Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

Vale a pena comprar um Nintendo Switch?

O console híbrido da Nintendo já é uma sensação e sucesso de vendas, mas o preço no Brasil ainda é alto. Descubra se vale a pena comprar um Nintendo Switch!

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

10 de dez de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O Nintendo Switch é uma das novidades mais animadoras que a indústria dos jogos eletrônicos apresentou em muitos anos. A versatilidade do aparelho, que funciona como um console de mesa e um portátil, faz dele uma ótima opção tanto para jogadores que passam horas se divertindo no conforto do sofá quanto para jogadores que gostam de levar seu videogame consigo e aproveitar pequenas pausas durante o dia para jogar fora de casa.

Apesar de ser um ótimo console, com destaque para sua versatilidade, o Nintendo Switch ainda tem preço elevado, carece de assistência oficial no Brasil e sofre com os preços de seus jogos. Ao observar esses pontos a dúvida surge: vale a pena comprar um Nintendo Switch?

Se você está com essa dúvida e não sabe se deve ou não investir no console, o Promobit facilita a sua vida mostrando casos em que pode valer a pena adquiri-lo e ocasiões em que vale mais a pena comprar um console tradicional, seja Xbox ou PlayStation.

Por que vale a pena comprar um Nintendo Switch?

O Switch é um excelente console, mas não são todos os casos em que vale a pena comprá-lo. Seja para substituir um PlayStation 4 ou Xbox One, seja para usá-lo como console secundário, considere alguns pontos fortes do produto e o quão importantes eles são para você.

Jogos fora de casa

Como qualquer console portátil, um grande diferencial do Nintendo Switch é a possibilidade de jogar seus games preferidos no metrô, ônibus, avião, em uma festa ou qualquer lugar longe de casa, sem a necessidade de uma tomada ou TV.

Nintendo Switch portatil

Apesar de não ser compacto como o PS Vita ou 3DS, o Switch pode ser levado para qualquer lugar separado dos controles — chamados Joy-Cons — facilitando muito o transporte.

A bateria entrega autonomia de até 4 horas, dependendo do jogo e nível de brilho da tela. É uma boa opção para jogar no transporte, viagens curtas ou na sala de espera da consulta.

Jogatinas multijogador locais

Se você costuma jogar com amigos em um mesmo local, seja sentado no sofá ou ocupando toda a sala, o Nintendo Switch será uma ótima aquisição.

Apesar de possuir jogos com suporte a multiplayer online, a força da Nintendo sempre foram as experiências com amigos próximos, e isso se repete no Switch.

nintendo switch multiplayer local

Qualquer título exclusivo da companhia que ofereça a oportunidade de jogar entre dois ou mais jogadores, como Mario Tennis, Mario + Rabbids, Mario Party, Splatoon ou Pokkén Tournament oferece diversão por horas seguidas, muitas risadas e experiência que falta em muitos grandes jogos atuais que focam em jogatinas single player ou multiplayer online.

Por que não vale a pena comprar um Nintendo Switch

Apesar de ser excelente, o Switch não é perfeito. O console possui pontos de atenção que devem ser considerados pelo jogador que deseje comprá-lo. Enquanto alguns desses pontos são inerentes ao produto, outros podem ser evitados, sendo apenas empecilhos temporários.

Desempenho

Uma das principais questões que devem ser levadas em conta caso você esteja pensando em comprar um Nintendo Switch é o desempenho do videogame. Apesar de estar bem próximo dos consoles da geração passada, muitos dos games AAA atuais não poderão ser rodados nele — trata-se de uma questão de hardware, que não pode ser evitada.

Alguns jogos grandes que exigem muito até de consoles tradicionais estão recebendo versões especiais para o Nintendo Switch — Wolfenstein 2, DOOM e Skyrim são alguns deles — com gráficos mais simples que suas versões consideradas comuns, mas oferecem o mesmo conteúdo.

DOOM Nintendo Switch
DOOM no Nintendo Switch – gráficos e desempenho são bem inferiores do que nos consoles

Caso esteja pensando em comprar o Nintendo Switch, fique ciente de que você terá de abrir mão de alguns games muito jogados que são lançados apenas para outros consoles e PCs, Battlefield e Call of Duty estão entre eles.

Bons jogos é o que não falta no Switch, por isso, mesmo que não possa jogar os últimos AAA e grandes sucessos multijogador, você terá a oportunidade de aproveitar os games exclusivos da companhia e experiências únicas com jogos independentes.

Preços dos jogos

Dura realidade que todo dono de um Nintendo Switch tem de encarar, o preço dos jogos é certamente um empecilho para adquirir um console.

Embora o preço dos games da Nintendo não fujam dos padrões da indústria, duas questões dificultam a compra de jogos para o Nintendo Switch por jogadores brasileiros: representação oficial e política da empresa.

A primeira é fácil de entender: a Nintendo ainda não tem representação oficial no Brasil, não fabrica seus consoles ou cartuchos aqui, o que significa que todos os produtos físicos dela vêm de fora, tendo que enfrentar taxas de importação e impostos. A loja até tem uma loja online oficial para o país, mas o preço dos jogos não é localizado, o que faz com que qualquer título exclusivo, sem exceção, custe mais de R$ 200.

loja Nintendo Brasil
Loja online da Nintendo no Brasil

A política da empresa é algo mais difícil de lidar. Diferente de Sony e Microsoft, que baixam o preço de seus jogos algum tempo após o lançamento e realizam promoções várias vezes no ano, a Nintendo mantém seus títulos com preço cheio por muito mais tempo e raramente faz promoções realmente vantajosas.

Caso queira adquirir um jogo exclusivo do Nintendo Switch, tenha em mente que deverá desembolsar uma boa grana, mesmo que o desconto seja de 30%.

Leia também:Como encontrar ofertas de jogos de Nintendo Switch

Uma estratégia que muitos jogadores utilizam para fugir dos preços altos é vender os jogos físicos após um tempo, abatendo uma boa parte do preço gasto com eles — como os games da Nintendo demoram mais do que o habitual para apresentar uma queda de preço, eles naturalmente desvalorizam mais devagar.


Esses são apenas alguns dos aspectos que você deve considerar antes de comprar um Nintendo Switch, decidindo se vale a pena adquirir o console ou optar por um PlayStation ou Xbox One.

Ainda não decidiu entre Xbox One, PS4 ou Nintendo Switch? Temos um artigo que compara os três aparelhos e diz qual o melhor console para comprar em 2018. Tire suas dúvidas com ele, avaliando a quantidade de jogos, preço de cada produto e outros aspectos importantes!