Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit
Promobit Explica

O que é áudio 8D e como ele aumenta a imersão do ouvinte?

O áudio 8D promete maior imersão e sensação de espacialidade. Saiba como funciona a tecnologia.

Avatar do membro Vinicio Rolim Lira

Vinicio Rolim Lira

9 de jun de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Sentir a música deslocar-se ao redor da sua cabeça e transitar por dentro dela entrando e saindo pelos ouvidos. Com essa proposta de grande imersão é que nasceu o aúdio 8D. Embora o nome pareça algo futurista e inovador, o áudio 8D foi criado na década de 1980, já foi usado por muitos artistas e até hoje a tecnologia representa uma experiência mais rica no momento de ouvir e sentir melodias e sons. Saiba mais o que é o áudio 8D e como ouvir esse tipo de conteúdo sonoro.

O que é o áudio 8D?

Diferente do som estéreo que oferece fontes de áudio distintas e simultâneas de forma linear, o aúdio 8D busca uma maior profundidade ao oferecer fontes sonoras além da horizontal, mas também fontes sonoras que parecem surgir de acima, de baixo e ao entorno do crânio. Tal tecnologia proporciona maior sensação de espacialidade, já que o áudio pode surgir dos lados, mas também de outras direções. 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

A maior noção de profundidade e espacialidade proporcionada pelo áudio 8D faz com que ele seja usado em alguns jogos e em conteúdos de realidade aumentada, já que, juntamente com uma visão de 360 graus, é necessário ter a sensação de que fontes de áudio estão vindo de direções diferentes. O áudio 8D é capaz de produzir a sensação de cobertura de entre 180° a quase 360° graus.

Como produzir áudio em 8D?

O áudio 8D foi criado nos 1980 pelo engenheiro de som argentino Hugo Zuccarelli, inspirado na tecnologia dos hologramas que usa diferentes fontes de luz para criar uma imagem em 3 dimensões. Na época, o áudio foi gravado em estúdio com o uso de cabeças artificiais que possuem dois microfones, um em cada ouvido da cabeça e distante cerca de 18 centímetros um do outro, o chamado microfone binaural. Desta forma o áudio passa também por dentro do crânio artificial e capta resultados diferentes da gravação que chegam ao microfone de diferentes direções.  

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Microfone binaural K100 da Neumann

Embora ainda seja possível fazer gravações em 8D com o uso deste tipo de cabeça com microfones, atualmente a maior parte do conteúdo produzido em áudio 8D é fruto de edição em softwares bastante conhecidos por profissionais da música, como o Audacity, que possibilita a gravação com resultados bem próximos ao de um microfone para tal finalidade. 

Onde ouvir áudio em 8D? 

Conforme explicado, o aúdio 8D não é nenhuma novidade e ele também teve bastante repercussão na época de sua criação. Tanto que artistas como a banda  Pinky Floyd em sua faixa “The Final Cut” de 1983 e mais recentemente o álbum Binaural de 2000 do Pearl Jam também foram gravados com uso da tecnologia, sendo apenas dois exemplos de como ouvir músicas gravadas em 8D.  

Outras opções mais acessíveis são canais de YouTube especializados em conteúdos em 8D e perfis no Spotify dedicados exclusivamente a esse tipo de conteúdo, com playlists compostas apenas por músicas com áudio em 8D.  

Preciso de fones especiais para ouvir áudio em 8D? 

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Primeiramente o aúdio em 8D só pode ser percebido usando fones de ouvido, porém não é necessário fones específicos para desfrutar da tecnologia. Bons fones que cobrem totalmente os ouvidos e possuam cancelamento de ruído já são indicados para perceber a diferença do áudio 8D. 

Claro que fones mais sofisticados serão mais eficazes para percepção do multi direcionamento e imersão do áudio 8D, mas mesmo fones de ouvido simples já são capazes de transmitir a diferença da tecnologia, porém sem a mesma qualidade de um headfone. Em alto-falantes convencionais fica mais difícil perceber a variação e deslocamento do áudio.


As melhores promoções de caixa de som estão no Promobit. Os modelos das principais marcas podem ficar ainda mais baratas aproveitando o cupom Submarino.