Campanha AMazon Dia das Mães
Guias de Compra

Climatizador de ar é bom? Vantagens e desvantagens do aparelho

No verão qualquer forma de aliviar o calor é bem-vinda. Vem conferir se o climatizador de ar é bom para essa função.

Avatar do membro Rafaela Melo

Rafaela Melo

22 de fev de 2024

0 comentários

Compartilhe:

As buscas por ventiladores e ar-condicionado em tempos quentes aumentam significativamente, afinal ninguém gosta de ficar suando em casa. Contudo, às vezes, os preços elevados dos aparelhos de ar não cabem no orçamento ou a residência não comporta a instalação, em outros casos os ventiladores não dão conta do recado, o que fazer então? O aparelho promete resolver este e outros problemas, por isso fizemos uma análise para saber se o climatizador de ar é bom, confira. 

Bons modelos de climatizador para comprar agora

Climatizador de Ar Cadence Duo TankAmazon
Climatizador de ar 3 em 1 ElginAmazon
Climatizador de Ar BritâniaAmazon
Climatizador de ar Vertisol Amazon

O que é um climatizador de ar?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

No setor de aparelhos eletrônicos que prometem aumentar ou diminuir a sensação térmica do ambiente, o produto se encontra um degrau acima dos ventiladores turbos e um pouco abaixo dos aparelhos de ar-condicionado, podendo ser uma opção de ótimo custo-benefício a depender do modelo escolhido. 

A função do climatizador é proporcionar uma melhor qualidade do ar. Isso ocorre através da ventilação do ambiente junto da umidificação do ar, trazendo uma sensação de alívio do calor nos dias quentes e alguns aparelhos também contam com a função de aquecedor/vaporizador para os dias frios. 

Compre agora Climatizador de Ar Cadence Duo Tank  na Amazon       

Vantagens e desvantagens do climatizador de ar

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se você está na dúvida se deve ou não escolher um climatizador de ar para acompanhar seus dias neste verão, trouxemos os principais pontos de vantagens e desvantagens do aparelho em comparação com outros parecidos no mercado. 

Vantagens

Versatilidade

Acreditamos que já deve ter sido possível notar que este aparelho é bem versátil, já que dependendo das funções pode ser usado tanto no verão quanto no inverno. Agora vamos falar um pouco de cada característica em relação ao ar que o climatizador traz.

Resfriamento

Para os dias quentes o climatizador de ar é bom para amenizar a temperatura, já que o aparelho libera ar no ambiente, assim como os ventiladores. Porém, diferente do aparelho giratório, o modelo que atua melhorando o clima conta com compartimentos de água ou gelo, para que o ar que for liberado passe por um resfriamento. De acordo com as marcas, os modelos podem diminuir de 2ºC até 5ºC do local. 

Compre agora climatizador de ar 3 em 1 Elgin na Amazon  

Aquecimento

Atualmente as marcas já estão aderindo a função de aquecimento nos climatizadores de ar, transformando o aparelho em um aquecedor de ar nos dias frios com apenas uma troca de comando. Isso ocorre sem “ressecar” o ar do ambiente como normalmente acontece com os aparelhos aquecedores, pois o comando de aquecimento também pode ser conhecido como vaporização, onde o climatizador distribui vapor quente no ambiente, esquentando e umidificando o ar.

Umidificação do ar

Pela sua liberação de água, o climatizador de ar é bom para regiões e casas com o ar seco, pois o mesmo repõe a água no ambiente enquanto estiver ligado. Esse aparelho também é um ótimo amigo de quem possui doenças respiratórias como sinusite ou rinite pelo mesmo motivo.  

Filtragem do ar 

Além de umedecer o ar, o climatizador também faz a filtragem do ar que normalmente não é tão bom dependendo da região onde você reside (como capitais metropolitanas, por exemplo), já que sua função é melhorar a qualidade do ar no ambiente.  

Praticidade

A praticidade do climatizador de ar é semelhante à dos ventiladores e ar-condicionado portátil, já que o mesmo pode ser movido de ambiente sempre que desejável. Além disso, muitos dos aparelhos atuais já contam com a alça para transporte, rodinhas e até controle remoto para maior comodidade de uso. Sendo seu defeito a necessidade de sempre manter o reservatório de água cheio para que o aparelho funcione corretamente. 

Preço

O preço dos climatizadores de ar atualmente são considerados um bom custo-benefício já que o valor do aparelho está bem abaixo do ar-condicionado mais simples, além de possuir outras funções que fazem o uso do climatizador contínuo ao invés de ser apenas utilizado em uma temporada do ano.  

Limitações

Apesar de ótimos pontos, o climatizador também conta com algumas limitações que precisam ser levantadas para você levar em conta na sua decisão.

Alcance

Assim como os aparelhos portáteis como ventilador de mesa, ar-condicionado de chão e outros, o climatizador não irá alcançar todo o ambiente, principalmente dependendo do tamanho do local e onde você colocará o aparelho. Se você necessita de uma ventilação mais uniforme no local, as melhores opções seriam os ventiladores de teto, parede ou ainda os ar-condicionados fixos que resfriam de cima para baixo.

Temperatura

Não espere que o climatizador solucione todos os seus problemas de calor, assim como mencionamos, o aparelho tem a possibilidade de amenizar a sensação térmica em até 5ºC dependendo da potência do aparelho, mas ele funciona como um ventilador melhorado que solta vento fresco. Se o seu desejo é uma atmosfera fria, a melhor opção é mesmo o ar-condicionado.  

Manutenção mais frequente

Para tirar um melhor proveito de todo o potencial dos climatizadores é necessário fazer uma atualização com mais frequência em comparação ao ar condicionado e até ao bom e velho ventilador. Entre as demandas mais frequentes estão a manutenção e limpeza do filtro de ar, com tempo entre as limpezas variando de acordo com o modelo e orientações da fabricante, assim como a limpeza do reservatório de água para que microorganismos não se proliferem, inclusive focos de dengue devido a água parada.

Compre agora climatizador de ar Britânia na Amazon    

Climatizador de ar é bom? Vale a pena? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O aparelho de ar é sim bom e uma ótima opção para quem deseja usufruir de todas as suas funções a longo prazo, incluindo de saúde respiratória. Contudo, se seu desejo é apenas para o calor momentâneo e não deseja desembolsar o valor cheio do aparelho, existem opções mais baratas no mercado como os ventiladores turbos que não vão deixar a qualidade do seu ar melhor, mas irão aliviar o calor do verão. 


Quer receber as melhores ofertas de eletroportáteis para equipar a sua casa? Crie sua lista de desejos aqui no Promobit e favorite os cupons Americanas e cupons Compra Certa para ganhar ainda mais desconto.