Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Guia de compras

Quais os tipos de fone de ouvido: vantagens e desvantagens de cada modelo

Conheça as principais diferenças entre os fones auricular, intra-auricular, supra-auricular e circumaural, qual o tipo é mais adequado para suprir as suas necessidades e ainda indicações de modelos

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

13 de dez de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Hoje em dia, o fone de ouvido se tornou um acessório praticamente indispensável no dia a dia para muita gente. Ao observar o transporte público, academia ou no seu trabalho, é fácil perceber os mais variados modelos, cada um tendo vantagens e desvantagens para o uso cotidiano. Por isso, conheça quais os tipos de fone de ouvido para escolher aquele que atende melhor às suas necessidades.

E para garantir o menor preço, confira as promoções de fone de ouvido aqui no Promobit, e caso não encontre o que deseja, é só adicionar à sua lista de desejos para receber alertas assim que entrar em promoção.

Quais os tipos de fones de ouvido?

Modelos que indicamos:

Samsung Galaxy Buds LiveIndicação de fone auricular
Freebuds 5iIndicação de fone intra-auricular
JBL Tune 520BTIndicação de fone supra-auricular
Sony WH-1000XM4Indicação de fone circumaural

Existem muitos fatores que diferenciam os tipos de fone de ouvido, principalmente design, peso, mobilidade, percepção sonora, isolamento e potencial de danos à audição. Claro, existem diferenças entre a qualidade do som e conforto de um fone, mas esses fatores são determinados principalmente pelo modelo e não pelo tipo.

Hoje em dia nós temos quatro tipos de fone de ouvido, sendo dois earphones (encaixados dentro da orelha) e outros dois headphones (sobre a orelha). Confira as vantagens e desvantagens de cada um e ainda indicações de modelos.

Fones auriculares

Esses são bem comuns, o que se deve principalmente ao preço dos modelos, ofertado pelas fabricantes. Os fones de ouvido auriculares são aqueles encaixados na orelha, sem que suas pontas entrem diretamente nelas. Este tipo de fone de ouvido já foram bem mais populares, principalmente quando os fones com fio mais básicos de smartphones reinavam.

Vantagens

Como já citamos, o preço baixo é um dos diferenciais desse modelo, mesmo em produtos com boa qualidade de áudio. Outro ponto positivo é eles serem discretos e interessantes para uso durante a prática dos exercícios (Neste caso, prefira os modelos bluetooth).

Desvantagens

Como não se encaixam perfeitamente na orelha, eles não conseguem isolar bem o som, ocorrendo tanto um vazamento do som do fone para fora quanto a interferência maior de barulhos externos. Para conseguir ouvir melhor o que está tocando, as pessoas costumam aumentar o volume, chegando com mais facilidade a volumes acima do nível recomendado, o que pode levar a problemas auditivos.

Indicação de fone auricular

Samsung Galaxy Buds Live

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Se os fones que encaixam dentro do canal auditivo é um incômodo para você, o Galaxy Buds Live pode ser uma boa opção de investimento. O modelo tem um design bem ergonômico, imitando as curvas da orelha para se encaixar com facilidade. 

A qualidade também não deixa a desejar. O modelo possui construção da AKG, empresa especializada em aparelhos de áudio, tem cancelamento de ruído ativo e possui alto-falantes de 12 mm e conta com três microfones integrados para melhor qualidade nas chamadas. A bateria do Galaxy Buds Live dura em média 6 horas de mais 15 horas contando com o estojo de carregamento.

Compre agora o Galaxy Buds Live na Amazon

Fones intra-auriculares

Os fones intra-auriculares são encaixados dentro do canal auditivo. Isso é possível devido às suas pontas de silicone que, além de não machucar o ouvido, permitem maior isolamento sonoro.

Os fones intra-auriculares são encontrados mais facilmente em versões Bluetooth e até true wireless, que não têm fios mesmo entre as suas duas extremidades. Estes também são os modelos mais fáceis de encontrar no mercado e os que as fabricantes mandam junto na caixa dos smartphones (as poucas que ainda fazem isso).

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Exemplo de fone intra-auricular

Vantagens

Possuem um bom isolamento sonoro, sendo menos afetados pelo barulho do ambiente externo. São os mais indicados para prática esportiva, pelo pouco peso ou por não acumularem suor durante a atividade física. Contudo, antes de fazer sua compra, observe se há algum grau de proteção contra água ou suor.

