Promobit
Promobit Explica

O que observar na hora de comprar uma mochila de ataque?

Ideal para quem deseja realizar trilhas curtas ou só precisa de um acessório para um passeio mais longo durante o mochilão, conheça mais sobre a mochila de ataque.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

24 de fev de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Para quem que não está tão familiarizado com as terminologias do trekking dificilmente intuirá pelo nome o que é uma mochila de ataque. O termo ataque, quando usado por um montanhista ou adepto ao trekking, significa a realização da atividade em si, chegar ao cume ou completar a trilha. Nesse sentido, mochila de ataque se refere ao acessório utilizado apenas para realização da atividade, sem capacidade, por exemplo, para carregar equipamentos para acampar.

O acessório, que tem a vantagem de ser coringa para uso no dia a dia, é indispensável para quem gosta de praticar atividades ao ar livre que exigem passar o dia todo em meio à natureza. A mochila de ataque também é ideal para quem irá realizar apenas um caminho até uma paisagem paradisíaca e pretende passar o dia todo ou muitas horas no local.

Características da mochila de ataque

A mochila de ataque é a menor entre as mochilas para trilha, tendo entre 10 a 40 litros de capacidade de carga total. Diferente de modelos mais robustos, ela não conta com uma estrutura em alumínio, o que a torna mais leve e facilita ainda mais a prática da atividade. Além disso, a mochila de ataque possui um número limitado de tiras e ajustes e a maioria dos modelos encontrados não contam com barrigueira.

Visualmente, ela é muito parecida com uma mochila normal, no entanto, ela é bem mais resistente e possui mais opções de ajustes e compartimentos internos para guardar tudo que irá precisar durante a trilha, como óculos de sol, protetor solar, mapa, uma muda de roupa, água e até um lanchinho.

Outro diferencial é o modelo contar com um painel nas costas, que garante maior sustentação para a coluna e permite que a região possa respirar com mais facilidade – apesar desse item não estar incluído em todos os modelos.

mochila-trilha-casual

Mochila de ataque acoplada à cargueira

Ao procurar por opções de mochila para trilha é bem comum encontrar mochilas cargueiras com mochila de ataque acoplada. Isso significa que o modelo possui uma bolsa fixada a ela que pode ser removida e utilizada de forma independente em atividades que não necessitam do modelo mais parrudo.

Essa opção é muito interessante para mochileiros que pretendem passar uma boa temporada na estrada. Isso porque é possível usar a cargueira para carregar todas as suas coisas durante a viagem e o modelo de ataque para realizar passeio e atividades no dia a dia.

Como comprar mochila de ataque?

Qualidade do material e ajustes possíveis devem ser os principais pontos a serem analisados na hora de comprar sua mochila de ataque. Outros detalhes que fazem diferença são o painel nas costas e reservatório de água, que apesar de não serem nativos em todos os modelos, fazem bastante diferença no dia a dia.

Conforto ao utilizar a mochila de ataque é mais do que um diferencial, é um pré-requisito. Se ao colocá-la nas costas sentir que ela poderá incomodá-lo de qualquer forma, você não deve comprá-la.

Para quem for comprar online e não puder experimentá-la, a dica é aproveitar o Direito de Arrependimento, que permite devolver qualquer produto comprado pela internet em até sete dias. Com isso, caso coloque-a nas costas e não sinta conforto, a devolva sem hesitar. Claro, para não ter que repetir esse processo diversas vezes, o que implicará o pagamento do frete de volta, pesquise ao máximo sobre o produto.

Você pode utilizar o fórum do Promobit para dividir sua dúvida com a comunidade ou pedir dicas de quem já comprou produtos parecidos.


Para economizar na hora de comprar o modelo de ataque, baixe o nosso app de descontos e garanta as melhores promoções de mochila e cupons de desconto da internet.