu time pode acabar escolhendo a carta errada e dando pontos para o adversário!

Magic Maze

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

1 a 8 jogadores | 15 min | recomendado para maiores de 8 anos

Para quem adora fantasia medieval e/ou RPG, ou simplesmente um jogo cheio de gritaria e diversão, este é uma ótima opção. Em Magic Maze, um grupo composto por mago, guerreiro, elfo e anão perderam todos os seus pertences e precisam invadir um shopping para conseguir equipamentos novos.

O plano é  mapear o labirinto todo (o shopping), encontrar a loja favorita de cada indivíduo e depois localizar a saída. Todos devem realizar seus roubos ao mesmo tempo, para evitar serem pegos pelos seguranças.. Mas será que esse plano vai dar certo??

Nesse jogo cooperativo, o sucesso da missão vai depender dos jogadores. Cada um controlará um herói e deve fazer suas ações de movimento em segredo. No entanto, é possível se comunicar uns com os outros por curtos períodos de tempo. E, claro, existe um tempo limite para todos completarem seus objetivos e deixar o shopping.

No início do jogo, você tem apenas três minutos para executar ações. Os espaços com o desenho de uma ampulheta encontrados ao longo do caminho oferecem mais tempo. Se o cronômetro de areia acabar completamente, todos os jogadores perdem o jogo, presos pelos seguranças!

Black Stories

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

2 a 15 jogadores | 20 min | recomendado para maiores de 12 anos

Um dos melhores jogos para levar em viagem, simplesmente porque ele não exige nada para ser jogado, além de tempo. Não precisa nem de mesa.

Cada carta traz uma introdução, que deve ser lida para todos os jogadores em voz alta. Ela irá contar parte de uma história. O objetivo dos jogadores é, fazendo perguntas de “sim ou não”, descobrir os detalhes do que realmente aconteceu. Apenas uma pessoa, o líder da rodada, pode ler o verso da carta, com a versão completa do que aconteceu.

É possível jogar Black Stories em qualquer situação, desde dentro do carro, até na praia, ou naquele dia de chuva. Já foram lançadas também diversas expansões legais, com novas histórias cada vez mais mirabolantes.

BÔNUS: Spaceteam

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Este não é um jogo de tabuleiro, mas ele é tão bom e divertido para festas que também entrou em nossa lista. Em seu site oficial, Spaceteam é descrito como “um jogo cooperativo de gritaria para tablets e celulares”.

É necessário que cada jogador instale o aplicativo em seu celular e se conecte por Bluetooth ou por wi-fi. Assim, todos estarão juntos para pilotar a nave pelo espaço. Na tela do celular de cada participante, uma parte é reservada para os comandos que você pode realizar (como se fosse o centro de controles da nave) e a outra parte mostra instruções… para os outros jogadores. E não saber quem tem cada controle, já que são todos diferentes, é o que torna esse jogo inesquecível.

Ah, e é claro, é preciso realizar os comandos corretamente antes que o buraco negro engula a nave. Esse também é um dos jogos favoritos da equipe aqui do Promobit.

Link Android | Link iOS


Gostou da nossa lista? Ficou com vontade de jogar algum desses jogos de tabuleiro? Comenta aqui com a gente! Aproveite também nossas ofertas e cupons Amazoncupons Americanas e cupons Shoptime para encontrar seu boardgame ainda mais barato.