Campanha Super Deals - Aliexpress
Guias de Compra

O que é e como funciona a tomada inteligente?

Você sabe como funciona a tomada inteligente? Esse dispositivo promete tornar sua casa ainda mais conectada, além de garantir mais economia na conta de luz.

Avatar do membro Txai Zerbeto

Txai Zerbeto

10 de fev de 2021

0 comentários

Compartilhe:

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, com tecnologias cuja finalidade é integrar diferentes dispositivos em nossas vidas para fornecer um controle completo a partir de um smartphone ou tablet. Assim são as tomadas inteligentes (ou smartplugs) que, além de permitir que você controle o funcionamento de alguns eletrodomésticos à distância, também podem ajudá-lo a poupar ainda mais na conta de luz.

Compativeis com Android e iOS, esses dispositivos podem até ser ativados via comando de voz com integração a algum assistente digital, como o Google Assistente ou a Alexa, da Amazon. Mas não são todos que possuem essa funcionalidade.

Então, vamos entender um pouco mais sobre como funciona a tomada inteligente neste artigo. 

Como funciona a tomada inteligente?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A tomada inteligente funciona como um adaptador que é ligado em qualquer tomada padrão e possui conexão com a internet. Assim, você pode controlá-la remotamente de algum dispositivo com conexão Wi-Fi por meio de aplicativos próprios para essa finalidade.

Para utilizar os recursos da tomada inteligente é preciso baixar um app específico para sua marca de smartphone. Com isso, é possível fazer o controle dessa tomada de forma remota, como ligar ou desligar algum aparelho doméstico conectado à ela.

Além disso, as tomadas inteligentes possuem outros recursos, como programar horário para ligar ou desligar o fluxo de energia. Essa é uma boa funcionalidade para controlar o uso das crianças, ativar outros eletrodomésticos em horários específicos (como cafeteira, ferro de passar, TV, etc.).

Outra grande vantagem desses dispositivos é a promessa de uma maior segurança, já que alguns modelos possuem dispositivos que medem a temperatura das tomadas. Assim, em caso de temperaturas excessivas, ela desliga automaticamente para evitar acidentes.

Algumas também possuem modo ausente, que pode ser acionado quando sua casa, apartamento ou escritório ficar vazia por longos períodos. A tomada inteligente ainda é capaz de ligar e desligar as luzes em horários pré-determinados para não parecer que não há ninguém em casa.

Mas uma das suas principais vantagens é a economia na conta de luz.

A conta de luz fica mais barata mesmo?

como funciona a tomada inteligente

Não é só para ligar/desligar e programar horários de funcionamento de eletrodomésticos que serve a tomada inteligente. Esses dispostivos ainda contam com uma funcionalidade bem interessante para quem está sempre disposto a gastar menos com as contas de casa, pois a tomada inteligente ajuda a mapear seu consumo elétrico e você pode ter acesso a relatórios dos gastos com energia. Assim, é possível saber quais eletrodomésticos gastam mais e quais gastam menos para ter uma noção de boas práticas de consumo.

E uma vez que as tomadas inteligentes podem ser controladas pelos aplicativos, é possível ter esse controle de onde quer que você esteja. Sua televisão ficou ligada na tomada o dia inteiro e gerou um gasto desnecessário na sua conta de luz? Basta desativar o smartplug pelo seu celular mesmo.

Mas então é só vantagem?

Nem tudo na vida é só vantagem, e com as tomadas inteligentes não poderia ser diferente. A principal desvantagem é que dispositivos que possuem interruptores eletrônicos não funcionam em tomadas smarts, como notebooks ou máquinas de lavar. Isso acontece porque esses aparelhos possuem apenas um botão para ligar/desligar, diferente de interruptores mecânicos, que possuem duas posições (on e off).


Agora que você sabe como funciona a tomada inteligente, não deixe de aproveitar as ofertas de utensílios domésticos no Promobit. Você paga menos por aqui e ainda pode contar com algum cupom de desconto em suas compras.