Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é jogo de tabuleiro Legacy?

Um novo conceito para boardgames, o jogo de tabuleiro Legacy oferece uma história que continua se desenvolvendo entre cada sessão do jogo.

Avatar do membro Yolanda Moretto

Yolanda Moretto

1 de abr de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Os amantes de jogos de tabuleiros e cartas têm acompanhado uma boa época para aproveitar novos tipos de jogos, sistemas e cenários nos últimos anos, com a popularização desse gênero no Brasil. Apesar de geralmente serem vendidos por preços não muito acessíveis, o investimento é super vantajoso para quem quer realizar atividades diferentes com os amigos, a família e até mesmo sozinho.

No Promobit já fizemos um texto apresentando os melhores jogos de tabuleiro disponíveis no Brasil, para você começar a conhecer esses boardgames modernos.

Agora queremos apresentar um novo conceito que chegou junto com esses jogos: o Legacy.

O que é Legacy?

Legacy não é um sistema, marca ou título de jogo de tabuleiro, mas um nome utilizado para descrever uma característica muito especial de alguns títulos de boardgames. Os chamados jogos Legacy são aqueles cujas regras e componentes mudam ao longo do tempo com base no resultado de cada jogo anterior e nas escolhas feitas pelos jogadores.

Isso significa que, ao terminar uma sessão de jogo, os resultados dela serão levados para a sessão seguinte, como em uma história. Não existe “começar um jogo do zero” aqui, pois as regras podem incluir marcar os cartões, colocar adesivos no tabuleiro, destruir componentes, abrir pacotes selados e mais.

De certa forma, esses jogos se aproximam dos RPGs de mesa, como Dungeon & Dragons. Regras novas podem aparecer ao longo da campanha (que é o conjunto de várias sessões de jogo), ou regras já utilizadas podem “sair de cena”. Tudo isso também significa que há uma quantidade finita de vezes em que um Legacy pode ser jogado, dependendo do título e da decisão dos produtores.

Principais jogos de tabuleiro Legacy

Separamos alguns dos jogos estilo Legacy que você pode encontrar aqui no Brasil, caso tenha se interessado pela proposta.

Pandemic Legacy Temporada 1 e 2

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

2 a 4 jogadores | 60 min | recomendado para maiores de 10 anos

Pandemic está na nossa lista de melhores jogos de tabuleiros disponíveis no Brasil. Devido ao seu sucesso, acabou ganhando também uma versão Legacy, dividida em duas temporadas. Assim como no jogo original, o objetivo é os jogadores trabalharem juntos como especialistas para erradicar doenças que estão se espalhando pelo mundo.

A diferença no Legacy Temporada 1 é que o jogo se passa na duração de um ano, com cada partida correspondendo a um mês, e cada mês tendo novos desafios e problemas, que mudarão as coisas para o mês seguinte.

Já na Temporada 2, o destino da humanidade foi traçado por inúmeras doenças e, 70 anos após a praga que destruiu o mundo, alguns dos sobreviventes decidem explorar o que sobrou do mundo.

Risk Legacy

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

3 a 5 jogadores | 60 min | recomendado para maiores de 13 anos

O jogo original, chamado apenas Risk, lidava com os temas de guerra, diplomacia e conflitos, com os jogadores controlando exércitos enquanto busca conquistar o mundo. Na versão Legacy, os resultados dos jogos vão influenciando as sessões seguintes. Segue muitas das mesmas ideias do Pandemic; destruindo cartas, colando adesivos no tabuleiro etc.

Seafall

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

3 a 5 jogadores | 150 min | recomendado para maiores de 14 anos

Na história de Seafall, o mundo entrou em uma nova era das trevas e apenas agora começa a recuperar parte da tecnologia perdida. Em um mundo principalmente marítimo, os jogadores saem pelo oceano em busca de novas ilhas, controlando frotas em nome do governador de seu país e decidindo como lidar com questões que vão surgindo, como primeiro contato com nativos.

As ações dos jogadores vão moldando o mapa durante cada jogo, de forma dinâmica, e fazendo novos contatos e adquirindo novos personagens para controlar, tudo com o objetivo de melhorar suas habilidades de guerra, seu comércio e, em geral, aumentar o domínio de seu império sobre o globo.

Vale ressaltar que este jogo foi um dos primeiros a ser desenvolvido como um jogo Legacy desde o começo, ao invés de usar um jogo já existente como base, o que torna toda sua mecânica bastante inovadora. Isso não significa que ele seja perfeito: as sessões de jogo costumam ser bastante longas, ultrapassando três horas em alguns casos. A mecânica também funciona melhor se o jogo contar com a participação sempre dos mesmos jogadores.


Os jogos Legacy ainda são uma novidade no Brasil e por isso não existem muitos títulos disponíveis por aqui (ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e Europa, em que os Legacy já possuem mais status), mas podemos esperar ver esse tipo de jogo se popularizar.

Conhece algum jogo Legacy que você adora e não está na lista? Conta pra gente! E deixe sua

Lista de Desejos

pronta para não perder nenhuma das promoções de boardgames que aparecem por aqui. Aproveite também nossas promoções de games, cupons Americanas, cupons Submarino e cupons Amazon.