Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

Painel VA: conheça as vantagens e desvantagens da tecnologia

O painel VA tem pontos fortes e pontos fracos muito bem delimitados. Confira quais são e entenda se um monitor com o painel VA é bom para você

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

20 de abr de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Televisões e monitores possuem diferentes tipos de tecnologias em suas telas, e saber como cada uma delas funciona e qual o seu foco de uso é de suma importância antes de comprar, para não acabar se decepcionando com os resultados. E considerando que cada uma delas possui suas próprias características, hoje vamos conhecer mais sobre o painel VA. O que é, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens, e para qual tipo de uso ele é indicado. 

O que é o painel VA e como ele funciona? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Smart TV TCL S615

O painel VA é composto por diferentes camadas e está presente em telas LCD, tanto de TVs, quanto monitores e até em celulares. O “VA” significa “Vertical Alignment” ou “Alinhamento Vertical”, e o painel possui um total de seis camadas: um backlight de LED; um filtro polarizador; transistores de película fina; diversos cristais líquidos; um segundo filtro polarizador e a camada frontal. 

Seu funcionamento se dá através dos cristais líquidos receberem a luz emitida pelo backlight e conduzida pelo primeiro filtro orientador. Os cristais são mantidos alinhados de forma vertical pela tela, permitindo que a luz passe para ser bloqueada pelo outro filtro polarizador, que gera uma imagem escura e melhora o ângulo de visão. 

Após a luz passar pelo segundo filtro polarizador, os pixels ficam brancos, porém, por possuir um filtro RGB em uma de suas camadas, permite a tela LCD com painel VA reproduzir uma grande variedade de cores, sendo a opção mais equilibrada nesse quesito e na questão do ângulo de visão em relação a outros painéis. 

Quais são os pontos positivos do painel VA?

Sem dúvida, o maior ponto positivo do painel VA é a qualidade do seu contraste e brilho. Basicamente, toda a sua funcionalidade é voltada para isso, com seu brilho dependendo única e exclusivamente da potência do backlight e não do arranjo de pixels, tal qual as telas IPS. Quanto ao contraste, o que gera um nível de tanta qualidade no painel VA é o fato dos cristais líquidos bloquearem a passagem da luz emitida pelo backlight, justamente por estarem alinhados verticalmente, gerando níveis de preto com uma maior profundidade. 

Conforme dito anteriormente, a capacidade de reproduzir cores do painel VA é boa, com profundidade de 8 bits com até 16,7 milhões de cores. Considerando que telas mais avançadas alcançam ainda mais do que isso, com profundidade de até 10  bits, o nível de cores do painel VA é bem equilibrado, o mesmo pode ser dito quanto ao seu ângulo de visão. Dentre os outros tipos de tela pode não ser o melhor, mas é o mais equilibrado também. 

Alguns fatores estão atrelados ao tipo de produto que possui o painel VA. Por exemplo, a taxa de atualização. Os primeiros modelos se limitavam a 60 Hz de taxa de atualização, mas os modelos mais recentes já possuem os 120 Hz. Portanto, vale se atentar no momento da compra sobre essa questão. 

E quais são os pontos negativos?

Apesar de se destacar como a mais equilibrada dentre as outras tecnologias de telas LCD, existem alguns pontos que o painel VA fica atrás em comparação aos seus correlatos. Seu tempo de resposta pode não ser de todo ruim, mas está mais suscetível a apresentar falhas em comparação aos outros tipos de tela. 

Neste quesito, o painel TN é sem dúvidas o melhor. As telas com painel IPS e VA possuem uma tecnologia que melhora esse tempo de resposta através de um aumento de tensão elétrica, essa tecnologia é chamada de overdrive. No entanto, enquanto em telas com painel IPS o overdrive funciona sem grandes problemas, com o painel VA, quando o overdrive é muito alto, pode ocorrer de objetos em movimento deixarem rastros. 

Um outro problema que telas LCD com painel VA costumam apresentar, no caso em modelos mais antigos, eram certas transições de imagens apresentarem cores distorcidas ou efeitos de desfoque, similar a um motion blur. É um problema raro em modelos mais novos, porém ainda podem ocorrer. 

Para qual uso é indicado uma tela com painel VA?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Monitor AOC 22B1HM5

Telas LCD com painel VA se destacam justamente por seu equilíbrio e por ter, na maioria das vezes, uma boa relação custo benefício. Portanto, se você é um usuário não tão exigente mas que ainda quer bons resultados, modelos com painel VA podem ser uma boa escolha para usos comuns, como assistir filmes e séries, estudos e etc. 

Para edições de fotos não tão complexas, também pode ser uma opção a se considerar, principalmente para imagens que não demandam uma grande complexidade de cores, mas possuem contraste e cores escuras bem ressaltadas, já que esse é o grande destaque de telas com esse painel.

Já para o uso em jogos, é de se ponderar o modelo que será comprado e para qual tipo de jogo também. Por não ser a melhor opção quanto ao tempo de resposta, o ideal para jogos competitivos é comprar um modelo mais recente que terá uma taxa de atualização mais alta e uma menor probabilidade de apresentar problemas relacionados ao overdrive.


Utilize os cupons Aliexpress e aproveite os descontos de projetores do Promobit para economizar ao máximo em suas compras