Campanha AMazon Dia das Mães
Promobit Explica

Como posicionar a TV e ter uma melhor visualização da tela?

A melhor TV do mercado pode ter sua imagem prejudicada se a posição do aparelho não for tão boa. Confira algumas dicas de como escolher a posição da sua TV.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

7 de dez de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Aqui no blog do Promobit nós já explicamos qual o melhor tamanho de TV de acordo com o espaço que você dispõe em sua casa, além de nossa seleção com as melhores TVs 4K e das melhores marcas de TV. Porém, além de saber escolher previamente qual TV e o tamanho da tela em polegadas é o mais indicado para você, algumas dicas de como posicionar sua TV no local que dispões são fundamentais para tirar um melhor proveito do aparelho que possui ou deseja comprar. 

O local e a forma como a TV ficará posicionada pode ter algumas características que influenciam de forma positiva ou negativa nas imagens exibidas, então selecionamos algumas dicas para ajudá-lo. Confira. 

A altura é importante

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em comércios ou locais públicos as TVs ficam em lugares mais altos para que todos possam ver a tela, porém isso não significa que todos terão a melhor experiência de visualização. Na verdade todo mundo vai ver do jeito que der, mas longe do ideal. 

É pouco provável que alguém vá instalar sua TV na parte alta da parede e mais próxima ao teto, porém o indicado muitas vezes é que ela fique até um pouco abaixo da metade da parede a depender da altura do seu sofá, ou poltrona, pois é com o centro da tela na altura dos olhos que conseguimos visualizar melhor as imagens e os detalhes. 

Não existe TV anti-reflexo

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

É difícil fugir da luz do sol que entra em nossas casas por portas e janelas, inclusive é até recomendado que sua casa receba luz solar, porém está iluminação não é benéfica para a tela de sua TV, principalmente se incidir de forma direta na tela. Os painéis de Tv são bastante reflexivos, com algumas variações entre Tvs LCD ou OLED, mas todas sofrem com luz do sol ou de lâmpadas. 

Para amenizar o problema existem algumas soluções que vão de cortina blackout a lâmpadas inteligentes que permitem o controle da intensidade da luz. Outra opção é montar o jogo de iluminação da sala com um kit trilo eletrificado que possibilita mudar a posição das lâmpadas individualmente para que nenhuma fique direcionada para a tela da TV. Caso prefira instalar a TV em um painel na parede, opte por painéis com base móvel que possibilitam mudar a TV de direção pode amenizar o problema.

Por fim, outra alternativa para não precisar ficar com todas as luzes da sala ou do quarto apagadas enquanto assiste a TV é colocar uma lâmpada menos potente atrás da TV, uma lâmpada com luz neutra para não afetar a imersão ao assistir aos seus conteúdos favoritos. Ainda existe a possibilidade de adquirir alguma TV da Philips com Ambilight.  conjunto de luzes de led instaladas na parte traseira da TV e que dispensam a necessidade de uma lâmpada posicionada atrás do televisor.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

TVs em áreas externas só por pouco tempo 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Em tempos de Copa do Mundo e durante o verão é tentador instalar uma TV na parte externa da sua casa, porém televisores convencionais não são projetados para ficarem sempre em locais abertos. Existem modelos que são feitos para ficar em ambientes abertos que possuem resistência contra poeira, umidade e variações climáticas, como a Samsung Terrace, mas infelizmente a linha não está disponível no Brasil. 

Trabalhando com o que temos por aqui, o ideal é que a TV fique em ambientes externos apenas por alguns momentos, como durante um churrasco, festa ou confraternização e, se possível, embaixo de alguma cobertura como laje ou toldo. Caso essa TV fique definitivamente posicionada em um local exposto às intempéries climáticas, fatalmente a vida útil do aparelho será consideravelmente menor. 

Na falta de opções, vale apelar para aumento do brilho da tela

Já dizia o ditado, se não há solução, solucionado está. Nem sempre é possível mudar a TV de lugar, diminuir a incidência de luz no ambiente ou fazer mudanças significativas, neste caso vale apelar para a capacidade de brilho da tela, principalmente as TVs LCD em que é possível deixar as luzes do backlight mais fortes e diminuir a falta de visibilidade da tela em ambientes claros, mas não ser perder também a qualidade de contraste, principalmente em tons escuros. Já dizia o poeta das ruas: “cada escolha uma renúncia”.


Aqui no Promobit você também encontra as melhores promoções de TV e pode economizar ainda mais com o cupom Americanas ou cupom Submarino.