Promobit
Promobit Explica

O que é internet 5G e por que ela vai mudar nossas vidas?

A nova tecnologia de internet móvel promete grande evolução em velocidade e capacidade de conexão

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

28 de jun de 2019

0 comentários

Compartilhe:

O tão comentado futuro em que teremos carros voadores parece ser uma realidade distante, porém uma tecnologia bem mais próxima e com capacidade de mudar nossas vidas aproxima-se: a internet 5G. A nova rede internet móvel traz com ela a possibilidade de manter quase tudo conectado com muito mais velocidade e capacidade. O 5G pode não ser capaz de fazer os carros voarem, mas é bem provável que torne viável os carros autônomos.

O que é a internet 5G? 

Assim como suas antecessoras, a quinta geração de internet móvel também funciona através de ondas de rádio, porém utilizando ondas de longa frequência, no espectro entre 30 e 300 GHZ. Diferente do 4G que utilizamos atualmente, essas ondas não serão usadas para cobrir longas distâncias, devido à dificuldade que ela possui para transpor obstáculos como prédios, paredes e irregularidades naturais de relevo. O que  de início obrigará a instalação por parte das operadoras de mini antenas e repetidores para cobrir ambientes em sua totalidade. 

É muito provável que a tecnologia de internet 5G seja iniciada aproveitando a atual estrutura de antenas de internet 4G, porém direcionando o fluxo de sinal para diferentes regiões de acordo com a demanda, ao invés de enviá-lo para todas as direções de maneira uniforme. 

Conectividade-da-internet-5G

A grande expectativa por parte do usuário médio é que a nova tecnologia traga mais velocidade às conexões, porém este é apenas um dos pilares da internet 5g.

Velocidade

De fato as conexões devem se tornar muito mais velozes que na atual rede 4G que em média é de 1Gbps por segundo. Com a nova geração essa média deve subir para consideráveis 20 Gbps de média. Traduzindo essa velocidade para ações cotidianas o download de um filme que atualmente demora 2 minutos levará pouco mais que 3 segundos com a internet 5G

Capacidade 

Ficar sem internet no celular em locais com grande concentração de pessoas como shows de música, estádios de futebol ou durante a festa de ano novo na praia é um problema comum que também deve ser sanado com a nova tecnologia. A estimativa mais otimista de capacidade de conexão simultânea em redes 5G é de 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado. 

Latência 

Latência é a eficácia de resposta da rede a uma solicitação. Este parâmetro deve sair dos atuais 20 segundos na rede 4G para milésimos de segundo em redes 5G, tornando praticamente inexistente o intervalo de resposta. Fundamental para ações feitas de forma remota como controlar um veículo autônomo, um robô industrial e ampliar as formas de uso de drones. 

Mas, afinal, como a internet 5G mudará nossas vidas? 

tecnologia-5G
Possibilidades futuras com a internet 5G

Atualmente o conceito de casa conectada já existe e embora ainda não seja muito acessível, o uso de aparelhos de áudio, vídeo, iluminação e eletrodomésticos apenas por comando de voz já é uma realidade. Com o desenvolvimento satisfatório das redes 5G aos longo dos anos, o momento em que diversos objetos do dia a dia estejam conectados e trocando informações parece mais próximo. Este conceito conhecido como Internet das Coisas (IoT) pode ser simplificado como a  conexão de objetos físicos através de chips e softwares para funcionarem de maneira mais eficaz devido à constante troca de informações entre eles.

Neste cenário, diversos objetos (coisas) presentes em ambientes maiores como cidades estarão  conectados entre si e com usuários, sendo capazes de trocar dados e aprender através do histórico de usabilidade. As possibilidades são inúmeras para o surgimento de soluções que ainda nem foram inventadas e viabilizar projetos que atualmente são realizados apenas em pequena escala. Um bom exemplo é o aumento do fluxo de informação entre dispositivos que não demandam tanta banda, como o leitor de energia elétrica de uma residência. Com este leitor conectado à central da empresa distribuidora de energia será possível ter as informações de consumo da residência sem a necessidade do deslocamento de um funcionário ao local para fazer a leitura dos dados. 

Ou o uso de carros autônomos em ambientes urbanos totalmente conectados e capazes de proporcionar a comunicação entre o veículo e semáforos, outros carros, pedestres e ciclistas. Com a conexão mais veloz e latente da internet 5G o veículo será capaz de frear bruscamente ou desviar em situações de risco, evitando colisões. A medicina também deve ser impactada com a chegada da nova tecnologia, pois com o 5G intervenções cirúrgicas realizadas de maneira remota por robôs controlados por uma equipe médica que esteja em outra cidade ou até outros países é uma perspectiva no horizonte que caso concretizada aumentará o acesso aos serviços de saúde.  

O 5G no Brasil e no mundo

conexão-5G-no-Brasil-e-no-mundo

Já é possível usar as velocidades superiores da internet 5G e alguns países da Ásia e  regiões dos Estados Unidos, porém nós brasileiros ainda precisaremos esperar um pouco para utilizar a quinta geração de internet móvel.

Coreia do Sul 

O país asiático foi o primeiro a instalar oficialmente a rede de nova geração em abril de 2019, alcançando rapidamente a marca de 1 milhão de  usuários. As três principais operadoras de telefonia móvel da Coreia viabilizam o serviço e apesar da rápida implementação, alguns usuários relatam que a velocidade até o momento não é tão superior ao 4G

.

Estados Unidos 

Em abril de 2019 a operadora Verizon passou a oferecer serviço de internet 5G para as cidades de Chicago e Mineápolis e segue ampliando sua área de cobertura. Já a gigante da tecnologia AT&T fez testes recentes com 5G e obteve resultados satisfatórios, porém nenhuma empresa ainda foi capaz de oferecer cobertura que alcance todo o país.

Japão 

As operadoras japonesas de telefonia móvel receberam este ano o espectro 5G do ministério de telecomunicações do Japão. O país pretende ter a tecnologia à disposição da população até meados de 2020, quando Tóquio será sede dos jogos Olímpicos.

Brasil 

Normalmente o Brasil não está na vanguarda das inovações tecnológicas e no caso do 5G não deve ser diferente. Também em abril de 2019 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu quais serão as bandas de rede que estarão presentes no edital que deve acontecer em março de 2020 . Embora as principais operadoras que atuam por aqui já estejam realizando testes com a rede 5G em seus planos de celular o mais provável é que o serviço esteja disponível de forma comercial no país apenas em 2023.


A atual tecnologia 4G ainda não alcançou toda a sua potencialidade  no Brasil. Aproveite que o 5G vai demorar para chegar por aqui e confira as promoções de celulares e drones no Promobit.