Promobit
Promobit Explica

Mouse vertical é bom? Tudo o que você precisa saber sobre o periférico

Apesar de ainda não ser utilizado em larga escala, ele pode se mostrar uma ótima opção para quem sofre com o mouse “normal”

Avatar do membro Willian Oliveira

Willian Oliveira

22 de nov de 2020

0 comentários

Compartilhe:

Por mais confortáveis e ergonômicos que objetos como cadeiras, teclados e mouse sejam, em alguma hora do dia é necessário parar e se espreguiçar para “destravar” o corpo, por conta dos movimentos repetitivos que acabamos fazendo.

Esse cuidado é ainda mais essencial para quem utiliza mouse, já que é necessário ter cuidado com a postura e apoio das mãos de forma que o uso não causa dores no pulso ou desenvolva doenças como tendinite, que é uma das principais lesões causadas pelo trabalho.

Se você já sente algum desconforto utilizando o mouse normal, pode valer a pena experimentar a versão vertical do periférico. Sim, ela existe, e já faz tempo (foi criada em 1994), mas nunca conseguiu a mesma fama que sua prima “mais velha”.

Quer economizar em produtos de informática? Aproveite nossa seleção de cupons Kabum.

Os benefícios do mouse vertical

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

O modelo tradicional do mouse faz com que seus dedos seus dedos fiquem esticados, o antebraço sempre levantado e exerce uma pressão constante no pulso, que fica levemente dobrado. Está com um mouse perto de você? Vale pegar e fazer esse teste para entender melhor. A gente espera.

Voltando: o modelo vertical acaba “forçando” o braço a ficar totalmente apoiado em cima da superfície em que o desktop ou notebook se encontra, em uma posição que lembra o aperto de mão. Por ser deixar o braço mais estruturado, o uso tende a reduzir os riscos de lesões ou inflamações.

Confira nessa imagem publicado pelo site Ergonomic Trends como o mouse vertical ajuda a manter a melhor postura.

Imagem exemplificando o trecho de texto anterior

De fato, fica perceptível como o mouse vertical contribui para uma posição mais amigável ao nosso corpo,

Existe alguma desvantagem?

Pesquisando sobre a opinião de usuários, o uso do aparelho realmente mudou a vida para o lado positivo, deixando todo o braço muito mais descansado. 

A exceção fica por conta de quem precisa realizar tarefas de grande precisão, como edição de fotos ou vídeos: nesses casos, encontramos alguns relatos afirmando que o mouse padrão entregava um melhor resultado. 

Caso bata a dúvida, vale procurar alguém para que tenha o aparelho para testar ou, caso você tenha condições, investir em um para “ver como é”, lembrando que sempre é possível devolver qualquer pedido feito pela internet em até 7 dias após recebimento.

Aqui no Brasil já existem alguns modelos a venda e com boa variação de preços: de R$ 50 a R$ 300 reais. Especialmente para quem já estabeleceu uma relação difícil com o modelo-padrão,  o teste pode valer muito a pena.


O lugar para encontrar acessórios de informática em promoção é o Promobit. Aproveite o cupom Amazon e economize ainda mais.