Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é o selo do Inmetro e por que ele não garante qualidade

Será que um produto que possui o selo do Inmetro é necessariamente bom? Entenda para que serve o selo e o que ele representa

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

26 de jan de 2023

0 comentários

Compartilhe:

“O que é o selo do Inmetro?” é uma pergunta que provavelmente você já se fez em algum momento da vida, e eu também já fiz. O logo com as letras “I” e“N” está presente nos mais variados tipos de produtos em prateleiras de lojas e supermercados, e hoje vamos entender para que serve o selo, qual a sua importância para o comércio nacional e o por que ele não garante que um produto seja de qualidade.

O que é o Inmetro e qual a sua função?

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia é um órgão brasileiro federal criado em 1973, que tem como principal função estabelecer e realizar programas de avaliação de conformidade. Quando um produto é fabricado, ele precisa cumprir alguns requisitos mínimos, e o Inmetro é o responsável por analisar e realizar testes para saber se o produto está apto a ser comercializado. 

O que é e para que serve o selo do Inmetro 

O selo do Inmetro é uma forma de provar que um produto está de acordo com os padrões e normas exigidos para que ele possa ser comercializado. Para receber o selo, ele passa por avaliações próprias para cada produto, que verificam se ele é confiável e seguro para o consumidor. Sendo aprovado, ele recebe alguma certificação relacionada ao seu tipo, e pode ser legalmente comercializado.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Televisões são alguns dos produtos que costumam receber o selo do Inmetro

Produtos que estão sendo vendidos sem estarem devidamente avaliados e certificados, podem resultar em diversos problemas, como multas altíssimas, e ter a mercadoria barrada ou recolhida.

Quais produtos precisam do selo?

Diversos tipos de produtos necessitam do selo para poderem ser comercializados. Mas ainda assim, não são todos que precisam, portanto a primeira ação a ser feita é identificar a necessidade de ter o selo ou não. Aparelhos elétricos, brinquedos, componentes automotivos, eletrodomésticos e televisões são alguns exemplos de produtos que devem ter o selo para poderem ser vendidos. 

Como nem todos os produtos precisam do selo, ele ainda assim pode ser recebido por opção de quem o produziu, para que o consumidor tenha uma maior confiança em sua mercadoria. Nesse caso, o produto recebe a certificação voluntária. Já no caso dos produtos que obrigatoriamente precisam do selo, após serem devidamente avaliados, recebem a certificação compulsória.   

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
O selo do Inmetro é comumente encontrado em brinquedos como Lego

Para maiores informações, acesse o site do Inmetro, para a lista completa de quais produtos precisam do selo, ou para tirar outras dúvidas sobre o processo de avaliação e certificação.   

Qual a relação do selo do Inmetro com a qualidade do produto?

Ao fazer a pergunta “o que é o selo do Inmetro?”, provavelmente alguém já te respondeu dizendo “significa que o produto é bom”, o que não é bem uma verdade. Conforme dito anteriormente, se um produto possui o selo, significa que ele passou por diversos testes relacionados a, principalmente, segurança para poder ser comercializado. 

Por exemplo, se um fogão possui o selo, significa que suas bordas, grades, e partes de vidro, como a tampa de cima e a parte da frente do forno, estão de acordo com as normas e requisitos de segurança do Inmetro para que não ocorram acidentes. Não quer dizer que o fogão seja bom, pode ser que o forno venha a falhar com pouco tempo de uso, ou que o acendedor quebre facilmente. A única certeza é que ele foi testado e avaliado para que o consumidor não tenha riscos ao utilizá-lo. 

Ou seja, o selo não é uma confirmação ou um atestado de qualidade, mas sim de que ele está dentro das regras e padrões de segurança, por isso ele é tão importante.


Aproveite as promoções de geladeiras e refrigeradores do Promobit, junto dos cupons Shoptime. Economia em dosa dupla!