top amazon primeday
Comparativos

Kindle ou tablet: qual o melhor aparelho para leitura?

Embora sejam fabricados para objetivos diferentes, ainda é possível ler em Kindle ou tablet. Descubra qual a melhor opção para você.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

25 de jun de 2024

0 comentários

Kindle ou tablet? A dúvida é constante na hora de fazer a escolha entre qual dispositivo é mais indicado para leitura e como os e-book já estão bem consolidados sempre bate a dúvida sobre valer a pena ter um dispositivo apenas para leitura ou adquirir um tablet que irá proporcionar outras usabilidades. Confira nosso comparativo e descubra qual faz mais sentido de acordo com suas prioridades, mas antes, confira nossa lista de melhores Kindles:

Melhor Kindle para comprar em 2024

Kindle 11° GeraçãoKindle mais baratoAmazon
Kindle Paperwhite Signature EditionMelhor Kindle custo-benefícioAmazon
Kindle Paperwhite 11º GeraçãoKindle com tela grande e bom preçoAmazon
Kindle Oasis Melhor kindle Amazon

Kindle ou tablet: o que esperar (e o que não) de cada um deles

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Primeiro ponto a se considerar é que estamos comparando produtos de categorias diferentes pois enquanto o tablet é versátil e apresenta uma série de usabilidades para diferentes objetivos que vão do entretenimento como streaming de música e vídeos, jogos e também leitura, mas não só, pois um bom tablet também é muito útil pra uso comunicação por meio de chamadas de vídeo, edição audiovisual para o vídeos, textos, apresentações, etc. Confira algumas das principais possibilidades de uso de um tablet

  • Entretenimento: streaming de música, séries e filmes, leitura de livros digitais, jogos
  • Uso educacional: aulas online, anotações, conteúdos em ebooks e PDF
  • Uso profissional: edição de textos, planilhas, apresentações, e-mail, aplicativos para edição de fotos e vídeos, aplicativos para designer

Já um Kindle é o mais conhecido dispositivo para leitura digital e o fato de ser um  aparelho para um uso específico faz do Kindle pouco versátil, mas muito eficaz na sua proposta de leitura de livros digitais. Confira os principais funções de um Kindle:

  • Portabilidade: O Kindle é leve e compacto, permitindo que os usuários carreguem uma vasta biblioteca de livros em um único dispositivo.
  • Tela de E-Ink: A tela de tinta eletrônica simula a aparência do papel impresso, reduzindo o cansaço visual e permitindo a leitura sob luz solar direta, sem reflexos.
  • Livros salvos na nuvem: os livros comprados na Amazon ficam disponíveis na nuvem, podendo ser baixados novamente a qualquer momento.
  • Leitura personalizada: ajuste de tamanho, tipo de fonte, iluminação da tela e tela de tinta eletrônica que simula a aparência do papel impresso
  • Funções adicionais: dicionário integrado, tradução de textos em outros idiomas, função de anotações e marcação. 

Logo, é possível perceber que o Kindle possui uma série de características que priorizam a experiência de ler em uma tela, mas também existem outros pontos 

Pontos importantes para escolher entre Kindle ou tablet

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Observando as usabilidades acima é possível perceber que o Kindle possui uma ´série de características que priorizam a experiência de ler em uma tela, mas também existem outros pontos a considerar 

Capacidade de armazenamento

O impulso é achar que um tablet não é páreo aos tablets no quesito armazenamento, já que muitos tablets podem chegar a 1 TB de espaço interno enquanto  , enquanto Kindle não ultrapassa os 32 GB. Porém, o espaço de armazenamento de um Kindle é o suficiente para armazenar muitos livros digitais, sem contar que muito do espaço de armazenamento de um tablet será ocupado também por uma série de outros arquivos e aplicativos. 

Conexões e formatos 

Aparelhos Kindle conseguem ler textos em formatos como PDF, TXT, DOC e até HTML. Eles têm uma entrada USB que serve para dar carga no aparelho, além de conexão wi-fi. Para passar arquivos que não estejam na sua biblioteca da Amazon para o leitor, é só mandá-los do seu e-mail pessoal para o seu e-mail kindle, que deve ser algo parecido com “nome.sobrenome@kindle.com”. 

Já os tablets, além de conexão wi-fi e armazenamento, contam com conexão 4G e Bluetooth. 

Compare o preço 

Novamente, vamos comparar um tablet intermediário com o preço de um Kindle com bom custo benefício. Aqui no Promobit, um Kindle Paperwhite de tela 6”, 16GB de armazenamento, Wi-Fi, luz embutida e à prova d’água custa média R$799. Já um tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite, com 64GB de armazenamento, tela de 10,4”, 4G, Wi-Fi, pode ser encontrado com preço médio de R$1.800. 

Kindle ou tablet: qual melhor para leitura?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Kindle paperwhite é a prova d’água

Como é possível perceber, se o intuito for exclusivamente ou principalmente para leitura, opte por um dispositivo desenvolvido para tal finalidade, no caso o Kindle já que ele proporciona uma leitura mais confortável graças à tecnologia de tela, recursos pensados para consumo de e-books, espaço interno suficiente e preço mais barato. 

No quesito leitura o tablet leva vantagem apenas pela tela colorida que também reproduz mais cores, sendo uma experiência mais completa para quadrinhos. Se a leitura é apenas uma das atividades que pretende fazer com seu novo dispositivo ou não é a prioridade, certamente o tablet é a melhor opção por ser muito mais versátil. 


Agora que você já sabe escolher entre Kindle ou tablet, aproveite nossas promoções de e-readers e promoções de tablets para encontrar o melhor para você! Use um cupom Submarino para economizar ainda mais!