Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guias de Compra

Dê um rolê: conheça os tipos de skate e saiba qual escolher

Existem diferentes tipos de skate, cada um com suas características e finalidades. Saiba qual combina mais com você e escolha o modelo ideal para executar manobras ou apenas dar um rolê por ai.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

18 de ago de 2021

0 comentários

Compartilhe:

O skate é um esporte praticado em todo o mundo, principalmente por quem encontra na prática uma forma de gastar as energias, aventurar-se ou simplesmente relaxar dando um rolê pela cidade. Porém, é comum confundir-se entre os tipos de skate de acordo com cada estilo e modalidade. 

Pensando em tirar essa dúvida de todas as pessoas que leem o blog do Promobit, hoje elencamos os principais tipos de skate que existem. Então, descubra qual o modelo ideal para você que está a fim de aprender algumas manobras, simplesmente sair por aí em cima de uma prancha com rodinhas ou quem sabe até chegar aos jogos Olímpicos.

Atualizado em agosto de 2021.

Tipos de Skate

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O skate possui algumas modalidades que pedem um tipo de prancha específico para cada uma delas, sendo umas mais radicais, outras mais destinadas apenas ao lazer e deslocamentos. Conheça os principais tipos de skate.

Skateboard

É o tipo de skate mais conhecido, sendo o seu formato sinônimo de skate para muita gente. Indicado para diversas modalidades, como street que é a prática nas ruas, banks e bowls que são as pistas com profundidade e formatos semelhantes ao de piscinas, com a diferença de que a primeira possui paredes menores. Um circuito que agrega características da rua com banks e bowls é chamado de park. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Skateboard possui shape ou prancha mais fino e com design apropriado para a execução de manobras em obstáculos urbanos como a beirada de calçadas, bancos, escadas e corrimãos. Com tamanho que oscila entre 73 e 83 cm de comprimento e 18 a 20 cm de largura e rodas com cerca de 50 milímetros, os modelos de skateboard não possuem tanta estabilidade para longos deslocamentos e grandes velocidades, embora não seja incomum seu uso como meio de transporte. 

Caso o skate seja apenas para circuito street ou pelas ruas ele será menor e mais leve, já se o objetivo exclusivo for a prática em pistas em formato de “U” e pelos bowls, então o skate terá dimensões maiores. 

Longboard

Este tipo de skate remete bastante às origens do esporte, já que seu formato lembra a sensação de estar surfando. Com pranchas maiores, mais resistentes e rodas maiores e mais macias, o longboard oferece maior estabilidade em velocidades mais altas nos deslocamentos longos, como ruas planas, orla de cidades litorâneas e descidas íngremes. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Entre os tipos de longboard existem diferenças fundamentais de acordo com o objetivo de uso, sendo o Downhill slide para descidas e derrapadas, com as extremidades do shape arredondadas e rodas mais duras. Já o Downhill speed é um skate com shape mais próximo do solo e rodas menos rígidas, propícias para atingir maiores velocidades. Nas duas opções o ganho de velocidade acontece por meio do movimento de zigue-zague em cima da prancha. 

Cruiser

Pode ser encontrado na versão convencional ou mini e possui como foco o deslocamento. O tamanho dele varia de 55 a 75 cm e as rodas são maiores, mais largas e macias para suportar o impacto das irregularidades das ruas e calçadas. A prancha desse tipo de skate normalmente é encontrada em diferentes cores por ser de plástico, o que não significa que o Cruiser não é resistente, desde que feito com materiais de boa qualidade. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tamanho do mini cruiser ajuda a realizar curvas fechadas e também facilita a mobilidade, já que pode ser transportado com facilidade no transporte público ou preso a uma mochila com compartimento para skate. 

Waveboard

Esse modelo é provavelmente o menos conhecido e com formato mais inusitado da nossa lista. O Waveboard possui prancha com formato de “8” com dois círculos nas extremidades e é mais estreito na parte central. Para andar no skate waveboard é preciso movimentar suas pontas em direções opostas. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Considerado um dos tipos de skate mais difíceis de aprender a andar, o modelo possui apenas duas rodas, uma em cada extremidade, e não exige o impulso com os pés no asfalto (movimento conhecido como remada) para começar a sair do lugar. Inclusive, os pés só saem do shape no momento de parar, pois todo impulso é feito através da movimentação das pernas sobre o skate. 


Agora que você já conhece os principais tipos de skate, confira nossas promoções de esporte e lazer.  Aproveite o cupom Centauro ou cupom Netshoes e economize ainda mais.