Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é backlight: conheça essa tecnologia fundamental para as TVs de LED?

O backlight é item fundamental para as telas de LED. descubra mais o que é backlight e como ele funciona.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

9 de fev de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Atualmente já encontramos TVs com a fonte de iluminação na própria tela, porém esse não é o caso das telas de LED, pois os LEDs responsáveis para que a imagem seja vista em tela estão no backlight. Você sabe o que é backlight? Descubra como ele interfere nas telas de LED e a sua importância para a qualidade das imagens.

Além artigos e guias de compra, no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV da internet!

O que é backlight

O backlight nada mais é que a forma de iluminação em de um painel de LED. O painel backlight possui esse nome justamente por ficar localizado atrás da tela e ser a principal fonte de luz para ela. Convencionamos chamar esse tipo de tela de telas de LED, porém, os LEDs na verdade estão localizados no backlight, sendo o posicionamento dos LEDs no painel o principal diferencial entre os tipos de tela iluminadas por LEDs.  

Vantagens

  • Os LEDs localizados na placa Backlight entregam melhor qualidade de luz e cores.
  • Se tem backlight tem LEDs e os LEDs não usam mercúrio em sua composição. O meio ambiente agradece. 
  • O backlight Edge LED propicia o desenvolvimento de telas mais finas. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Desvantagens

  • dependendo do tipo de backlight, pode ocorrer “vazamento de luz” pelas laterais da tela. principalmente nos backlight Edge LED com os LED localizados na extremidade da tela
  • Caso o Backlight não possua escurecimento de LED por áreas o contraste não será tão bom. 

Tipos de backlight

A distribuição dos diodos emissores de luz conhecidos como LEDs pelo painel backlight interfere na qualidade da imagem, capacidade de contraste, preço e até na estrutura física do aparelho. Conheça os tipos de backlight.

 Edge LED

Neste arranjo a iluminação, o LED backlight fica distribuída em linha reta nas bordas, seja apenas nas bordas superiores e inferiores, apenas na borda direita e esquerda ou nas quatro bordas, sendo este o tipo mais eficaz e mais caro de backlight Edge Led para telas de LED. Esse tipo de backlight possibilita a fabricação de TVs com telas mais finas pois exige menos componentes no interior do aparelho, porém a qualidade de imagem não é tão boa quanto nas TVs de LED com backlight Direct LED. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As telas com iluminação traseira de Edge LED não tem a mesma potência de brilho e a luz não é distribuída da mesma forma por toda a extensão da tela, com maior prejuízo para área central do display. Outro fator que joga contra as telas Edge LED está nos níveis de contrastes que apresentam mais tons de cinza que outras tecnologias de tela. 

Direct LED com local dimming

Já a TV backlight direct LED refere-se ao arranjo das lâmpadas de LED por toda a extensão do painel, proporcionando uma iluminação mais uniforme e bem distribuída em toda a tela. O backlight direct LED com controle de iluminação por setor recebe o nome de Local Dimming. Nesta configuração os LED podem ser apagados por áreas específicas do Backlight de acordo com a necessidade da imagem. Em uma cena escura os LEds são apagados nas áreas de maior sombra e o resultado é uma riqueza maior de contraste. 

Com a iluminação das lâmpadas de LED distribuída de maneira uniforme pelo backlight o ganho na qualidade e nuances de brilho e cor são maiores, resultando em uma imagem com contraste realista, calibração de luz e cores mais vivas. Porém as TVs com backlight do tipo Direct LED possuem mais componentes e suas telas acabam ganhando em espessura. 


Confira as melhores promoções 4k no Promobit. Modelos de todos os tamanhos ficam ainda mais baratos com o cupom Americanas.