Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

O que é e como funciona o banco digital Next?

O Next é uma aposta do Bradesco para conquistar o público jovem, com conta digital, cartão de crédito sem anuidade e investimentos.

Avatar do membro Rafael Oliveira

Rafael Oliveira

28 de jul de 2018

0 comentários

Compartilhe:

O banco Bradesco lançou em 2017 o Next, um banco digital cujo controle é feito completamente por aplicativo. Assim como outros bancos do tipo, ele se destaca pela facilidade de gerenciamento da conta digital, ausência de tarifas e linguagem jovem.

Recentemente, o banco passou a oferecer cartão de crédito sem anuidade, mas ainda não é conhecido como os concorrentes Inter e Neon. Como ele funciona e quais as funcionalidades que realmente valem a pena? Contamos a seguir.

Como funciona o Next

Apesar de estar ligado a um banco tradicional, o Next é “independente” e funciona como um banco digital. Todo o gerenciamento da conta é feito através do aplicativo para Android e iOS, onde estão presentes os planos e funções oferecidos pelo banco.

O Next possui planos (propostas) para cada tipo de cliente, alguns gratuitos e outros pagos — os valores vão até R$ 39 mensais, dependendo do plano. É necessário contratar um deles para utilizar os serviços do banco, mas a conta digital é completamente gratuita, assim como muitos de seus recursos exclusivos.

Tudo o que você faz num banco comum encontrará no Next, incluindo transferências, recarga de celular, saques (em caixas eletrônicos do Bradesco), conta poupança, limite de cheque especial, dentre outras funções.

Next App tela inicial
Tela inicial do aplicativo do Next

Recursos do Next

Dentre os diferenciais do Next estão recursos exclusivos que agregam valor à conta digital, tornam o serviço ainda mais completo e a vida do cliente mais fácil.

Um destes recursos é o Flow, que te ajuda a se planejar e gastar seu dinheiro de maneira responsável. Ele é uma ótima opção para quem utilizará o Next como conta principal e seu cartão em grande parte das transações.

Os Objetivos funcionam de forma semelhante ao modelo de investimento do Warren: você seleciona um objetivo, como casamento ou casa própria e o valor que você irá precisar para atingir o objetivo. O aplicativo então calcula quanto você deverá economizar por mês e quando irá atingir seu objetivo — é possível alterar o valor mensal e a data de conclusão daquele objetivo.

next funcionalidades
Criação de objetivo no Next

A Vaquinha é um recurso auto-explicativo: ele permite que você e mais amigos juntem dinheiro, controlem e concentrem tudo em um lugar só. É possível definir quanto cada um vai pagar, a data limite da vaquinha e saber quem já pagou sua parte.

Os Mimos são uma seção do aplicativo que concentra descontos exclusivos para quem tem o cartão de crédito do Next. Dentre eles estão 50% em ingressos da rede Cinemark, 20% de desconto no Uber ou na Natura.

Cartão de crédito Next

Algo que pode decepcionar muita gente é o fato do cartão de crédito do Next não acompanhar a abertura da conta em todos os casos. Dependendo da avaliação da empresa, o cliente recebe apenas um cartão de débito Visa Internacional.

Tendo apenas o cartão de débito do Next, você perde algumas vantagens, como os Mimos, uma vez que boa parte dos descontos aplicam-se apenas a transações feitas com o cartão de crédito do banco — além de alguns serviços aceitarem apenas cartões na modalidade crédito.

No entanto, mesmo que só receba o cartão de débito inicialmente, o cliente pode receber cartão de crédito posteriormente, bastando apenas alterar a modalidade do cartão no plano contratado através do app.

O cartão de crédito Visa Internacional do Banco Next tem “isenção de anuidade por tempo indeterminado”.

O Next vale a pena?

Utilizo o Next há algum tempo e, embora seja um banco digital controlado completamente pelo app, sua conta digital possui limitações que mostram que a empresa tem algum DNA de banco tradicional.

Bancos concorrentes nos mesmos moldes, como Inter e Neon — ou até a Nuconta — oferecem ampla gama de serviços de forma gratuita. No Next, é necessário pagar para ter acesso a todas as funções de maneira ilimitada, o que pode tornar a abertura de conta em banco tradicional um processo mais vantajoso (leia-se menos caro).

Next Conta
Propostas do Banco Next: é preciso optar por uma delas

Os Objetivos, como dito, seguem os moldes de gestoras e outros bancos que oferecem tal função. É uma boa pedida para quem quer começar a investir e não faz ideia de como fazê-lo. Os Mimos também proporcionam ótimos benefícios para quem tem o cartão de crédito do banco e a Vaquinha torna mais simples a organização de qualquer plano em grupo.

O Next deixa claro que seu foco é o público jovem, mas exagera um pouco na dose. A linguagem que o banco usa é bem informal e mesmo em páginas institucionais, você dificilmente encontrará explicações claras sobre qualquer coisa. Pode parecer algo bobo, mas críticas a esse posicionamento não faltam.

A interface do app, comparada com a de outros bancos digitais, também deixa a desejar. Quase todas as telas têm o mesmo fundo verde forte que você vê nas imagens do artigo, o que torna a navegação bem cansativa.

Hoje, pelas funções que oferece nos planos grátis, há concorrentes melhores e mais completos do que o Next. Fica a critério do cliente decidir se as funções extras fazem valer o gasto em um dos planos mais caros.

Leia também