Campanha Super Deals - Aliexpress
Guia de compras

Processador octa-core é bom para todos os perfis de pessoas?

Processadores com oito núcleos são eficazes na execução de várias funções simultâneas.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

12 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Na hora de escolher um processador uma das características que se deve perceber nele é a quantidade de núcleos. Embora esse não seja o único fator determinante muitas pessoas buscam chips com a maior quantidade possível. Dentro dessa lógica, será que um processador de oito núcleos é sempre melhor que um de quatro núcleos? Saiba se o processador octa-core é bom e se vale a pena pagar mais caro por ele. 

O que é um processador octa-core

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Processador octa-core Intel Core i9-9900

O core que encontramos descrito nos processadores pode ser definido com um núcleo físico do processador e no octa-core, temos oito núcleos. De forma simplificada, os núcleos funcionam como centrais que concentram as demandas a serem feitas pelo processador. Um processador com mais núcleos é capaz de fazer a fila de demandas andar mais rápido e é por isso que, normalmente, processadores com menos núcleos são mais lentos, pois a “divisão de tarefas” é menor entre os núcleos.

Entre os processadores, mesmo aqueles com oito núcleos, os núcleos trabalham de forma independente, logo a capacidade de um processador, em clock (ciclos por segundo executados pela CPU e calculados em Ghz), não deve ser feita somando o clock de cada núcleo, mas observando o clock médio e o máximo de clock do núcleo principal.

Vantagens do processador octa-core 

Como podemos supor, um processador octa-core é capaz de executar mais tarefas simultâneas e está menos propenso a ficar sobrecarregado. E para assimilar a capacidade dos processadores precisamos entender a importância dos Threads. A tradução literal para threads em português é fio ou linha e o significado ajuda a entender como o thread funciona já que os threads executam funções a todo momento e são “linhas de trabalho” que passam por um núcleo do processador.

Quem já observou as especificações dos processadores já deve ter percebido que o número de threads costuma ser o dobro do número de núcleos, o chamado Hyper Threading dos processadores da Intel ou Simultaneous Multithreading nas CPUs da AMD que consiste em acrescentar dois threads por núcleo fazendo com o que o núcleo suporte até duas linhas de comando simultaneamente. 

O que um processador com mais núcleos consegue?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Processador octa-core Ryzen 7 5800X

Claro que apenas o processador não é suficiente para fazer com que a máquina em que está inserido rode de tudo com o máximo de rapidez e desempenho. Mas os computadores com especificações condizentes a um processador octa-core são indicados para quem busca ótimo desempenho em jogos pesados ou softwares gráficos com a melhor produtividade. 

Vale lembrar que tal capacidade só é possível se o processador estiver  acompanhado de uma boa placa de vídeo dedicada, memória RAM rápida e com boa quantidade, sistema de refrigeração competente, entre outras especificações. Outro aspecto para se atentar é que um clock maior em um processador quad-core pode ser mais rápido do que um processador octa-core com clock inferior.

Afinal, processador octa-core é bom? 

Seja Intel ou AMD, processador octa-core é bom por sua capacidade de processar várias demandas ao mesmo tempo, ideal para quem precisa de produtividade alta em rotina profissional com software para trabalho gráfico e edição de fotos e vídeos. Os processadores octa-core também estão presentes em grande quantidade nos computadores para jogos. 

Entretanto o preço do processador individualmente e das máquinas equipadas com processadores octa-core possuem preço mais alto e nem sempre essa capacidade é necessária para quem pode ter suas demandas supridas por um processador de quatro núcleos que já possui mais de um thread por núcleo. 


As melhores promoções de antigos de informática estão aqui no Promobit. De teclados e mouses a placas de vídeo sua compra pode ficar ainda mais barata com o cupom Kabum.