Take a fresh look at your lifestyle.

Conheça os tipos de chave de fenda e para que serve cada um

Conhecer os tipos de chave de fenda que existem ajuda a montar móveis e pregar quadros de maneira mais eficiente em casa, além de facilitar a busca nas lojas.

Se você já entrou em uma loja de ferramentas e ficou perdido com os tipos de chaves de fenda disponíveis ou então se perguntou por qual razão deveria comprar um kit completo delas, você não está sozinho. Mas, a verdade é que cada uma tem a sua função e aperta um tipo de parafuso diferente, por isso é importante conhecer todas. E trazer essas informações é a nossa intenção com esse artigo. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Chave de Fenda em promoção?

Tipos de chave de fenda para sua casa

Ao todo, selecionamos nove tipos de chave de fenda mais importantes para você ter em casa. Basicamente, o que você precisa saber sobre todas elas é que os parafusos que elas apertam tem um sulco. A chave de fenda vai justamente se encaixar nesse sulco, para tornar mais seguro e fácil realizar a atividade, já que será necessário utilizar menos força. O essencial é adquirir os dois tipos de chave de fenda mais utilizados: a tradicional e a chave Phillips. Então, na nossa lista, comecemos por elas. 

1 – Chave tradicional 

Essa tem a ponta estreita e achatada, para parafusos com sulco único, em linha reta. É muito utilizada para o essencial, como montar um móvel (rack, armários, puxadores) ou colocar um parafuso na parede para segurar um espelho com gancho. 

2 – Chave Phillips

Cabeça de uma chave Phillips

Tem formato de fenda cruzada, lembrando uma cruz e também é utilizada para pregar parafusos em diversos tipos de produtos, desde uma mesa de cabeceira até uma cadeira gamer. Assim como a chave tradicional, pode ser encontrada em diversos tamanhos diferentes de cabo e fenda. 

3 – Chave Torx estrelada

Também chamada de chave hexalobular, ela tem formato de estrela e ponta achatada. Inclusive, isso é para haver mais precisão na pegada e um encaixe mais firme. Ela é muito utilizada para manusear brinquedos, computadores e outros itens eletrônicos. Quando falamos sobre usabilidade fora do dia a dia, descobrimos que a chave torx também é bastante utilizada na indústria. 

4 – Chave Pozidriv 

Imagem: Ifla Ferramentas

É bastante semelhante à chave Philips, mas com um X desenhado no meio. Ambas não devem ser confundidas, já que isso pode estragar o encaixe do parafuso e a ponta da chave. A diferença entre as duas é que, com esse design, a chave Pozidriv tem menos chance de escapar do parafuso e machucar alguém, mas ambas têm as mesmas funções. 

5 – Chave Allen 

Kit de chaves do tipo Allen

Não se parece com as chaves de fenda anteriores, mas é utilizada, por exemplo, em bicicletas ou carros. Conhecida como chave sextavada, tem formato de L e não possui cabo, mas é feita  em aço cromado. Dependendo do tamanho, também pode ser utilizada para montar objetos menores, mas nesses casos a chave já vem com o kit do produto. 

Leia também: 

6 – Chave Tri-wing 

Wing, em inglês, significa asa, e isso nos faz lembrar vagamente deste tipo de chave de fenda, que mais parece um triângulo com pontas maiores. É muito precisa e vemos ser utilizada em equipamentos eletrônicos, como consoles de video game, celulares ou telefones, para os que ainda usam. 

7  – Chave multidentada 

Bastante semelhante à chave Allen, também é utilizada na indústria automotiva, mas possui ponta com mais dentes. Talvez, junto com a Allen, seja uma das menos necessárias se falarmos das mais essenciais para as menos essenciais. 

Outros tipos de chave de fenda não tão importantes para casa 

8 – Chave Robertson 

Imagem: Telhanorte

Essa tem a ponta quadrada, o que a faz ser bem firme e quase impossível de deixar escapar. É mais usada na indústria automobilística e, no dia a dia, na montagem de alguns móveis específicos. Por isso, não é a mais necessária no seu kit de ferramentas. 

9 – Chave Spanner

Cabeça de uma chave Spanner

Bem característica, tem duas pontas mais avantajadas e um sulco reto, fazendo o parafuso desse tipo parecer bastante uma tomada de dois furos redondos. É bastante utilizada em indústrias e elevadores. São usadas assim, porque devido à estrutura, parafusos que combinam com essa chave são bem seguros e muito difíceis de serem removidos. 


Agora que você já sabe quais são os tipos de chave de fenda, não se esqueça de aproveitar nossas promoções de ferramentas manuais para comprar a sua! Com um cupom Americanas ou cupom Submarino, você economiza ainda mais!

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!