Guia de compras

Celular POCO é bom ou apenas mais um?

Entre smartphones intermediários, básicos e gamers com bom custo benefício, confira se o celular POCO é bom ou apenas mais um Android no mercado

Avatar do membro Bruno Braga

Bruno Braga

2 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Por se tratar de um sistema operacional bastante abrangente, o Android acaba sendo o lar de inúmeras marcas de celular ao redor do mundo. Um dos países que mais possui fabricantes próprios é a China, tendo a Xiaomi como a principalmente expoente. E dentro das diferentes linhas de smartphones da marca, a POCO preenche uma lacuna mais específica que outros celulares da Xiaomi não se encaixam. Portanto, para entender melhor suas origens e quais são suas principais características, confira abaixo um apanhado geral para entender se o celular POCO é bom. 

Melhores celulares POCO

POCO X5 ProModelo intermediário
POCO F5 ProMelhor para jogos
POCO M6 ProCelular de entrada
POCO F4Alternativa custo benefício 

Breve história da POCO

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A POCO foi lançada em agosto de 2018 como uma marca subsidiária da Xiaomi, tendo o intuito de lançar diferentes modelos de smartphones intermediários com uma boa relação custo benefício. O primeiro celular POCO foi o Pocophone F1, que também foi lançado em agosto de 2018, sendo um grande destaque em sua época por trazer uma configuração equilibrada voltada ao desempenho por um preço abaixo da média do mercado. 

A marca estabeleceu suas linhas no ano de 2020, continuando a F, e lançando as linhas X, M e C. Entretanto, muitos desses modelos são apenas celulares Redmi renomeados e lançados para o mercado internacional. Por exemplo, os modelos da linha Redmi K não são comercializados em todos os países, como aqui no Brasil, sendo possível comprá-los apenas em suas versões POCO, como o POCO F3, que na China foi vendido como Redmi K40. 

Principais características dos celulares POCO

Muitas pessoas conhecem os celulares POCO por contarem com um ótimo desempenho, uma boa tela mas câmeras ruins ou limitadas, o que não está de todo errado. Alguns dos principais modelos da marca contam com essas exatas características, já deixando claro o tipo de usuário que pode ter preferência por um smartphone POCO. Conforme dito acima, muitos dos aparelhos da marca são celulares Redmi renomeados, portanto, muitos deles têm configurações intermediárias, com alguns intermediários premium, com um bom custo benefício. 

Em termos de design, ambas Redmi e POCO compartilham um visual semelhante, com geralmente os POCOs tendo um acabamento um pouco mais simples. A linha F é a principal responsável por difundir essas características dos celulares POCO, sendo a linha voltada a desempenho e boas telas que costumam chamar a atenção dos gamers mobile, tendo como principal expoente no último ano o POCO F4 GT. 

Já a linha X conta com um design um pouco mais arrojado, e uma ficha técnica mais equilibrada entre desempenho, tela, bateria e câmeras, se assemelhando mais aos aparelhos Redmi. Os POCOs M abrangem os smartphones intermediários de entrada, como modelos com telas de alta qualidade e boa autonomia de bateria, e a linha C é a que possui a menor quantidade de celulares, e é o lar dos aparelhos de entrada da POCO.  

Melhores modelos da marca em 2023

POCO X5 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O X5 Pro é a principal referência de modelo custo benefício da POCO atualmente. Com um design arrojado e moderno, este aparelho conta com uma tela AMOLED de 6.67 polegadas e 120Hz de taxa de atualização e resolução Full HD+. Sua bateria é de 5.000 mAh, e seu conjunto de câmeras tem como principal destaque a lente de 108 MP, que fica em um nível similar aos Redmi com as melhores câmeras. 

Seu desempenho fica a cargo do Snapdragon 778G, com 6 ou 8 GB de memória RAM, garantindo um bom desempenho para usos rotineiros, com destaque para o multitarefa, além de ser capaz de rodar jogos como Asphalt 9 e COD Mobile com os gráficos em nível médio. 

Compre agora o POCO X5 Pro na Amazon

POCO F5 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Já para quem busca um modelo voltado ao desempenho, ainda mais para rodar os principais jogos mobile da atualidade, o POCO F5 Pro é uma grande escolha. Seu hardware é composto pelo chipset Snapdragon 8+ Gen 1, com 12 ou 8 GB de memória RAM e suporte ao sistema LiquidCool 2.0, ou seja, se trata de um smartphone com bastante poder de fogo e um sistema de resfriamento altamente eficiente. 

Ademais, sua tela possui um painel AMOLED de 6.61 polegadas, 120Hz de taxa de atualização e resolução Quad HD+, exibindo imagens com ótima qualidade e fluidez. Por fim, sua bateria possui 5.160 mAh e conta com suporte a carregamento rápido de até 67W. 

Compre agora o POCO F5 Pro na Amazon

POCO M6 Pro

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Por outro lado, para usuários mais básicos, o POCO M6 Pro conta com uma ficha técnica bem interessante dentro do que é considerado o “mínimo” para um bom smartphone atualmente. Com 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno, conectividade 5G e tela IPS de 6.79 polegadas com resolução Full HD+. Este modelo apresenta uma boa performance para seu preço, sendo um ótimo custo benefício para quem procura um aparelho mais simples, voltado para o uso cotidiano. 

Compre agora o POCO M6 Pro na Amazon

POCO F4

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O POCO F4 foi um dos principais lançamentos da marca em 2022, que chegou com a difícil tarefa de superar o tão aclamado POCO F3. E apesar de ter ficado “marcado” por não ter trazido tantas mudanças, o F4 ainda é um modelo bem interessante dentro do segmento intermediário. O hardware formado pelo processador Snapdragon 870, com 6GB de memória RAM e 128 de armazenamento, se trata de uma boa junção de fatores que resultam em uma boa performance tanto para usos mais comuns quanto para jogos. 

E apesar da fama que os celulares POCO possuem em relação às câmeras, o F4 é equipado com uma lente principal de 64 MP e um sensor frontal de 20MP, ambos entregando resultados dentro do esperado para aparelhos intermediários, reproduzindo níveis decentes de detalhamento e cores sob a luz do sol, mas também não fazendo feio em períodos noturnos. 

Compre agora o POCO F4 na Amazon

Afinal, o celular POCO é bom? 

Tendo entendido que os celulares POCO são basicamente irmãos dos Redmi, mas com linhas mais específicas e segmentadas, capazes de agradar diferentes tipos de usuários, podemos afirmar que o celular POCO é bom sim, desde que, você invista em um aparelho de uma linha – ou com as especificações – que se encaixem em suas necessidades. Entre celulares de entrada e os intermediários comuns, a marca não tem nenhuma diferença gritante em relação aos Redmi de mesmo segmento. Entretanto, quando olhamos para os intermediários premium com grande foco em desempenho, é aí que a POCO realmente brilha. 

Portanto, o celular POCO é bom para quem busca bons modelos custo benefício, mas pode ser ainda melhor para quem quer investir em um bom smartphone para jogos sem precisar gastar uma fortuna.


Aproveite também para conferir as melhores promoções de fone de ouvido da internet aqui no Promobit, podendo economizar ainda mais com os cupons de desconto Amazon