Promobit
Promobit Explica

Óptico ou Laser: qual o tipo de mouse mais indicado para você?

Cada tipo de mouse possui diferenças significantes em preço e em sensibilidade, cada um podendo ser melhor para um uso específico. Saiba se o mouse óptico ou laser é mais indicado para você.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

29 de ago de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O mouse é um dos principais periféricos de computadores atualmente, junto com o teclado. Mesmo quem prefere investir em um notebook ao invés de em um computador de mesa costuma adquirir um mouse para não depender apenas do touchpad dos aparelhos. Entre os tipos de mouse disponíveis no mercado atualmente, estão o mouse óptico e o mouse laser. Mas você sabe quais as vantagens de cada tipo de mouse desse?

A principal diferença entre esses modelos está no tipo de sensor que cada um deles utiliza, o que vai influenciar, entre outras coisas, no tempo de reação às ações dos usuários. Por esse e outros motivos muitos usuários ficam na dúvida de qual mouse vale mais a pena comprar.

Vamos falar um pouco mais sobre os mouses ópticos e a laser para ajudar você na hora de tomar essa decisão.

Mouse óptico

“Óptico” é uma palavra que vem do grego optikós e se refere ao estudo da luz e dos fenômenos da visão. Os mouses ópticos têm esse nome porque funcionam a partir de um emissor de luz com fotodiodos e LED infravermelho.

Em geral, esses mouses são mais simples do que os mouses laser, sendo indicados para tarefas mais simples. Sua grande vantagem em relação ao mouse laser é o preço, com o óptico sendo bem mais barato. Ele também funciona melhor em superfícies planas e sua capitação de movimento é melhor com o auxílio de um mousepad.

O mouse óptico é mais indicado para quem não precisa de um mouse extremamente sensível e para quem não tem dinheiro ou não quer gastar com um modelo caro de mouse laser. Mesmo jogos que não exigem reflexos rápidos conseguem funcionar muito bem com um modelo óptico.

Mouse a laser

Esse tipo de mouse funciona graças à presença de um laser infravermelho, que projeta a luz em seu sensor. Isso o torna bastante sensível a qualquer movimento, mesmo em superfícies que não sejam retas.

Gamers que gostam de jogos de FPS ou MOBA gostam desses mouses, pois o tempo de resposta deles para as ações realizadas é bastante rápido, ajudando a manter uma boa performance durante os jogos.

O ponto negativo está em seu preço, que é maior, comparado aos mouses ópticos e sua sensibilidade extrema também pode ser um problema em algumas situações.

Qual tipo de mouse comprar: óptico ou laser?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Um dos pontos a se levar em consideração na hora de escolher um dos modelos é saber em qual superfície você utilizará o mouse. Devido aos seus modos diferentes de funcionamento, tanto o óptico quanto o laser podem apresentar a mesma sensibilidade e tempo de resposta, dependendo do modelo de cada um. Mas o mouse óptico sempre funcionará melhor em superfícies preparadas para ele, como um mousepad.

Já o mouse a laser é capaz de funcionar em diversas superfícies, até mesmo sobre vidro, sem precisar de um mousepad. Se você pretende utilizar seu mouse junto com um notebook, por exemplo, e precisa se locomover com facilidade e praticidade, o modelo a laser pode ser uma boa opção.

Mas os mouses a laser também podem apresentar alguns problemas. Por serem extremamente sensíveis, eles têm mais dificuldade em reconhecer movimentos lentos, podendo ocorrer “pulos” do mouse na tela devido à isso. Uma forma de melhorar isso é diminuir a sensibilidade do mouse em suas configurações, dependendo do que você estiver fazendo no computador.

Mas na hora de escolher seu mouse, não se esqueça também de verificar as especificações próprios de cada modelo. Em alguns casos, um modelo óptico pode ser melhor do que um laser e vice-versa.


Além de promoções de teclado e mouse, no Promobit você encontra incríveis ofertas de informática, entre elas notebooks e até mesmo cadeiras gamers. Não deixe de acompanhar também nossos cupons de desconto para encontrar o tipo de mouse certo para você!