Campanha Super Deals - Aliexpress
Promobit Explica

O que é a versão global em aparelhos importados?

As versões globais podem aparecer em muitos smartphones da Xiaomi, por exemplo. Descubra se funciona por aqui e quais as principais características

Avatar do membro Jonathan Robert

Jonathan Robert

9 de set de 2023

0 comentários

Compartilhe:

Na busca por um smartphone, smartband ou smartwatch importado, é comum se deparar na hora da compra com a versão global ou versão chinesa, principalmente se forem lançamentos recentes. Marcas como Xiaomi, Redmi, POCO e Huawei são algumas das que trazem produtos que não estão à venda oficialmente no mercado nacional, mas que os consumidores conseguem adquirir via compra internacional. Saiba mais sobre o que é a versão global dos dispositivos, a diferença da versão chinesa e se funcionam corretamente aqui no Brasil.

Compre agora a Xiaomi Mi Band 7 Versão Global na Amazon

O que é a versão global?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior
Versão global traz a mesma interface dos modelos nacionais

A versão global disponível em dispositivos como smartphones e smartwatches nada mais é que um aparelho destinado ao consumo nos mercados do mundo inteiro. Muitos destes dispositivos são produzidos por marcas chinesas, e para que não fiquem restritos somente à China, as marcas lançam variantes que funcionarão em diversos locais do mundo por meio de uma certificação internacional.

De forma simplificada, para que isso ocorra, eles são produzidos e adaptados para que consigam atender as diferentes necessidades e preferências do público em diversos países. Desta forma, será possível escolher diferentes idiomas, possuem compatibilidade com redes telefônicas em localidades diversas e ainda recebem normalmente as atualizações do sistema operacional. As fabricantes utilizam um padrão de memória ROM internacional para que os dispositivos funcionem corretamente e para que recebam as atualizações de segurança e versões mais recentes do Android feitas via OTA (Over-The-Air). 

É importante ressaltar que a versão global é diferente da versão internacional. Nesta segunda, os dispositivos recebem uma versão customizada para funcionar em outros países, mas não é feita oficialmente pelas fabricantes. Portanto, você não recebe as atualizações de sistema operacional de forma automática, sendo necessário serem feitas manualmente. Os usuários também ficam presos às configurações e idiomas feitos pelos desenvolvedores destas versões internacionais. Então fique de olho se se deparar com uma versão internacional na hora da compra.

Diferença da versão chinesa para a versão global

As diferenças entre as versões chinesas e globais não são grandes, porém são importantes. Para começo de conversa, o sistema operacional e a grande maioria das configurações serão as mesmas. Porém, o idioma definido na versão chinesa é o chinês, inglês e alguns outros da Ásia. Por sorte, pode haver alguma atualização para o português. Já na versão global, você terá acesso a muitos idiomas disponíveis nas configurações. 

As versões chinesas também costumam vir com mais aplicativos pré-instalados e alguns deles não podem ser removidos. Eles também não vem com os serviços do Google como a Play Store, Gmail e outros como padrão, mas possibilitam a utilização. O padrão do carregador dentro da caixa também é diferente na versão chinesa, sendo necessário adquirir um adaptador. Já na versão global, os carregadores possuem os pinos no padrão utilizado aqui no Brasil.

No geral, a versão global não terá nenhuma diferença com um aparelho comprado por aqui, portanto, evita dores de cabeça com uma experiência de uso complicada.

Compre agora o Xiaomi Note 12S:

Amazon   Aliexpress  Mercado Livre

A versão global funciona no Brasil?

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

Caso esteja inseguro de comprar uma versão global e ficar na mão quando seu dispositivo chegar ao Brasil, pode ficar tranquilo. As versões globais possuem o idioma português e operam normalmente nas bandas de rede disponíveis por aqui, além de receberem todas as atualizações feitas pelas fabricantes. Então você não terá nenhum tipo de problema quanto ao funcionamento. 


Confira as melhores promoções de smartphones importados aqui no Promobit e utilize os cupons Aliexpress para reduzir ainda mais as suas compras.