Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Qual o tamanho ideal para mochila de viagem?

O tamanho ideal para mochila de viagem vai depender do seu destino, do seu estilo de vida e de que tipo de passeio você pretende fazer.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

8 de mar de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Em uma viagem, seja ela de muitos ou poucos dias, utilizar a mochila certa vai garantir mais conforto e segurança, independentemente do que você escolher fazer: trilha, acampamento, mochilão ou até mesmo apenas utilizá-la para andar por aí e depois voltar ao hotel.

Para cada atividade, é recomendado um tamanho diferente de bagagem, que varia de acordo com os dias que você vai ficar fora de casa. Com o intuito de ajudar você a fazer a melhor escolha, criamos esse artigo com recomendações para encontrar o tamanho ideal de mochila de acordo com cada tipo de passeio.

Independente do tipo de viagem, se for pegar um avião e não quiser despachar a mochila, o tamanho máximo dela deve ser 50 litros.

Mochila para viagens simples

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Definimos como “viagens simples” aquelas de no máximo um fim de semana. Pode ser para a praia, para uma fazenda, com o objetivo de fazer uma trilha e até mesmo hikking (caminhada longe das cidades, para proporcionar o prazer e a prática de estar em meio a natureza).

Nestes casos, a mochila ideal é a de ataque, que pode ter entre 24 e 40 litros. Apesar de alguns modelos se assemelharem a um tipo convencional, a mochila de ataque é mais resistente, mais grossa e possui mais compartimentos e zíperes, para deixar os seus pertences mais organizados (assim você conseguirá achar facilmente os itens de higiene pessoal, óculos de sol, água e petiscos que quiser comer ao longo do caminho ou do dia).

Outra diferença é que a mochila de ataque tem alças acolchoadas e uma proteção preta nas costas com furos, que garantem mais conforto, além da respiração do local – consideração importante se você pretende caminhar por várias horas sem fazer muitas pausas.

Lembre-se que seja qual for o tipo de viagem que você escolher, é importante que a mochila de ataque tenha alças de regulagem de altura, para não sobrecarregar seus ombros e você se cansar sem necessidade.

Mochila para trekking ou mochilão

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você já andou pesquisando sobre mochilas para viagem antes de chegar ao nosso artigo, deve ter percebido que existem dois tipos de caminhada para contato com a natureza: o hikking (já citado acima) e o trekking. É importante perceber que as duas atividades têm diferentes finalidades: enquanto o hikking é uma caminhada de curta duração sem necessidade de acampamento, o trekking inclui tudo isso e significa uma travessia maior, com pernoites e paradas em locais diferentes.

Se você pretende praticar trekking, é recomendado o uso de uma mochila cargueira, assim como se for fazer um mochilão (como quando as pessoas fazem o Caminho de Santiago de Compostela ou visitam países vizinhos durante todo o mês, como ir para o Chile, para a Bolívia e para o Peru de uma só vez).

O tamanho das mochilas cargueiras pode variar entre 50 e 90 litros e a definição de qual é a ideal para você depende do seu peso. A indicação é que o mochileiro consiga armazenar tudo o que precisa para a sua viagem sem ultrapassar ⅓ do peso do seu corpo, se não pode ter problemas nas costas futuramente. Temos um artigo no blog sobre como escolher mochila de trilha que exemplifica a transformação de peso em litros para você saber qual deve adquirir.

Lembre-se que a mochila cargueira é a substituta da sua mala de viagem convencional, então ao colocar seus pertences você deve saber compactar seus objetos e organizá-los de forma a distribuir o peso para não prejudicar a sua saúde e suas costas.

Mochila ou mala de viagem para road trip?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Uma roadtrip, em tradução literal, é uma “viagem pela estrada”, geralmente de longa distância, em que se visita vários pontos turísticos de uma cidade ou de um país utilizando um carro.

Para realizá-la, você pode optar por um estilo mais “parrudo”, quando dorme em hotéis ou hostels de beira de estrada, ou com mais detalhes e planejamento específico, quando já sai de casa com as reservas feitas (conheço pessoas que fizeram quase todo o roteiro das cidades históricas de Minas Gerais e escolheram passar uma noite apenas em hotéis simples, mas com café da manhã, para depois seguir viagem).

Em ambos os casos, e inclusive em viagens internacionais curtas (mochilas com até 50 litros não precisam ser despachadas e podem ser levadas no bagageiro do avião), pode ser usada tanto a mochila quanto a mala de viagem tradicional (aquela com rodinhas e alça para apoio) para guardar os pertences de cada viajante, já que ela pode ficar no porta-malas do carro e apenas ser transportada para a acomodação contratada quando necessário.  

Optar por essa modalidade, é claro, vai depender de quantos dias será a sua viagem e do seu estilo de vida. Existem alguns pontos que você deve levar em consideração ao fazer essa escolha:

  • O modo de organização dos pertences é diferente;
  • O modo que cada uma protege nossos pertences é diferente;
  • A mobilidade é diferente.

Na mala de viagem, a organização dos pertences se dá de forma horizontal e, de certa maneira, as roupas ficam menos empilhadas e são mais fáceis de ser encontradas do que na mochila, que é montada com os objetos organizados na vertical (uma alternativa para esse quesito é colocar suas roupas na mochila em sacos de tecidos coloridos de acordo com o tipo, como um saco para camisetas, outro para calças jeans, outro para roupas íntimas, etc).

Outro ponto sobre a mala de viagem é que a proteção dela em relação à mochila é maior, porque ela tem um tecido mais forte e uma estrutura mais resistente, se tornando menos “dobrável” e menos suscetível a rasgos e furos. Porém, ao optar pela mala de viagem, tenha em mente ser um pouco mais difícil de carregá-la (não dá para colocá-la nas costas e sair andando, é preciso arrastá-la).

Seja qual a opção que você escolher, recomenda-se o uso da cargueira se quiser se aventurar na mochila e a pequena se quiser utilizar uma mala de viagem tradicional (quando falamos pequena, entende-se a menor do conjunto de três malas, que acompanha a média e a grande).

Leia também:Como escolher a melhor mala de viagem?


Agora que você já sabe qual o tamanho ideal para mochila de viagem, o que acha de dar uma olhada nas nossas promoções de passagem aérea e promoções de passagem de ônibus?