Campanha Super Deals - Aliexpress
Sem categoria

Como transformar monitor em TV e assistir os canais abertos?

Para quem não possui TV ou quer assistir em outros cômodos sem comprar uma TV secundária, existe uma solução.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

23 de abr de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Embora ainda esteja presente em muitos lares, foi-se o tempo em que o aparelho de TV reinava soberano nas salas de estar das casas brasileiras, já que em muitas casas a TV está presente apenas no quarto ou nem isso. Entretanto, apesar da facilidade dos streamings, alguns conteúdos ainda estão restritos à grade das TVs e neste momento surge a necessidade de arrumar alternativas, uma delas é o Monitor. Neste texto explicaremos como transformar o monitor em TV e assistir um bom jogo de futebol, o novo capítulo de Pantanal ou simplesmente zapear os canais.

O segredo para assistir TV no monitor é o conversor de TV digital

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Quando a TV digital chegou ao Brasil, muitas das TVs não possuíam suporte para o sinal de TV aberta com a resolução HD e neste momento ao invés de adquirir um novo aparelho de TV, a compra de um conversor ficou muito mais prático. Fato que deve voltar a acontecer nos próximos anos com a implementação da TV 3.0

Atualmente a grande parte das TVs já possui conversor interno, mas o aparelho ainda pode ser usado para que seu monitor exiba o sinal da TV aberta. Inclusive os conversores possuem algumas vantagens além de adaptar o sinal de TV, sendo capaz de gravar os conteúdos e suportar a reprodução de arquivos em pendrives já que podem ter também reprodutores de mídia.

No melhor estilo receita de bolo, confira como transformar seu monitor em TV. A operação pode ser mais ou menos complexa a depender do monitor, mas já existem soluções para boa parte dos casos. Além do monitor, você vai precisar de:

1- aparelho conversor de sinal digital

1- antena de TV (seja compacta ou de telhado)

1- um cabo adaptador de entrada VGA para HDMI com entrada P2 (caso seu monitor não possua entrada HDMI e caso não possua caixa de som acopladas no caso da entrada P2)

1- uma caixa de som com entrada P2

Primeiro basta plugar o cabo VGA do monitor no cabo conversor para HDMI e na sequência colocar a extremidade HDMI no aparelho conversor de sinal de TV digital. Feito isso, coloque o cabo da antena de TV no conversor, plugue na conexão em formato de rosca e com um cabo P2 conecte a caixa de som ao cabo conversor VGA/HDMI, caso seu monitor não possua caixas de som. 

Com todas as conexões feitas e com o Monitor e o conversor ligadas na tomada, basta começar a configurar seu conversor de TV Digital através do controle remoto que acompanha o aparelho, em um processo igual ao de colocar a antena na TV pela primeira vez e solicitar ao aparelho a busca pelos canais. Ao final do procedimento todos os canais de TV aberta disponíveis em sua região já podem ser visualizados. 


Aqui no Promobit você também encontra as melhores ofertas de smart TV e pode economizar ainda mais aproveitando o cupom Casas Bahia ou cupom Americanas.