Promobit
Promobit Explica

O que é a garrafa tritan e quais são suas vantagens?

As garrafas feitas de tritan estão ficando famosinhas, tem cada vez mais produtos feitos desse material. Para descobrir mais sobre ele, confira!

Avatar do membro Júlia Queiroga

Júlia Queiroga

11 de jan de 2022

0 comentários

Compartilhe:

Um produto que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado é a garrafa tritan, mas o que é a garrafa tritan e quais são suas vantagens para estar conquistando tantas pessoas? Para responder essa pergunta, fomos procurar mais informações sobre ela e o que é o material tritan, deste modo você vai saber um pouco mais sobre e consequentemente conseguir tomar uma decisão entre comprar ou não com mais embasamento.

O que é o material tritan?

Criado pela Eastman, o tritan é um copoliéster que vem substituindo o uso do bisfenol A (BPA), em garrafas, copos, liquidificadores e muito mais.

A principal motivação para a mudança é que tem se pesquisado e descoberto que o BPA, composto utilizado para fabricação de policarbonatos, um tipo de plástico, é um pouco solúvel e sua presença na indústria e no dia a dia das pessoas é grande, pois muitos objetos, recipientes para guardar alimentos, água e outros possuem BPA em sua composição, então, acabamos ingerindo esse material sem saber.

Há legislação brasileira, criada pela Anvisa, contra a presença de BPA em mamadeiras, por exemplo, justamente pelas consequências de se ingerir muito desse componente. Dentre os efeitos prejudiciais que estão sendo analisados e pesquisados, há uma possível correlação entre o BPA e a diabetes tipo 2, além de um aumento de pressão e problemas no coração.

Outro movimento contra a composição, existe na Europa onde a regulamentação para o uso de BPA está sendo alterada, com isso foi preciso buscar alternativas. A Eastman, uma empresa norte-americana, criou esse composto, o tritan e também o tritan renew, que é feito a partir da reciclagem molecular de resíduos plásticos.

Quais são as suas vantagens?

O copoliéster tritan possui algumas vantagens que o tornam um ótimo material, ele oferece uma grande resistência, sendo até considerado o mais resistente do mundo. Somando-se a isso, é altamente durável e sua aparência é similar ao vidro, sendo um material transparente.

Logo, o consumidor optar por produtos com tritan termina sendo uma opção mais saudável, do que os que possuem BPA. Entretanto, devido à falta de regulamentação em alguns países, é preciso buscar informações sobre a presença ou não de BPA e avaliar a disponibilidade de mercadorias feitas com tritan.

Afinal, a garrafa tritan vale a pena e é mais cara que outro modelo?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Garrafas com tritan valem mais a pena do que outras garrafas que tenham BPA, porém existem outros modelos que não possuem BPA em sua composição e que podem ser uma alternativa também.

Por não oferecer riscos ao ser humano, um produto livre de BPA termina sendo mais barato justamente pela questão de saúde do que com a substância. E considerando a faixa de preço das garrafas do mercado e as de tritan, a diferença de valores não é grande, então acaba sendo muito mais uma questão de gosto pessoal na hora da escolha entre qual a melhor dos modelos sem BPA.


Não deixa de conferir as ofertas de utilidades domésticas. Ainda consegue aquele desconto na hora da compra usando um cupom da Americanas ou o cupom do Extra.