Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

OLED ou QLED: qual a diferença entre as duas tecnologias?

Explicamos as diferenças entre as telas OLED da LG e QLED da Samsung, presentes hoje nas televisões premium.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

26 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Atualizado em fevereiro de 2020.

Se você cogitou recentemente comprar uma TV realmente boa, deve ter se deparado com os termos OLED ou QLED. Eles são usados principalmente por LG e Samsung, respectivamente, e embora a escrita e pronúncia de ambos sejam parecidas, as semelhanças acabam aí.

Tratam-se de duas tecnologias distintas, cujas diferenças não são conhecidas por boa parte dos usuários que podem acabar comprando um produto achando que estão adquirindo outro.

Explicaremos de forma simples como OLED e QLED funcionam, quais fabricantes usam as tecnologias em suas telas e quais as diferenças práticas entre elas. Tire suas dúvidas a seguir.

O que é e como funciona a tecnologia OLED?

OLED é uma sigla para organic light emitting diode (ou diodo emissor de luz orgânico). Diodo emissor de luz é o termo simplificado por LED, uma fonte que transmite a luz através das camadas que compõem a tela das TVs atuais.

O OLED, diferente dos displays LED comuns, não possui o sistema de iluminação por trás da tela, conhecido como backlight e utiliza uma camada de semicondutores orgânicos onde cada pixel emite luz própria e pode se apagar completamente de acordo com a imagem que está sendo exibida na tela. Com isso, temos preto praticamente perfeito (tons extremamente escuros), contraste infinito, brilho bem forte e cores vibrantes.

LED OLED diferenças

E enquanto a maior qualidade da tecnologia OLED está na camada de semicondutores orgânicos, é aí que também está a fraqueza dela. Como todo material orgânico, há desgaste com o tempo nos painéis OLED, o que resulta em perda de brilho e burn-in após algum tempo.

A vida útil das TVs OLED é menor do que gostaríamos, de fato, mas ainda se equipara ao tempo que duram as TVs LCD atuais. Testes como o do Rtings, especialista em avaliações de televisores, mostram que uma TV OLED apresenta burn-in quando ligada por várias semanas com uma mesma imagem estática sendo exibida.

Nenhum usuário usaria sua TV desta forma em situações normais, portanto é seguro afirmar que uma TV OLED durará bons e longos anos para apresentar o problema. É provável até que outra tecnologia tenha tomado o trono dela quando isso acontecer.

Fica aqui a dica: caso compre uma TV OLED hoje, saiba que ela não vai simplesmente parar de funcionar daqui a dois anos, isso é um mito. A tecnologia se desgasta com o tempo, mas não é descartável como muitos pensam. Compre sem medo, pois as TVs que utilizam a tecnologia são consideradas as melhores do mundo.

O que é e como funciona a tecnologia QLED

QLED é uma sigla criada pela Samsung para quantum dot LED (pontos quânticos de LED). A tecnologia de pontos quânticos utiliza nanocristais de tamanho microscópico que podem emitir diferentes cores quando alimentados por uma fonte de luz. A luz que é fornecida a esses pontos quânticos em TVs QLED sai da camada de LEDs.

É comum vermos pessoas dizendo que TVs QLED são o mesmo que as TVs LCD atuais, e embora essa seja uma afirmação equivocada, ela tem certo princípio de verdade. TVs QLED são, em uma descrição extremamente simples, uma TV LCD com camada de nanocristais que, obviamente, trazem benefícios.

novas qled
TVs QLED apresentadas pela Samsung / Fonte: The Verge
Graças a tecnologia de pontos quânticos, as TVs QLED apresentam cores muito mais vibrantes e fiéis do que os televisores LCD. O brilho e contraste também são bem altos, fazendo dos aparelhos que utilizam a tecnologia uma ótima opção para quem procura uma TV com ótima qualidade de imagem.

Aqui fica outra dica: se você ler ou ouvir em algum lugar que TVs QLED são iguais às TVs LCD mais baratas, não acredite. Até usuários tidos como leigos podem notar a diferença entre as duas tecnologias, com uma larga vantagem para a QLED em qualquer característica que realmente importe em uma TV.

