Campanha Aniversario Americanas
Promobit
Promobit
Guias de Compra

Realme 9 é bom? Conheça o intermediário premium da marca

Aparelho possui tela Super Amoled de 90 Hz, carregador incluso de 33w e memória RAM expansível.

Realme 9 é bom? Conheça o intermediário premium da marca

24 de jul de 2022

0 comentários

Compartilhe:

A Realme segue ampliando seu portfólio de smartphones no Brasil e o mais recente aparelho intermediário da marca no país é o Realme 9, um aparelho com muitos atrativos, como Câmera de 108 MP, modo para fotografia noturna e RAM de 8 GB, porém com alguns pontos para considerar, como a ausência de suporte ao 5G. Quer saber se o conjunto da obra, o Realme 9 é bom? Então confira nossa análise das especificações do aparelho. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Realme 9?

Design 

O aparelho destaca-se já pelo seu visual, pois a tampa traseira apresenta efeito holográfico que muda a tonalidade da cor de acordo com a iluminação. O aparelho é feito em plástico com aspecto fosco que evita as constantes marcas de dedo. Na parte frontal a experiência de visualização é muito boa e só interrompida pela câmera frontal orientada a esquerda da tela e que está instalada em um pequeno furo, mas nada que chegue a atrapalhar. Falando em tela, o sensor de impressões digitais fica sob o display e também concentra a função de monitoramento de batimentos cardíacos. 

O aparelho conta ainda com entrada P2 para fones de ouvido, dando mais opções ao usuário sobre qual tipo de fone prefere usar, até porque o sistema de saídas de áudio é mono, logo o uso de fones oferece a melhor experiência. Em compensação o Realme 9 não possui resistência à água. 

Tela 

Ainda sobre os atributos da tela do Realme 9, o modelo é mais uma opção de intermediário da marca a destacar-se também pela qualidade do display, pois conta com tela Super Amoled, conhecida por alcançar melhores parâmetros de brilho e contraste, além de possuir resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz para fluidez de imagens ao transitar entre aplicativos, em jogos e no consumo de vídeos. 

Com 6,5 polegadas de dimensão, a tela do Realme 9 está dentro do parâmetro atual do mercado e só não é mais espetacular usualmente devido a uma borda um pouco maior do que a média na parte inferior. 

Leia mais:

Desempenho

Um dos destaques do Realme 9 está em sua capacidade de desempenho, pois o modelo possui memória RAM de 8GB, sendo possível alocar mais 5 GB de memória virtual da capacidade de armazenamento para dar conta de usos mais extremos. falando em espaço interno, ele é de 128 GB, dentro da média para um aparelho intermediário em 2022. 

Um ponto sensível no Realme 9 é o processador que equipa o aparelho, já que temos por aqui o Snapdragon 680, um bom chip intermediário da Qualcomm, mas que não possui suporte ao 5G, embora ainda incipiente, as redes 5G começam a ficar disponíveis em algumas localidades das principais cidades brasileiras, com a tendência de ampliação com passar do tempo. Portanto, não será possível desfrutar das redes 5G com o Realme 9 quando a nova geração de internet móvel estiver mais difundida. 

Câmeras

O módulo de câmeras do Realme 9 é outro chamariz para o aparelho, pois entre os sensores, a lente principal é de 108 MP e que também faz uso da tecnologia de união de 9 pixels em 1 grande pixel maior que capta mais luz e gera imagens com mais informação e nitidez, aqui chamada de nona pixel plus. 

A parte traseira conta ainda com uma lente ultrawide de 12 MP e que, de acordo com outras lentes de mesma capacidade presente em outros aparelhos, trata-se de um bom sensor. Não é possível afirmar a mesma coisa da lente macro de 2 MP que é praticamente dispensável devido a baixa qualidade dos registros. 

Já a lente frontal é de 16 MP, também dentro do padrão do mercado para aparelhos intermediários em 2022, tanto com a lente principal quanto com a frontal o aparelho é capaz de gravar com resolução máxima Full HD. 

Um diferencial para entusiastas da fotografia de rua com smartphone é o modo urbano que é pensado para esse tipo de fotos, pois faz o registro em menos tempo, bastando apenas um clique e podendo ser ativado nos botões de volume, já que a foto de rua consiste em fotografar o que está acontecendo no momento e exige agilidade.

Bateria

Até o momento é possível afirmar que a tendência de bateria enormes em novos smartphones ficou em 2021, já que em 2022 a maioria dos fabricantes têm apostado em bateria de 5.000 mAh com suporte a carregamento rápido. O Realme 9 também possui bateria de 5.000 mAh e conta com carregador de 33W incluso na caixa. 

A bateria deve oferecer autonomia de um dia inteiro de uso convencional ou se precisar de uma carga no início da noite, caso o uso seja mais intenso. Já o carregador de 30W é capaz de carregar 50% da matéria em apenas 30 minutos. 

Realme 9 é bom? Preço e principais concorrentes

O Realme 9 chegou ao Brasil com valor elevado, R$3.000, mas atualmente já é possível encontrar o smartphone da Realme por cerca de R$2.300, valor mais condizente com o posicionamento do aparelho, porém existem algumas opções com especificações técnicas semelhantes, como o Galaxy A73 que também possui câmera de 108 MP e processador mais poderoso com suporte ao 5G. Na Motorola o Moto G60 é um smartphone mais robusto e também com câmera de 108 MP e bateria superior de 6.000 mAh. 

Quer receber avisos sempre que aparecer Galaxy A73?

O Realme 9 é bom e destaca-se pela câmera principal de 108 MP e desempenho capaz de agradar a maioria dos usuários devido a quantidade de RAM que pode ser amplificada, porém o bom processador que equipa o smartphone não contar com 5G já pode ser considerado uma desvantagem, uma vez que em julho de 2022 a quinta geração de internet móvel já começa a está disponível em algumas cidades, mesmo que com alcance reduzido. Se o 5G não é uma prioridade, a qualidade da câmera principal, a tela Super Amoled e boa autonomia de bateria são os pontos fortes do aparelho.


As melhores promoções de smartwatches e smartbands também estão aqui no Promobit e para economizar em suas compras confira nossos cupons exclusivos.