Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Qual é a diferença entre PIMA, SUPIMA e algodão tradicional?

Explicamos a diferença entre PIMA, SUPIMA e algodão tradicional para você descobrir qual é o melhor para suas roupas e itens de enxoval.

Avatar do membro Luiza Lamas

Luiza Lamas

7 de jul de 2020

0 comentários

Compartilhe:

O algodão é um dos tecidos queridinhos das pessoas por ser mais fresco e respirável que o poliéster, o que também o torna mais confortável. Mas você sabia que existem tipos de algodão diferentes? Eles podem ser o tradicional, o chamado PIMA ou SUPIMA e ainda o egípcio, mas esse último deixaremos para outro artigo. Agora, você vai descobrir qual é a diferença entre PIMA, SUPIMA e algodão tradicional para saber escolher qual é o melhor para suas roupas e itens de enxoval, como jogos de cama

O algodão, nosso velho conhecido 

Roupas

Quase todo mundo sabe que o algodão é um velho conhecido do Brasil. Nós somos o quarto maior produtor mundial da fibra e segundo maior exportador. Ele é um item muito versátil, utilizado na indústria de tecidos para roupas, almofadas e outros itens e também para a produção de óleos, por exemplo. 

Basicamente, se pensarmos na estrutura da planta, a parte que usamos para a indústria do vestuário seria a “flor”, a parte branca e fibrosa que envolve as sementes (utilizadas para a produção do óleo que mencionamos acima). Ela se dá melhor em regiões tropicais e subtropicais e, obviamente, em diferentes países, como no próprio Brasil, no Peru, Estados Unidos, Índia, entre outros. 

Como características principais do algodão quando já transformado em tecido nós temos:

  • Tecido respirável, suave e confortável; 
  • Tecido hipoalergênico (baixa chance de provocar reações alérgicas em quem vai usá-lo); 
  • É mais absorvente que outros tipos de tecido, seja quando falamos do suor ou de água comum utilizada na limpeza, por exemplo; 
  • Pode ser misturado com outros tipos de tecido. 

PIMA é um tipo de algodão 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pois bem, dentro dessa definição geral de algodão que colocamos acima, existe um outro tipo de algodão, chamado PIMA. Ele é mais resistente do que o algodão tradicional e tem mais qualidade, apesar de ser mais caro. As fibras dele são mais longas e finas do que as do algodão comum, o que significa que precisam de menos emendas. Além disso, esse algodão é mais leve, mais macio e tem caimento mais fluido e solto do que o tradicional. 

Bastante produzido no Peru, sua cor também é branca, mas mais voltada para o creme e, dentre as vantagens dele é que pode ser lavado na máquina de lavar e não cria bolinhas. Ele também pode ser chamado de SUPIMA, mas a razão disso vem a seguir. 

SUPIMA é uma ONG dos Estados Unidos 

Supima é o nome de uma organização sem fins lucrativos dos EUA, cujo objetivo é promover o uso do algodão chamado PIMA produzido pelo país. Essa organização foi fundada em 1954 e busca compartilhar ainda mais o uso desse tipo de fibra no mundo todo. Se você ouvir chamar o algodão PIMA de SUPIMA, saiba que é o mesmo tipo de fibra, pois segundo a marca, a palavra viria da junção de superior e pima, a fibra. 


Agora que você já sabe a diferença entre PIMA, SUPIMA e algodão tradicional, dê uma olhada nas nossas promoções de roupas masculinas e promoções de roupas femininas para encontrar a melhor para você! Use um cupom Americanas para pagar ainda mais barato!