As diferenças entre OLED e QLED

Sabemos que a explicação de como funcionam OLED e QLED pode não ser clara para todos, assim como o benefício de um ou outro, portanto explicaremos de forma simples as diferenças entre elas.

As TVs OLED utilizam materiais orgânicos que emitem luz própria. As TVs QLED utilizam nanocristais que transmitem a luz recebida da camada de LEDs. A primeira tecnologia é “emissiva”, a segunda é “transmissiva”.

Por ter pixels que podem emitir luz própria ou serem completamente desligados, TVs OLED apresentam tempo de resposta menor que as QLED, assim como contraste infinito e preto perfeito, algo que a tecnologia da Samsung pode se aproximar, mas não pode igualar.

QLED x OLED
Fonte: Which

As QLED, por sua vez, têm brilho maior, não apresentam o mesmo desgaste que as OLED a médio prazo e não são suscetíveis a burn-in (retenção de imagem permanente) como a concorrente, sendo uma opção melhor para quem deseja manter a mesma TV por um bom tempo e ter sempre a mesma qualidade de imagem, algo que não será possível com a tecnologia da LG.

A Samsung chegou a prometer TVs QLED que poderiam emitir luz própria e assim igualar ou superar as OLED. No entanto, a marca parece ter mudado seus rumos e está focando seus esforços no microLED, tecnologia que promete unir o melhor do OLED e do LCD em uma única tela, porém disponível apenas em TVs com orçamentos gigantescos e que ainda não chegaram ao Brasil.

Quais companhias fabricam TVs OLED e QLED?

TVs OLED e QLED já não são mais novidade no mercado e embora seus preços ainda sejam relativamente altos, podemos perceber uma queda no valor cobrado e aumento da adoção de ambas as tecnologias.

Apesar de não ser a marca que trouxe o OLED ao mundo, a LG é a referência atual da tecnologia e principal fabricante de TVs do tipo (ela é a segunda maior fabricante de TVs do mundo). Sony, Philips e Panasonic também vendem TVs OLED, mas com telas fabricadas pela LG.

Já a Samsung, maior fabricante de TVs do mundo, é a mãe e principal referência quando falamos da tecnologia QLED. Por ora, todas as TVs premium da marca utilizam painéis de pontos quânticos, mas a marca já tem sinalizado a adoção de uma tecnologia superior. Além da Samsung, a TCL também vende TVs QLED, mas com telas fabricadas pela sul-coreana.

O que recomendamos hoje:

Se você está disposto a gastar o que é cobrado hoje por TVs premium, recomendamos a compra de uma TV OLED. A superioridade na qualidade de imagem valerá cada centavo gasto e quando chegar a hora de trocar de televisor (o que não deve acontecer tão cedo) outra tecnologia terá tomado o posto de melhor TV para se comprar.

No Promobit você pode acompanhar as melhores promoções de TVs OLED e encontrar os modelos disponíveis no Brasil por bons preços. A LG OLED 55C9 chegou a aparecer por preço próximo a R$ 4.400.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É claro que se você quiser adquirir uma TV QLED não há problema algum. Você ainda terá qualidade de imagem excelente, superior à apresentada pelas TVs LCD que podem ser encontradas no mercado, e pagará um pouco menos do que se fosse comprar uma OLED.

No Promobit você também encontra promoções de TVs QLED e pode acompanhar a queda dos preços dos modelos atuais. A TV QLED 55Q80 da Samsung, por exemplo, apareceu por preço muito próximo a R$ 4.200.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Ainda não vale a pena esperar por uma TV com tecnologia microLED. A primeira TV do tipo, a The Wall da Samsung, tem 146 polegadas e chegou ao mercado internacional apenas no final de 2019 com preços exorbitantes para os displays que variam entre 73 e 292 polegadas.

Por fim, se você não quer uma TV tão cara e procura um aparelho que apenas tenha qualidade decente e seja bom para games ou filmes e séries, confira a seleção do Promobit de melhores TVs 4K. Dividimos o artigo por orçamento, portanto é bem provável que alguma opção da lista lhe agrade.


Quem acompanha o Promobit consegue as melhores ofertas de TV. Utilize também um cupom Amazon, cupom Americanas ou cupom Submarino para pagar mais barato!