Campanha Amazon APP Day
Promobit
Promobit Explica

O que é o medidor de PH da água e por que ele é tão importante?

A água que deveria fazer bem ao seu corpo pode não estar adequada para consumo. Por isso, veja o que é medidor de PH da água e por que é bom usá-lo.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

9 de mar de 2023

0 comentários

Compartilhe:

A água é uma substância essencial para a sobrevivência humana, mas não é novidade que o líquido sofre de tratamentos químicos e que pode até ser morada de vírus e bactérias que fazem mal ao organismo humano e alteram as propriedades do líquido. Mas a boa notícia é que dá para prevenir o consumo de água imprópria pela medição do PH e nesse texto vamos falar mais sobre o que é o medidor de PH da água, como usar e até mesmo em quais situações vale a pena comprar um. 

O que é o PH?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O PH ou Potencial Hidrogeniônico é a propriedade de soluções aquosas que indica se o produto analisado conta com níveis ácidos ou básicos (alcalinos). Para essa medição em níveis, o PH conta com uma escala que vai do 0 ao 14, sendo os números de 0 a 6 considerados ácidos, de 8 a 14 considerados alcalinos e o número 7 na escala é considerado neutro. 

Por que medir o PH da água?

O nível de PH da água para consumo, segundo o Ministério da Saúde, deve ser em torno de 6 a 9.5, água com o PH muito baixo ou alto conta com substâncias que causam a alteração do líquido e pode ser prejudicial à saúde. Algumas pessoas consomem água com o PH mais alcalino ou mais ácido, dependo dos resultados apresentados em exames sanguíneos, contudo essa ingestão deve ser prescrita e acompanhada por um médico.  

Ao consumir água com o PH muito alterado (não neutro) existe riscos de alteração do PH do sangue e fluídos corporais que dificultam a absorção de nutrientes, menos eficácias das células, baixa eficiência em desintoxicação por metais pesados, azias, gases etc. 

O que é e para que serve o medidor de PH da água?

  • Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O medidor de PH serve justamente para mostrar na escala de 0 a 14 qual o grau se encontra o líquido de contato com o aparelho no momento. Podendo ser utilizado para medir a qualidade da “água da rua”, que chega em nossa casa, mas normalmente é mais utilizado para verificar o PH de piscinas no momento da manutenção. Ou ainda para pesquisas de nascentes, rios e lagos. 

Existem, diversos tipos de medidor de PH da água, os mais comuns são os manuais, que reúnem um gabarito e agentes químicos que que ao entrar em contato com o líquido muda a cor, indicando o nível de acordo com as cores do gabarito. 

Mas também é possível encontrar medidores de PH eletrônicos que contam com uma base de contato para o líquido e entrega o resultado em números precisos.  

Vale a pena ter um medidor de PH em casa?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Os medidores de PH valem mais a pena para quem trabalha e sabe como equilibrar os níveis de PH da água. Ou necessita ficar de olho, por questões de saúde ou outros, nos níveis de ácidos ou alcalinos da água. Isso pois, é possível conferir os níveis de PH da água nas embalagens de água vendidas no comércio nacional e os filtros purificadores de água também devem contar com indicação nos rótulos. Já os filtros purificadores de água já contam com os recursos necessários para regular o PH da água, deixando-a pronta para consumo, só não esqueça de fazer a manutenção corretamente.


Quer as melhores promoções de eletroportáteis para sua cozinha? Fique de olho nas ofertas e cupons Amazon e Casas Bahia aqui no Promobit