Promobit
Guias de Compra

Café ou chá sempre quentinho: qual tipo de garrafa térmica escolher?

Existem diferentes tipos de garrafa térmica e elas também são bastante usadas para conservar líquidos gelados, além de muito usadas em residências e locais de trabalho.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

24 de set de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Quando passamos pela desagradável situação de beber uma xícara de café ou chá e percebemos que a bebida está fria, lembramo-nos da importância de ter uma boa garrafa térmica. Embora pareça um item simples, existem diferentes tipos de garrafa térmica e neste texto apresentamos as opções mais comuns para que você escolha o tipo de garrafa térmica ideal para sua rotina.

Qual o melhor tipo de garrafa térmica para o meu tipo de uso?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

As garrafas térmicas são responsáveis por conservar a temperatura das bebidas, seja fria ou quente, e para isso são feitas com interior que não permite a entrada do calor quando vedadas. Elas são de grande importância para a rotina de uma casa, ambiente de trabalho e até para profissionais que precisam levar a bebida com eles, como agricultores, motoristas, seguranças do turno da noite etc. Porém, garrafas térmicas possuem diferentes características que são mais adequadas em usos específicos, como o material do interior da garrafa, a tampa e a quantidade de armazenamento.

Ampola de vidro ou aço inox? 

O interior das garrafas costuma ser de ampolas de vidro ou aço, sendo os dois materiais espelhados por dentro e por fora para que as ondas eletromagnéticas também sejam espelhadas, mantendo a temperatura interior e adiando a entrada de ondas de calor no interior da garrafa. Os dois materiais são ruins para conduzir o calor, logo, conservam bem a temperatura dos líquidos e não apresentam diferenças significativas quanto ao tempo de conservação térmica. 

A principal diferença entre os dois tipos de ampola está na durabilidade, já que a ampola de aço é mais resistente a quedas e impactos. A garrafa com ampola de vidro não é a mais indicada para os desastrados, pois uma vez quebrada, o produto não deve mais ser usado.  

Tipos de tampa

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Da esquerda para direita: tampa de rosca, tampa de pressão e tampa flip

As garrafas térmicas possuem 3 tipos principais de tampa e cada uma delas é mais ou menos eficiente, a depender do tipo de uso da garrafa térmica. São elas: a tampa de rosca, a tampa de flip e a tampa de pressão, sendo a tampa de rosca a mais comum das três e com ótima vedação, mas exige um cuidado maior na hora de fechar a garrafa, pois caso mal rosqueada pode deixar o calor entrar.

Já a tampa de flip possui bico direcionável e é bastante usada por apreciadores de chimarrão e mate, que fazem uso da garrafa em diferentes lugares, muitas vezes locais abertos, e precisam de maior precisão para direcionar a bebida. A tampa de pressão é aquela que possui uma pequena torneira na parte lateral da tampa e um grande botão na parte superior da garrafa que deve ser apertado para liberar a bebida. Possui como maior vantagem a facilidade de usar apenas uma mão para servir a bebida. Independente do tipo de tampa, é importante retirar a borracha de vedação de tempos em tempos para a limpeza. 

Tamanho da garrafa 

O tamanho da garrafa é um fator importante e que influencia na necessidade e tipo de uso. Existem garrafas térmicas pequenas, médias e grandes e o modelo ideal varia de acordo com a quantidade de pessoas que irão usar a garrafa. Caso você more sozinho ou vá andar por aí com a garrafa, talvez seja melhor optar pela garrafa portátil. Existem modelos com capacidades que variam entre 250 ml e 1 litro. Caso a sua necessidade seja manter a temperatura da bebida para o consumo de uma família ou no local de trabalho, uma garrafa maior, entre 2 e 3 litros é suficiente. 

Tempo de conservação

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O tempo em que a garrafa conserva a temperatura da bebida varia de modelo para modelo, mas vai de 5 a incríveis 24 horas de bebida quentinha ou fria. Mais uma vez, o tempo de conservação ideal depende da forma como a garrafa será usada. Uma bebida que precisa manter-se na mesma temperatura apenas durante a manhã, como em uma casa em que as pessoas tomam café em horários diferentes, não precisa ficar armazenada em uma garrafa térmica com conservação de 24 horas. 

A mesma lógica pode ser aplicada para quem está acampando ou fazendo longas trilhas e ficará por longos períodos sem fazer café, chá ou ter acesso a água gelada. Uma garrafa com apenas 5 horas de conservação térmica será ineficaz. Já em locais de trabalho com grande rotatividade de funcionários na mesa do cafezinho é interessante uma garrafa térmica com conservação de pelo menos 12 horas ou um dia de expediente. 

Como conservar a sua garrafa térmica

Por melhor que seja o modelo da sua garrafa térmica, alguns cuidados devem ser feitos para aumentar a vida útil do produto. As garrafas térmicas com ampola de vidro, por exemplo, possuem interior mais frágil, sendo recomendado que evite-se choques e pancadas com a garrafa térmica. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Na ânsia de aumentar o tempo de permanência da bebida gelada, algumas pessoas acabam colocando gelo junto com o líquido no interior da garrafa, porém essa ação pode estragar o material responsável por conservar a temperatura da bebida. Também não é recomendável armazenar bebidas gasosas em garrafas térmicas, pois o gás cria pressão no interior da garrafa e, além de causar vazamentos, pode comprometer a funcionalidade do objeto. 

Uma boa dica para aumentar a capacidade de conservação da temperatura é encher a garrafa com água fria para líquidos frios ou água quente para líquidos quentes e esvaziar a garrafa após 1 minuto para em seguida colocar o líquido que pretende consumir.


Para facilitar a vida em sua casa no Promobit você encontra os melhores preços de utensílios domésticos. Usando um dos nossos cupons de promoção sua compra fica ainda mais barata. E em novembro tem a Black Friday, com as melhores oportunidades de compras do ano em produtos de todas as categorias.