Melhores

Melhores mesas digitalizadoras para comprar em 2024

Analisamos as cinco melhores mesas digitalizadoras para comprar em 2024 para quem deseja se aprofundar no mundo das artes gráficas

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

21 de jan de 2024

0 comentários

Compartilhe:

As mesas digitalizadoras se estabeleceram como ferramentas singulares que unem a produtividade digital com a expressão artística, expandindo o uso tradicional do lápis e papel e transformando a forma como designers, ilustradores, tatuadores, fotógrafos, arquitetos, artistas e profissionais da área gráfica em geral trabalham, além de também ser uma forma para entusiastas e iniciantes praticarem e aprenderem sobre artes e ilustrações digitais. Logo, pensando em englobar diferentes perfis e formas de uso, elencamos 5 modelos que podem ser consideradas as melhores mesas digitalizadoras para comprar em 2024. 

Melhores mesas digitalizadoras

Confira os preços

Wacom Intuos CTL6100Opção custo-benefício 
XP-Pen Artist 15.6 ProModelo completo em recursos
Huion H420XMesa de entrada para iniciantes
Wacom Intuos Pro L PTH860Design compacto
XP-Pen Deco 03Mesa versátil 

Wacom Intuos CTL6100

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Abrimos a lista com um modelo bastante equilibrado, que pode servir tanto para usuários experientes quanto iniciantes, principalmente por possuir uma boa relação custo-benefício. A CTL6100 da Wacom é um modelo resistente, fino e sofisticado, com uma boa área de uso mas sem ocupar tanto espaço, possibilitando uma maior praticidade tanto para usá-lo quanto para transportá-lo. Por se tratar de um modelo com preço mais em conta, essa mesa não possui tela, mas seus recursos de forma geral permitem uma boa usabilidade. 

Sua resolução é de 2540 LPI, e possui 4.096 níveis de pressão. Ela é compatível com Windows e Mac, tem 5 botões personalizáveis e se destaca como uma opção versátil para os mais variados tipos de ilustrações. 

  • Área de contato: 21,6 x 13,5 cm
  • Níveis de pressão: 4096 níveis
  • Resolução: 2540 LPI

Compre agora a CTL6100 na Amazon

XP-Pen Artist 15.6 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para quem busca uma mesa digitalizadora premium, completa em recursos e de fácil usabilidade, a XP-Pen Artist 15.6 Pro emerge entre as melhores mesas digitalizadoras para profissionais. Com resolução de 5080 LPI e mais de 8 mil níveis de pressão, esse modelo conta com 8 botões e uma roda, que contribuem para uso suave, ainda que bastante preciso e personalizável de acordo com as necessidades e gostos do usuário. 

O 15.6 presente no nome do modelo está relacionado a sua tela touchscreen com resolução de 1920×1080, que somado a sua caneta leve e de alta precisão, resulta em traços mais extensos e que podem ser visualizados de uma forma mais ampla. Essa mesa da XP-Pen também é compatível com Windows e Mac, possui conectividade USB e HDMI e é a melhor mesa digitalizadora para quem busca um modelo completo e de alto rendimento. 

  • Área de contato: 34,4 x 19,3 cm
  • Níveis de pressão: 8192 níveis
  • Resolução: 5080 LPI

Compre agora a 15.6 pro na Amazon

Huion H420X

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já para quem busca um modelo de entrada, principalmente voltado a iniciantes, a Huion H420X se destaca como a opção mais barata entre as melhores mesas digitalizadoras atualmente. Ela possui uma área de contato relativamente pequena, sendo uma mesa compacta e fácil de guardar, mas que proporciona uma utilização muito prática com sua caneta Stylus, que tem em sua lateral dois botões com funções customizáveis. 

Outro grande ponto de destaque dessa mesa é sua compatibilidade com diferentes tipos de softwares, fazendo dela um modelo altamente versátil. Windows, Mac, Linux e Android são os sistema operacionais que ela comporta, além de também ter suporte aos mais diversos programas de editoração e aplicativos gráficos, também podendo ser utilizada para anotações em programas de edição de texto e em jogos de ritmo como OSU. E tudo isso sendo um modelo “plug and play”, não sendo necessário a instalação de drivers ou softwares extras. 

  • Área de contato: 10,6 x 6,6 cm 
  • Níveis de pressão: 8192 níveis
  • Resolução: 5080 LPI

Compre agora a H420X na Amazon

Wacom Intuos Pro L PTH860

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Praticidade e precisão são as características que definem a Intuos Pro L PTH860. Apesar de seu preço elevado, ela é uma mesa digitalizadora fina e compacta, que possui 8 botões personalizados e um touch ring que propicia o controle da rotação da tela, tamanho de pincel e outras funções. Este modelo da Wacom é acompanhado da caneta Wacom Pro 2, que se diferencia por prover o máximo de controle para o usuário, equilibrando precisão com sensibilidade e reconhecimento de inclinação. 

Por fim, a PTH860 não possui tela, é compatível com Windows e Mac e conta com conectividade Bluetooth e USB. É um modelo voltado a usuários que buscam um meio termo entre eficiência, desempenho e usabilidade prática e ampla em um modelo relativamente menor. 

  • Área de contato: 22,4 x 14,8 cm
  • Níveis de pressão: 8192 níveis
  • Resolução: 5080 LPI

Compre agora a Pro L PTH860 na Amazon

XP-Pen Deco 03

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Fechamos a lista das melhores mesas digitalizadoras de 2024 com um modelo versátil para profissionais com usos mais abrangentes. A XP-Pen Deco 03 possui compatibilidade com os principais softwares de ilustração e design, e se sobressai pela portabilidade, não sendo necessário um grande espaço para utilizá-la e podendo ser conectada a smartphones e tablets para um uso mais direto. Sua caneta P05 mescla leveza com precisão, que torna o uso da mesa bem agradável de forma geral, junto aos seus 6 botões personalizáveis e um dial knob para controle de zoom. 

A Deco 03 possui conexão com e sem fio, incluindo uma porta USB-C, suporte para macOS X à partir da versão 10.10, e para Windows 7, 8 e 10. A junção de versatilidade com um bom custo benefício faz desta mesa da XP-Pen uma ótima opção para várias aplicações. 

  • Área de contato: 25,4 x 15,9 cm
  • Níveis de pressão: 8192 níveis
  • Resolução: 5080 LPI

Compre agora a Deco 03 na Amazon

Informações importantes para a escolha

É importante destacar a resolução e o nível de pressão das mesas digitalizadoras, pois são características importantes para se observar na hora da decisão de compra. A resolução é medida em LPI (linhas por polegadas) e significa que quanto maior o valor, mais exato ficará o desenho feito nela. A recomendação mínima é de 2048 LPI. Já o nível de pressão é referente ao valor que a caneta que acompanha as mesas digitalizadoras consegue atingir, indicando a intensidade e a capacidade do aparelho de ler e reproduzir os diferentes traços. Quanto mais níveis de pressão a caneta tiver, mais facilmente conseguirá reconhecer e reproduzir traços mais finos ou de menor intensidade. A área de contato da mesa significa a área por onde a caneta irá percorrer, ou seja, a área em que o traço vai ser reconhecido pela mesa e realmente digitalizado.


O Promobit reune as melhores promoções em hardware e periféricos da internet, e você pode economizar ainda mais utilizando os cupons de desconto KaBuM