Campanha Aliexpress Divertimento ao ar livre
Promobit
Promobit Explica

Neutra, pronada ou supinada: qual seu tipo de pisada e no que isso impacta?

Comprar calçado de acordo com o seu tipo de pisada evita o desgaste excessivo e até mesmo lesões.

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

15 de mai de 2019

0 comentários

Compartilhe:

Detalhe normalmente negligenciado por nós na hora de comprar um calçado, conhecer o seu tipo de pisada é fundamental para ter mais estabilidade e evitar problemas com a postura ou lesões nos tornozelos, joelho ou coluna.

Na hora de comprar tênis esportivo ou bota para caminhada, a preocupação em encontrar um calçado indicado para o seu tipo de pisada é ainda mais importante, já que as chances de ter algum problema devido a uma passo em falso ou ao desgaste de articulações é maior.

Quais os tipos de pisada?

Divididos em três grupos, a pisada é determinada pelo anatomia de cada indivíduo.

tipos-de-pisada

Pisada Pronada

Bastante comum, a pisada pronada é caracterizada pelo apoio feito principalmente com a parte interna do pé, começando pelo calcanhar e finalizando com as regiões próximas ao dedão. Ela ocorre, na maioria das vezes, devido a uma rotação excessiva da parte interna do pé.

Quem pratica exercício com alta intensidade e possui a pisada pronada pode desenvolver problemas relacionados ao desalinhamento dos tornozelos, joelho e quadris. Além de contar com um calçado indicado, pessoas com esse tipo de pisada devem fazer exercícios para fortalecimento da musculatura que sustenta as articulações.

A pisada supinada

Caracterizada pelo apoio feito com o lado externo do pé, na pisada pronada os dedos da parte de fora do pé tocam o chão primeiro e acabam sustentando o peso do corpo. Esse é o tipo mais complicado, pois a ausência de um tênis adequado pode acarretar em problemas frequentes e graves.

Atletas que possuem pisada supinada costumam ter bolhas, rachaduras e tendinites com frequência. Com o tempo, eles podem sofrer com lesões mais graves, como joanetes, e outros problemas que podem afetar as articulações e até mesmo as costas.

Pisada Neutra

Considerado por ortopedistas como o tipo correto de pisada, a neutra ocorre quando o pé é apoiado de forma uniforme no chão, tendo o peso do corpo distribuído de forma igual por toda a planta do pé, absorvendo melhor o impacto que iria inteiro para as articulações.

Esse é o tipo de pisada mais comum e que há maior variedade de calçados indicados para quem possui esse tipo de pisada.

tenis-esportivo-pisada

Como saber o tipo de pisada?

Não apenas a mais indicada, mas a única forma correta de descobrir qual o seu tipo de pisada é procurar por um ortopedista. Também existem algumas clínicas e até lojas especializadas em tênis que oferecem a avaliação baropodométrica, que avaliará com precisão qual a sua pisada.

Claro, apesar de menos confiáveis, existem soluções caseiras para determinar qual o tipo de pisada de cada pessoa. O mais comum e simples é observar qual lado do tênis desgasta com maior intensidade. Se o desgaste for externo, você terá pisada supinada e se o desgaste for interno, pronada.

Outro método é pintar ou molhar os pés, andar sobre um jornal ou papelão e verificar qual lado fica marcado ou se é o pé inteiro.

Como comprar tênis para pisada pronada ou supinada?

Como falamos acima, é mais comum encontrarmos tênis, botas e sapatos para pessoas com pisada neutra. Isso faz com que muitos fabricantes e e-commerces não insiram essa informação na descrição dos calçados.

Quem for comprar um calçado casual, que não será usado para prática de atividade de impacto, incluindo aqui caminhada, poderá se virar com um tênis de pisada neutra, apenas tendo que trocá-lo com maior frequência devido ao desgaste.

Já se for comprar um tênis para atividade física ou uma bota para caminhada, é importante verificar se ele é adequado para o seu tipo de pisada, algumas vezes tendo que ir até o site da fabricante para obter mais informações sobre o item.

Alguma lojas, como a Netshoes, possuem filtros que retornam apenas os produtos indicados para a sua pisada. Mesmo em outros, como a Centauro, é possível fazer um filtro ao pesquisar por “pisada pronada” ou “pisada supinada”.


Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de pisada, aproveite as promoções de tênis no Promobit e cupons de desconto Netshoes e cupons Centauro.