Campanha Super Deals - Aliexpress
Comparativos

Kindle ou tablet: qual o melhor aparelho para leitura?

Embora sejam fabricados para objetivos diferentes, ainda é possível ler em Kindle ou tablet. Descubra qual a melhor opção para você.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

25 de set de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Os livros digitais estão ganhando cada vez mais espaço, seja porque são mais baratos ou porque não fazem peso e espaço nas mochilas, principalmente se forem um calhamaço. Mas, para lê-los, é preciso ter um aparelho leitor específico, que pode ser o Kobo, Lev, Kindle ou tablet (sendo que esse último não foi fabricado para esse meio, mas é uma alternativa). 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Tablets da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Na hora de escolher o aparelho, pode ser mais complicado saber qual o melhor, mas estamos aqui para elucidar essas dúvidas! Já fizemos um artigo comparando Kindle ou Lev, mas chegou a hora de colocar na mesa qual o mais adequado entre a disputa: Kindle ou tablet: qual o melhor aparelho para leitura? 

Considere a usabilidade de cada um 

tablet

O primeiro ponto que você tem que perceber ao escolher entre Kindle ou tablet é que eles não foram fabricados para a mesma função. Enquanto o Kindle possui funcionalidades específicas para melhorar apenas a experiência de leitura de textos, os tablets ainda são úteis para: 

  • Acessar a internet e responder e-mails; 
  • Jogar e acessar redes sociais por meio de aplicativos Android ou iOS;
  • Gravar e assistir à vídeos do Youtube ou que estejam em um HD externo, por exemplo; 
  • Tirar fotos, mesmo que esse não seja o melhor aparelho para isso; 
  • Ouvir músicas, também por meio de aplicativos; 

Essas características, junto com os próximos tópicos do nosso artigo, vão definir e muito qual a melhor opção em custo benefício. E, ainda, os tablets possuem outras características que são importantes e afetam justamente a experiência de leitura de um livro ou quadrinho: 

  • Conseguem ler fotos, capas e histórias em quadrinhos de forma colorida, o que não acontece com o Kindle, que só lê arquivos em preto e branco; 
  • Com um tablet, dá para grifar textos de cores diferentes para estudar, dependendo do aplicativo que você usar para isso, como o Foxit PDF Mobile; 

E quais são os pontos positivos do Kindle para leitura? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como o Kindle é um aparelho voltado para leitura de livros, ele tem funcionalidades mais específicas para isso e que garantem mais conforto durante a leitura. São elas: 

  • Tela e-ink, o maior diferencial do leitor, porque conta apenas com luz ambiente e pigmentos brancos e pretos para “escrever o livro na tela”, diferentemente dos dispositivos eletrônicos, que precisam emitir luz e brilho para isso; 
  • Peso muito menor do que um tablet, que fica em torno de 400 gramas (o Kindle pesa aproximadamente 160 gramas); 
  • Capacidade de destacar frases preferidas e importantes para ler depois, em um menu simples, sem precisar folhear o livro novamente (apesar de a única cor disponível para isso ser a cinza); 
  • Capacidade de fazer comentários nas frases destacadas para marcar impressões de leitura ou informações importantes; 
  • Busca do significado das palavras em dicionários e Wikipédia, ao clicar e segurar em cima delas; 
  • Modelos à prova d’água: alguns modelos de Kindle, como o Paperwhite e o Oasis, são à prova d’água, o que significa que podem ficar submersos por até uma hora em 2 metros de profundidade de água doce.
  • Duração de bateria muito maior do que a de um tablet (o Kindle consegue ficar mais de uma semana funcionando sem ser carregado novamente, dependendo do tamanho de fonte que você usa para ler); 

Dica: para fazer a bateria do seu Kindle durar mais ainda, tente optar por uma fonte um pouco menor para ler os textos. Isso vai fazer com que você tenha que passar a página menos vezes (com um clique) e, consequentemente, economizar bateria. 

Capacidade de armazenamento

Pode parecer sacanagem comparar a capacidade de armazenamento de um tablet com o Kindle, porque enquanto os leitores de livros digitais com melhor custo benefício possuem 32G de armazenamento, os tablets intermediários conseguem expandir seu espaço para que ele seja de até 1TB. 

Porém, não se preocupe, porque 32G é muito espaço para livro! É possível ter na biblioteca até 3 mil títulos sem prejudicar o armazenamento interno. Além disso, lembre-se que no tablet você provavelmente vai ter que ter espaço para outros aplicativos de uso pessoal, o que não acontece no Kindle. 

Conexões e formatos 

Aparelhos Kindle conseguem ler textos em formatos como PDF, TXT, DOC e até HTML. Eles têm uma entrada USB que serve para dar carga no aparelho, além de conexão wi-fi. Para passar arquivos que não estejam na sua biblioteca da Amazon para o leitor, é só mandá-los do seu e-mail pessoal para o seu e-mail kindle, que deve ser algo parecido com “nome.sobrenome@kindle.com”. 

Já os tablets, além de conexão wi-fi e armazenamento, contam com conexão 4G e Bluetooth. 

Compare o preço 

Novamente, vamos comparar um tablet intermediário com o preço de um Kindle com bom custo benefício. Aqui no Promobit, um Kindle Paperwhite de tela 6”, 32GB de armazenamento, Wi-Fi, luz embutida e à prova d’água, apareceu há três meses por R$472,87

Já um tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite, com 64GB de armazenamento, tela de 10,4”, 4G, Wi-Fi, caneta própria e capa, apareceu há um mês por R$2020,68

Afinal, qual o melhor aparelho para leitura: Kindle ou tablet? 

kindle ereader de ebooks

Exclusivamente para leitura, o melhor aparelho é o Kindle, principalmente para quem usa óculos, porque ele é mais confortável e não cansa a vista, juntamente com o preço mais em conta e o espaço interno bem grande para os arquivos. Além disso, com o aparelho consegue ler tranquilamente textos da faculdade. 

Agora, se você prefere ler quadrinhos, costuma interpretar gráficos e precisa de um aparelho tanto para ler quanto para estudar, nós recomendamos um tablet. Inclusive, temos um texto completo com indicações de melhores tablets para estudantes. Para se aprofundar no assunto, você também pode conferir nosso texto sobre como escolher o melhor tablet para estudantes

Dica: se você comprar um Kindle ou baixar o aplicativo no seu celular, poderá aproveitar diversas promoções de livros online grátis


Agora que você já sabe escolher entre Kindle ou tablet, aproveite nossas promoções de e-readers e promoções de tablets para encontrar o melhor para você! Use um cupom Submarino para economizar ainda mais!