Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Guia de compras

Processador Celeron é bom? Linha da Intel equipa máquinas mais baratas

Processador Celeron possuem como principal virtude baratear as máquinas que equipam.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

29 de ago de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Os processadores Celeron são os chips mais básicos da Intel e que equipam desktops e notebooks de entrada. Como o preço das máquinas com chip Celeron costuma ser mais barato é comum que o consumidor fique em dúvida se o processador Celeron é bom. O fato é que não é possível esperar que sua máquina com celeron rode programas muito pesados, como games de alta capacidade gráfica, mas calibradas as expectativas o processador Celeron pode ser útil.

Compre agora processador Intel Celeron G5900 3.40GHz  na Amazon

Um computador com Celeron é para uso básico

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Samsung Flash é equipado com processador Celeron

O grande problema da fama dos chips Celeron é que eles equipam máquinas mais básicas, para usos extremamente simples, porém muitas vezes o usuário pesquisa desktops e notebooks apenas pelo preço, sem levar em consideração a capacidade do processador que equipa a máquina.

Os atuais processadores Celeron podem ter 2 ou 4 núcleos e Clock médio abaixo dos 2 GHz, ou seja, são chips para desempenho pouco exigentes, como pacote Office, navegação na internet, usar e-mail, assistir vídeos. Prova disso é que embora os chips Celeron suportam memórias RAM de até 8 GB, a maioria das máquinas com Celeron contam com RAM de 4GB.

Outra evidência da proposta inicial dos chips Celeron é abrir mão de especificações poderosas para cortar custos, os notebooks com Celeron quase sempre possuem também telas com resolução apenas HD.

Caso a sua necessidade em notebooks seja uso básico, como para estudos ou rotina de escritório e a prioridade máxima seja pagar menos, alguns notebooks Celeron podem ser úteis caso estejam mais baratos que opções semelhantes com Core i3 ou Ryzen 3. O Samsung Flash F30 destaca-se pelo teclado confortável de usar e memória Flash que é mais rápida que o HD e pode dar mais fôlego ao Celeron.

Outro outro modelo com o processador básico da Intel e que não corta tantos custos em sua construção é o Lenovo IdeaPad 3i, linha sucessória do IdeaPad S145, que conta com tampa em metal escovado e bom espaço de tela, graças as suas bordas mais estreitas.

Compre agora o processador Intel Celeron G5925 3.6GHZ na Amazon

Afinal, o processador Celeron é bom?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Conforme explicado no início, o veredito sobre o chip Celeron precisa ser feito baseado na proposta de criação do processador. Quem busca um pouco mais de desempenho para jogar, multitarefa extremo e que fique mais tempo rodando o sistema operacional de forma fluida deve descartar o Celeron.

Máquinas com Celeron são para usos descomprometidos ou menos exigentes aliados ao preço mais baixo, porém, a linha de processadores mais simples da Intel, desde quando a linha Atom foi descontinuada não é vantajosa apenas no preço, já que o Celeron demanda menos energia das máquinas que ocupa e faz a bateria dos notebooks durar mais tempo. Mas, caso possa pagar um pouco mais em seu notebook, vale investir em um modelo com Core i3 ou superior.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de placa de vídeo e com o cupom Kabum pode economizar ainda mais.