Take a fresh look at your lifestyle.
Perfil
X

Quais os tipos de fone de ouvido: vantagens e desvantagens

Conheça as principais diferenças entre os fones auricular, infra-auricular, supra-auricular e circumaural e qual o tipo é mais adequado para suprir as suas necessidades.

0

Hoje em dia, o fone de ouvido se tornou um acessório praticamente indispensável no dia a dia para muita gente. Ao observar o transporte público, academia ou no seu trabalho, é fácil perceber os mais variados tipos de fone de ouvido, cada um tendo vantagens e desvantagens para o uso cotidiano. Existem muitos fatores que se diferenciam entre um e outro, principalmente design, peso, mobilidade, percepção sonora, isolamento e potencial de danos à audição.

Claro, existem diferenças entre a qualidade do som e conforto de um fone, mas esses fatores são determinados principalmente pelo modelo e não pelo tipo. Qualquer que seja a sua escolha, você poderá encontrar um produto com excelente qualidade para uso no dia a dia e claro, encontrar o melhor fone de ouvido em promoção aqui no Promobit.

Hoje em dia nós temos quatro tipos de fone de ouvido, sendo dois earphones (encaixe dentro da orelha) e outros dois headphones (sobre a orelha).

Leia também:

Fones auriculares

Esses são os mais comuns e populares, o que se deve principalmente ao preço dos modelos, ofertado pelas fabricantes. Os fones de ouvido auriculares são aqueles encaixados na orelha, sem que suas pontas entrem diretamente nelas.

fone-auricular
Exemplo de modelo de fone auricular

Vantagens

Como já citamos, o preço baixo é um dos diferenciais desse modelo, mesmo em produtos com boa qualidade de áudio. Outro ponto positivo é eles serem discretos e interessantes para uso durante a prática dos exercícios (apesar do fio, que pode atrapalhar).

Desvantagem

Como não se encaixam perfeitamente na orelha, eles não conseguem isolar bem o som, ocorrendo tanto um vazamento do som do fone para fora quanto a interferência maior de barulhos externos. Para conseguir ouvir melhor o que está tocando, as pessoas costumam aumentar o volume, chegando com mais facilidade a volumes acima do nível recomendado, o que pode levar à problemas auditivos.

Fones intra-auriculares

Outro modelos de earphone, esses são encaixados dentro do canal auditivo. Isso é possível devido às suas pontas de silicone que, além de não machucarem o ouvido, permitem um bom isolamento sonoro.

Os fones intra-auriculares são encontrados mais facilmente em versões Bluetooth e até mesmo true wireless, que não têm fios mesmo entre as suas duas extremidades.

Leia também: Como funciona o Bluetooth?

fone-intraauricular
Exemplo de fone intra-auricular

Vantagens

Possuem um bom isolamento sonoro, sendo menos afetados pela barulho do ambiente externo. São os mais indicados para prática esportiva, por não pesarem ou acumularem suor durante a atividade física. Essa vantagem é ainda maior nos modelos Bluetooth, que não terão fios atrapalhando a movimentação.

Desvantagens

Por serem encaixados no canal auditivo, podem incomodar depois de um período prolongado. É preciso um cuidado redobrado com o volume do áudio, pois as chances de perda auditiva é maior com esse tipo de fone de ouvido.

Fones supra-auricular

Modelo de headset bastante comum em produtos intermediários, eles ficam sobre a orelha e garantem uma qualidade de isolamento intermediário. Normalmente o preço deles é mais elevado que nos modelos anteriores, mas em troca apresentam boa qualidade sonora.

fone-supraauricular
Exemplo de fone supra-auricular

Vantagens

Seu principal ponto positivo é o custo-benefício. Esse tipo de fone de ouvido, em sua maioria, possui uma boa construção, o que reflete diretamente na qualidade sonora, e tem um preço que pode ser encaixado no orçamento sem um esforço enorme.

Desvantagem

A mobilidade e portabilidade deles são bem complicados, mesmo os modelos que se dobram e ocupam um espaço menor quando guardados. Apesar da espuma, como ficam sobre a orelha, podem causar desconforto ao utilizá-los por um longo período. Também não costumam ser adequados para a prática de atividade física devido ao acúmulo de suor.

Fones circumaurais

Chamados comumente apenas de headphone, esses modelos possuem um formato que circunda e envolve toda a orelha, o que ajuda a isolar bem o som externo. Esse tipo de fone de ouvido possue a maior qualidade de construção e de som e são os favoritos de quem procura por um produto mais premium.

headphone
Exemplo de fone circumaural
Quer receber avisos sempre que aparecer Fone de Ouvido em promoção?

Vantagem

Seu principal ponto positivo é a qualidade, apresentando um som mais limpo e com bons graves. O formato dos modelos circumaurais garante conforto e bom isolamento sonoro, sendo ótimos para usar no trabalho.

Desvantagens

O preço é definitivamente o principal ponto negativo desse tipo de fone de ouvido. Seu formato também possui uma desvantagem: mobilidade, pois seu tamanho dificulta o seu transporte. Ele também não é muito indicado para atividade física, apesar de acumular menos suor do que o modelo anterior.


Além de informação e ofertas, baixe o nosso app de cupons e promoções e receba em primeira mão os principais cupons da internet para economizar ainda mais, como o cupom Americanas, cupom Submarino e cupom Shoptime.

Veja também
Comentários

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!