Campanha Amazon APP Day
Promobit
Guias de Compra

É possível montar um Notebook gamer?

Montar um notebook gamer vale a pena? É possível? Devido ao seu formato portátil, essa é uma empreitada para poucos e talvez não valha o esforço.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

16 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Se você está procurando uma máquina para rodar jogos e não é um especialista no assunto, já deve ter se perguntado se é possível montar um notebook gamer. Afinal, o mesmo pode ser feito com o PC.

Porém, um notebook não é como um PC desktop que pode ser montado peça por peça. Essa restrição acontece tanto pelo formato compacto dos notebooks, quanto pela placa-mãe. Esse componente é feito para um modelo específico, que pode variar de acordo com a marca. Às vezes as placas-mãe não são compatíveis nem entre modelos de um mesmo fabricante.

Logo, um notebook tem suas possibilidades de upgrade limitadas, basicamente, a troca da memória RAM, HD e SSD. 

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de Notebook da internet! Depois de finalizar o texto, dê uma olhadinha na nossa timeline.

Quais upgrades posso fazer no meu notebook?

montar um notebook gamer

É possível fazer alguns ajustes em um notebook para que ele tenha um desempenho melhor. E por desempenho melhor não estamos dizendo que você vai pegar um notebook capaz de rodar GTA Vice City e upar ele até rodar Cyberpunk 2077, isso não vai acontecer. Mas, em termos de velocidade de carregamento e espaço interno, você consegue extrair mais da sua máquina com a troca de alguns componentes.

Antes de mais nada é importante lembrar que não são todos os notebooks que podem ser otimizados. Isso porque eles são planejados e montados sem esse tipo de modificação em mente. Um upgrade que é relativamente simples de ser feito, por exemplo, é trocar a memória RAM. Além de ser uma melhoria fácil, não é tão cara e o resultado é mais espaço interno em seu notebook, e isso pode fazer uma boa diferença.

Instalar um novo cartão SSD ou trocar o HD também são upgrades simples de serem feitos e que, tendo o devido cuidado com a operação, pode ser feito em casa mesmo e dão ótimos resultados. Mas se você não entende muito de notebooks, o melhor mesmo é levá-lo em uma assistência qualificada da sua confiança, afinal, fazer esse tipo de alteração pode prejudicar a garantia da sua máquina, caso ainda tenha.

Vale a pena montar um notebook gamer?

Além de trocar o HD e a memória RAm e instalar um SSD, ainda é possível fazer outros upgrades, mas aqui a dificuldade aumenta consideravelmente e os resultados podem não ser garantidos. Trocar a placa de vídeo, por exemplo, não é uma tarefa simples e, em muitos casos, impraticável.

Além disso, com um processador mais avançado e uma placa de vídeo melhor, seria necessário um sistema de refrigeração melhor para que seu notebook gamer DIY não pegue fogo. Ou seja, a troca dos componentes atuais por outros, avulsos, torna-se inviável.

Agora, se você planeja montar um notebook gamer a partir do zero, ainda é possível encontrar um barebone na internet, que nada mais é que a uma carcaça genérica de notebook com uma placa-mãe e, a partir daí, selecionar os demais componentes, verificando sua compatibilidade, etc.

Se vale a pena o esforço? Se você for um estusiasta da área, com certeza vale. No entanto, se você escolher esse caminho para montar um notebook capaz de rodar os jogos da última década e até alguns títulos novos, não é um investimento barato nem assertivo. O melhor é investir em um notebook gamer de alguma marca confiável ou em um PC desktop.


Aqui no Promobit você encontra as melhores ofertas de notebook. Com um cupom de desconto, você paga ainda menos nas suas compras.