Desvantagens

Por serem encaixados no canal auditivo, podem incomodar depois de um período prolongado. É preciso um cuidado redobrado com o volume do áudio, pois as chances de perda auditiva é maior com esse tipo de fone de ouvido.

Indicação de fone intra-auricular

Freebuds 5i

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Freebuds 5i é um dos melhores fones Bluetooth para comprar em 2023 devido ao seu ótimo custo-benefício. Além de possuir um bom preço, a qualidade sonora é muito boa para quem quer um fone bom e barato. 

O seu design é bonito e se encaixa dentro do canal auditivo sem ficar caindo ou machucando, mesmo se for utilizado por horas seguidas. Também possui os modos de transparência e cancelamento de ruído ativo, funcionalidades que não são facilmente encontradas em modelos da faixa de preço do Freebuds 5i.

Compre agora o Freebuds 5i na Amazon

Fones supra-auricular

Modelo de headset bastante comum em produtos intermediários, eles ficam sobre a orelha e garantem uma qualidade de isolamento intermediário. Normalmente o preço deles é mais elevado que nos modelos anteriores, mas em troca apresentam boa qualidade sonora.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Exemplo de fone supra auricular

Vantagens

Seu principal ponto positivo é o custo-benefício. Esse tipo de fone de ouvido, em sua maioria, possui uma boa construção, o que reflete diretamente na qualidade sonora, e tem um preço que pode ser encaixado no orçamento sem um esforço enorme.

Desvantagens

A mobilidade e portabilidade deles são bem complicados, mesmo os modelos que se dobram e ocupam um espaço menor quando guardados. Apesar da espuma, como ficam sobre a orelha, podem causar desconforto ao utilizá-los por um longo período. Também não costumam ser adequados para a prática de atividade física devido ao acúmulo de suor.

Indicação de fone supra-auricular

JBL Tune 520BT

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Você já deve ter se deparado com alguém usando o JBL Tune 520BT na rua ou no transporte, afinal, o modelo é um dos preferidos do público. Além de ter um bom custo-benefício, o JBL Tune 520BT carrega a qualidade sonora já conhecida nos produtos da marca.

Com a tecnologia JBL Pure Bass, o fone entrega um som equilibrado para a faixa de preço, lembrando que ele é um dos mais baratos deste tipo. A bateria é boa, com 57 horas de duração e apenas 2 horas para que seja totalmente recarregada. 

Compre agora o JBL Tune 520BT na Amazon

Fones circumaurais

Chamados comumente apenas de headphone, esses modelos possuem um formato que circunda e envolve toda a orelha, o que ajuda a isolar bem o som externo. Esse tipo de fone de ouvido possui a maior qualidade de construção e de som e são os favoritos de quem procura por um produto premium.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Exemplo de fone circumaural

Vantagens 

Seu principal ponto positivo é a qualidade, apresentando um som mais limpo e com bons graves. O formato dos modelos circumaurais garante conforto e bom isolamento sonoro, sendo ótimos para usar no trabalho.

Desvantagens

O preço é definitivamente o principal ponto negativo desse tipo de fone de ouvido. Seu formato também possui uma desvantagem: mobilidade, pois seu tamanho dificulta o seu transporte. Ele também não é muito indicado para atividade física, apesar de acumular menos suor do que o modelo anterior.

Indicação de fone circumaural

Sony WH-1000XM4

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O Sony WH-1000XM4 pode ser considerado o melhor headphone para se comprar em 2023. E quem quiser muita qualidade, não vai se decepcionar com este modelo. O som é muito equilibrado e limpo na grande maioria das músicas. Além disso, tem um dos melhores cancelamentos de ruído da sua categoria.

Como se não bastasse para justificar sua escolha, tem um design muito bonito e é bem leve, o que aumenta o conforto, principalmente se você for utilizar por horas seguidas. O ponto de atenção aqui é que não é um modelo indicado para atividades físicas.

Compre agora o Sony WH-1000XM4 na Amazon

Leia mais:


Agora que você já sabe quais os tipos de fone de ouvido, aproveite para conferir os modelos em promoção aqui no Promobit. Utilizando os cupons Amazon ou cupons Mercado Livre suas compras podem ficar ainda mais baratas.