top amazon primeday
Artigos

Conheça os tipos de chave de fenda e para que serve cada um

Conhecer os tipos de chave de fenda que existem ajuda a montar móveis e pregar quadros de maneira mais eficiente em casa, além de facilitar a busca nas lojas.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

15 de jan de 2021

0 comentários

Se você já entrou em uma loja de ferramentas e ficou perdido com os tipos de chaves de fenda disponíveis ou então se perguntou por qual razão deveria comprar um kit completo delas, você não está sozinho. Mas, a verdade é que cada uma tem a sua função e aperta um tipo de parafuso diferente, por isso é importante conhecer todas. E trazer essas informações é a nossa intenção com esse artigo. 

Tipos de chave de fenda para sua casa

Ao todo, selecionamos nove tipos de chave de fenda mais importantes para você ter em casa. Basicamente, o que você precisa saber sobre todas elas é que os parafusos que elas apertam tem um sulco. A chave de fenda vai justamente se encaixar nesse sulco, para tornar mais seguro e fácil realizar a atividade, já que será necessário utilizar menos força. O essencial é adquirir os dois tipos de chave de fenda mais utilizados: a tradicional e a chave Phillips. Então, na nossa lista, comecemos por elas. 

1 – Chave tradicional 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Essa tem a ponta estreita e achatada, para parafusos com sulco único, em linha reta. É muito utilizada para o essencial, como montar um móvel (rack, armários, puxadores) ou colocar um parafuso na parede para segurar um espelho com gancho. 

2 – Chave Phillips

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cabeça de uma chave Phillips

Tem formato de fenda cruzada, lembrando uma cruz e também é utilizada para pregar parafusos em diversos tipos de produtos, desde uma mesa de cabeceira até uma cadeira gamer. Assim como a chave tradicional, pode ser encontrada em diversos tamanhos diferentes de cabo e fenda. 

3 – Chave Torx estrelada

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Também chamada de chave hexalobular, ela tem formato de estrela e ponta achatada. Inclusive, isso é para haver mais precisão na pegada e um encaixe mais firme. Ela é muito utilizada para manusear brinquedos, computadores e outros itens eletrônicos. Quando falamos sobre usabilidade fora do dia a dia, descobrimos que a chave torx também é bastante utilizada na indústria. 

4 – Chave Pozidriv 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Imagem: Ifla Ferramentas

É bastante semelhante à chave Philips, mas com um X desenhado no meio. Ambas não devem ser confundidas, já que isso pode estragar o encaixe do parafuso e a ponta da chave. A diferença entre as duas é que, com esse design, a chave Pozidriv tem menos chance de escapar do parafuso e machucar alguém, mas ambas têm as mesmas funções. 

5 – Chave Allen 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Kit de chaves do tipo Allen

Não se parece com as chaves de fenda anteriores, mas é utilizada, por exemplo, em bicicletas ou carros. Conhecida como chave sextavada, tem formato de L e não possui cabo, mas é feita  em aço cromado. Dependendo do tamanho, também pode ser utilizada para montar objetos menores, mas nesses casos a chave já vem com o kit do produto. 

6 – Chave Tri-wing 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Wing, em inglês, significa asa, e isso nos faz lembrar vagamente deste tipo de chave de fenda, que mais parece um triângulo com pontas maiores. É muito precisa e vemos ser utilizada em equipamentos eletrônicos, como consoles de video game, celulares ou telefones, para os que ainda usam. 

7  – Chave multidentada 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Bastante semelhante à chave Allen, também é utilizada na indústria automotiva, mas possui ponta com mais dentes. Talvez, junto com a Allen, seja uma das menos necessárias se falarmos das mais essenciais para as menos essenciais. 

Outros tipos de chave de fenda não tão importantes para casa 

8 – Chave Robertson 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Imagem: Telhanorte

Essa tem a ponta quadrada, o que a faz ser bem firme e quase impossível de deixar escapar. É mais usada na indústria automobilística e, no dia a dia, na montagem de alguns móveis específicos. Por isso, não é a mais necessária no seu kit de ferramentas. 

9 – Chave Spanner

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Cabeça de uma chave Spanner

Bem característica, tem duas pontas mais avantajadas e um sulco reto, fazendo o parafuso desse tipo parecer bastante uma tomada de dois furos redondos. É bastante utilizada em indústrias e elevadores. São usadas assim, porque devido à estrutura, parafusos que combinam com essa chave são bem seguros e muito difíceis de serem removidos. 


Agora que você já sabe quais são os tipos de chave de fenda, não se esqueça de aproveitar nossas promoções de ferramentas manuais para comprar a sua! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!