Guias de Compra

Promobit 10 anos: os melhores smartphones da década

Relembre aparelhos marcantes dos últimos dez anos e confira como o mercado de smartphones mudou.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

19 de set de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Muita coisa mudou nos smartphones ao longo de 10 anos, seja a tecnologia e tamanho das telas, quantidade e qualidade das câmeras, autonomia de bateria e entre outras especificações. Como em 2023 o Promobit completa 10 anos de vida, compartilhando centenas de ofertas diariamente, inclusive de smartphones, quais seriam os melhores celulares de cada ano ao longo da última década?  Relembre aparelhos antigos que deixaram saudades em nossa lista. 

Como a ideia é relembrar aparelhos antigos que já fizeram muito sucesso, optamos por escolher um smartphone por ano da última década levando em conta critérios como a análise da crítica especializada no ano em que foram lançados, o impacto para gerações posteriores.

Mas antes, aproveite o super sorteio de aniversário do Promobit e concorra a um iPhone 14 Pro Max, Playstation 5, TV Samsung 4k  e mais. Faça seu cadastro no Sorteio de 10 anos do Promobit e participe. 

2023: disputa aberta

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Como 2023 ainda não acabou, optamos por não definir qual é o melhor celular do ano. Porém, já podemos apontar os fortes concorrentes até o momento. A começar pelo Galaxy S23 Ultra que manteve o que manteve a grande capacidade de poder de fogo, aliada à apresentação da S-Pen e do conjunto de câmeras de ótima qualidade com 200 MP.

Do lado da Apple temos o  iPhone 15 Pro Max que foi anunciado em setembro de 2023 e deve monopolizar o tema de melhores celulares nos próximos 12 meses. 

Compre agora o Galaxy S23 Ultra na Amazon

2022: iPhone 14 Pro Max

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Embora tenha frustrado os entusiastas em tecnologia em seu lançamento em setembro de 2022, o iPhone 14 Pro Max mostrou-se um smartphone bastante sólido e com mudanças pequenas, porém muito bem- vindas. Foi no iPhone 14 Pro e Pro Max que finalmente os usuários da Apple passaram a contar com tela com taxa de atualização de 120 hz e o Dynamic Island, recurso de notificação na tela ao redor do notch que abriga a câmera frontal.   

Outra evolução considerável foi a câmera principal que passou a contar com sensor de 48 MP, maior tamanho de sensor em uma câmera de iPhone até então. 

Compre agora iPhone 14 Pro Max na Amazon

2021: Galaxy S21 Ultra

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para os fãs da linha Galaxy Note, o ano de 2021 foi decepcionante por marcar o encerramento da linha, pelo menos até agora. No ano de 2021 a Samsung terminou o Galaxy S21 Ultra que além de contar com o visual mais reto que é característico do Galaxy Note, também foi o primeiro a contar com suporte a caneta S-pen, contando com todas as funcionalidades presentes nos aparelhos Galaxy Note. Apesar da caneta ter sido vendida separadamente no S21 Ultra e do aparelho não contar com compartimento para guardar o acessório, o incremento foi bem vindo ao smartphone que também possui câmera principal de 108 MP, gravação de vídeos em 4K e tela Super Amoled de 120 Hz.

2020: iPhone 12 Pro Max 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ainda na alternância entre Apple e Samsung entre o melhor aparelho de cada ano no mercado brasileiro, o iPhone 12 pro Max trouxe, até aquele momento, a maior tela em um iPhone, com 6,7 polegadas, OLED, mas ainda com 60 Hz. O aparelho velho junto com o lançamento do magsafe, carregador com fixação magnética e já com suporte às redes 5G quando a tecnologia ainda nem estava disponível no Brasil. 

Compre agora o iPhone 12  na Amazon

2019: Galaxy S10 Plus

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em 2019 a Samsung ainda não havia criado os aparelhos Ultra para a linha Galaxy S, cabendo ao S10 Plus a alcunha de melhor celular Samsung do ano. O aparelho foi lançado com grande ênfase em suas câmeras, seja no funcionamento ou na quantidade de lentes. O modelo possui câmera frontal dupla para selfies mais abertas ou mais amplas, enquanto na traseira, o aparelho contava com três câmeras de respeito, sendo a principal de 16 MP com abertura variável, ultrawide de 12 MP e câmera zoom também com 12 MP.  

2018: Galaxy Note 9

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Poucos aparelhos foram tão unanimidades em seus anos de lançamento quanto o Galaxy Note 9 que trouxe uma ficha técnica bastante completa, indo da tela de alta qualidade com painel Super Amoled e resolução Full HD+, passando pela construção premium feito em vidro com alumínio nas laterais e certificação IP68. Já a famosa caneta S-Pen na versão do Galaxy Note 9 trouxe algumas funções a mais por ser bluetooth, como usar o acessório como controle remoto para o aplicativo de câmera e apresentação de slides. 

2017: iPhone X

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Para comemorar 10 anos de existência do primeiro iPhone, a Apple lançou em 2017 o iPhone X, aparelho que trouxe mudanças no design e novos recursos. O corpo do aparelho feito majoritariamente em vidro ajudou a estabelecer o material como tendência nos aparelhos premium,  assim como reconhecimento facial que pela primeira vez foi implementado nos smartphones da Apple que ainda contava com certificação IP67 contra água e poeira. 

2016: Galaxy S7 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não é de hoje que os fabricantes procuram aumentar a bateria dos dispositivos e em 2016 o Galaxy S7 diferenciou-se por trazer uma maior autonomia de bateria graças aos 3000 mAh. O aparelho trouxe ainda tela Super Amoled de 5,1 polegadas e resolução Full HD+. Com traseira em vidro e laterais em metal, o aparelho premium também contava com certificação IP68 e câmera única na traseira de 12 MP. 

2015: Xperia Z3+

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A Sony já teve uma presença maior no Brasil e, além do Playstation 5, a fabricante japonesa também já comercializou oficialmente em terras brasileiras fones de ouvido, TVs e smartphones. Entre eles, o Xperia Z3+, um aparelho topo de linha para a época com design elegante, muito desempenho com processador Snapdragon da linha 800, no caso o Snapdragon 810. Já o conjunto de câmeras é composto por lente principal de 20 MP e frontal de 5 MP. 

2014: Galaxy Note 4

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Pelo olhar de hoje, as especificações do Galaxy Note 4 podem até não impressionar, mas para o ano de 2014, um smartphone com 32 GB de espaço interno e caneta S-Pen era um baita diferencial. Com tela grande para os padrões da época, às 5,7 polegadas do Galaxy Note 4 colocam o aparelho na categoria dos “phabets”, aparelhos que eram o meio do caminho entre os smartphones e os tablets. Hoje ele seria um smartphone com tela pequena. 

2013: iPhone 5s

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Não é de hoje que a Apple pouco inova entre as gerações, pois o iphone 5s, aparelho que consideramos como o melhor de 2013 não mudou muito em relação ao iphone 5 de 2012. Visualmente não havia diferença, mas o botão home com sensor integrado para desbloqueio por digital foi a grande novidade. O modelo da Apple vendeu 164,5 milhões de unidades em todo o mundo. 


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de fones de ouvido e pode economizar ainda mais aproveitando algum cupom de desconto.