Promobit
Promobit
Guias de Compra

O que é teclado ergonômico? Vale o investimento?

Descubra um pouco sobre o teclado ergonômico, seus tipos e entenda se vale a pena investir em um modelo dos que apresentamos.

O que é teclado ergonômico? Vale o investimento?

5 de set de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Se você passa muito tempo em frente ao computador, precisa digitar bastante e, ao final do dia, sente dores nas mãos ou pulsos por todo esforço realizado, precisa saber o que é um teclado ergonômico e se vale o investimento.

Para saber sobre isso, fomos pesquisar e descobrir o que é e se vale o seu investimento. Confira

Quer receber avisos sempre que aparecer teclado ergonômico?

O que é um teclado ergonômico?

Ergonomia está ligada ao estudo do bem-estar e desempenho físico humano, logo, envolve uma série de mudanças para evitar situações, no caso de uso de teclados, que causem lesão por esforço repetitivo (LER) e tendinite.

Um teclado ergonômico é feito para evitar esses problemas de saúde, alterando a posição das teclas e formato para cada pessoa obter o maior conforto possível.

Alguns têm suporte ao pulso, outros um formato mais diferente e até um modelo com desnível.

Leia Mais:
  • Qual a diferença entre teclado mecânico e teclado de membrana?
  • Como manter ergonomia no Home Office durante a pandemia
  • 9 melhores cadeiras ergonômicas para comprar em 2021

Os tipos de teclados ergonômicos

Existem vários teclados diferentes, vamos aqui citar quatro modelos, são eles:

Divisão Fixa:

São teclados em que as teclas são divididas em grupos, como os mais tradicionais. 

Eles são unidos em uma única placa e permitem ao usuário digitar diferente de um ângulo comum. 

Então, seu corpo pode ser projetado mais para cima e um lado do teclado fica mais baixo, desse modo, é possível ter uma distância maior entre os membros superiores e menos tempo em uma mesma posição.

Divisão Ajustável:

É um tipo de teclado que é dividido em partes independentes, permitindo que você mesmo defina a distância que deseja cada lado. Alguns modelos, inclusive, contam com iluminação RGB.

Contornado:

Este modelo de teclado possui teclas e seus agrupamentos em depressões mais arredondados, como se cada tecla, ao invés de quadrada, fosse um círculo ou retirasse as “pontas” das teclas.

Ele lembra muito o teclado de uma máquina de digitar antiga, aquela em que era preciso colocar tinta e papel para escrever.

Ergonômico de mão: 

Este modelo é bem próximo esteticamente aos controles de videogame, conforme demonstrado na imagem acima é parecido também com celulares dos anos dois mil, quando era febre aquele celular que subia a tela e então aparecia o teclado.

Vale o investimento em um teclado ergonômico? 

É possível encontrar teclados ergonômicos em promoção, apesar de alguns modelos serem difíceis de se achar no mercado brasileiro. 

Caso precise de um modelo agora, indicamos pegar um modelo como contornado ou divisão fixa que tem vários teclados no mercado e de várias marcas, como da Logitech. 

Agora, se deseja um teclado mais diferente e incomum, vale fazer uma pesquisa maior para encontrar o seu modelo ideal.

Um teclado ergonômico vale muito a pena, sendo uma questão de saúde e diante de quantas horas passa na frente de um computador, é importante considerar qual a necessidade maior, evitar uma tendinite ou esperar e, se tiver o problema de saúde, tratar.


Aproveita que já leu sobre os teclados ergonômicos e dá uma olhada nos cupons da Kabum para comprar o seu modelo com desconto!

Veja também