Take a fresh look at your lifestyle.

Teclado mecânico: como funciona e qual escolher para a sua jogatina

Teclados mecânicos são ideais para jogos e mais resistentes que os tradicionais teclados de membrana.

Os teclados mecânicos apresentam mecanismos separados de acionamento para cada tecla, o que na prática representa aumento da durabilidade e exatidão do teclado durante o uso em relação aos tradicionais teclados de membrana. Por esses motivos, os teclados que utilizam tal mecanismo são bastante procurados por gamers, profissionais de e-sports e até usuários com foco na produção de grandes volumes de texto, como escritores e jornalistas. 

Dentro da categoria dos teclados mecânicos existem singularidades que influenciam na usabilidade. Quer melhorar sua experiência ao jogar ou está em busca de um teclado mais duradouro e confortável? Acompanhe a leitura, pois neste artigo iremos falar um pouco mais sobre como funcionam os teclados com este mecanismo e qual a melhor forma de escolher um teclado mecânico para chamar de seu. 

Leia mais:

O que é teclado mecânico

Diferente dos teclados de membrana, os teclados mecânicos são equipados em cada uma de suas teclas com um switch, um conjunto de acionamento de teclas com propulsor e mola próprios que apresentam melhor tempo de resposta e maior durabilidade. Somado ao sistema com molas individuais em cada tecla, alguns modelos de teclado mecânico contam com emissão de som a cada acionamento para que seja possível perceber que a tecla foi apertada. 

teclado-mecanico-corsair
Teclado mecânico com switches individuais

Teclados mecânicos são projetados principalmente para prática de jogos e atividades que exigem maior sensibilidade no uso das teclas, fatores que os tornam mais caros que os teclados de membrana. O valor cobrado por esse tipo de teclado também varia de acordo com a qualidade do produto, logo quanto maior a demanda por uso profissional para a prática de games, por exemplo, maior será o preço cobrado. 

Além do valor, existem outras diferenças entre o teclado mecânico e o que funciona utilizando membranas. Os teclados de acionamento mecânico normalmente são maiores, menos discretos, mas com tempo de resposta muito menor quanto as teclas são apertadas. Outro diferencial é a possibilidade de personalização por meio da iluminação localizada embaixo das teclas. Em alguns modelos é possível configurar diferentes cores e tons e até o momento e quais regiões do teclados terão suas luzes acionadas durante a jogatina. 

Como escolher um teclado mecânico

teclado-mecanico-razer
Teclado mecânico Razer

Diante da dúvida sobre qual teclado mecânico escolher, podemos começar por entender as diferentes características dos switches, o mecanismo de acionamento de molas presente em cada tecla dos teclados mecânicos responsável por transformar a pressão feita pelo dedo sobre a tecla em impulso elétrico que será interpretado pelo computador como um comando. Ao analisarmos as características dos diferentes switches disponíveis é possível perceber que cada modelo pode ser mais ou menos vantajoso de acordo com o perfil do usuário. Então, vamos a eles:

Switches lineares

São os switches de funcionamento mais simples entre os presentes nos teclados mecânicos. Neste mecanismo, quando a tecla é pressionada, a movimentação é linear até o fim do espaço disponível para que a tecla seja pressionada e após o final da trajetória o botão retorna à posição inicial. Nos teclados com switches lineares não existe nenhum aviso sonoro ou tátil que informe se a tecla foi acionada com eficiência. Os modelos mais conhecidos deste tipo de switches são Cherry MX Red e o Cherry MX Black

switch-linear
Switch linear com mola que retorna a tecla à posição inicial

Esta categoria de teclado mecânico é a mais próxima da experiência dos teclados de membrana e seu uso é recomendado para quem não joga games que exigem muita sensibilidade das teclas ou uso simultâneo de muitas delas, pois são teclas mais leves e a exatidão não é das melhores. Para quem trabalha com digitação ou digita com constância  talvez sinta alguma dificuldade com teclados de switches lineares e procurar teclados com digitação mais “dura” seja uma melhor opção.

Switches táteis sem click

Este tipo de Switch funciona de forma semelhante aos switches lineares, mas a grande diferença dos switches táteis está na presença de um bump, uma espécie de etapa intermediária no processo entre começar a empurrar a tecla e chegar ao final do seu trajeto, tornando possível saber se a tecla foi pressionada de forma eficaz. Por isso a denominação “tátil”. Esse tipo de teclado exige mais força do usuário e costuma ser aceito pela maioria dos que optam por teclados mecânicos. 

switch-tatil-sem-click
Switch com sensibilidade tátil

O bom funcionamento também para trabalhos com digitação com teclas menos leves, mas com melhor precisão que os modelos de switches lineares, faz deste tipo de teclado a porta de entrada para quem pretende migrar para os mecânicos sem passar por uma transição radical. Ao proporcionar boa experiência em jogos, no trabalho e por não possui emissão sonora como método de confirmação, os teclados de switches táteis costumam agradar uma grande parcela dos usuários. O principal modelo é o Cherry MX Brown.

Switches táteis com clique

A diferença entre os switches pode ser bem sensível, principalmente para os usuários menos aficionados. No caso do switch tátil com click, a única diferença está na presença da emissão sonora que, somada ao bump, servem como feedback ao usuário para confirmação sobre o acionamento das teclas. Fator essencial para muitos gamers, sendo, inclusive,  esse mecanismo o responsável pela expressão “barulho de teclado mecânico”. Os proprietários que prezam pela qualidade de digitação também serão bem servidos ao usar teclados com essa configuração.  

 

switch-tatil-com-click
Switch tátil com clique

A experiência em jogos é muito boa, principalmente para games que demandam clicks duplos, porém o barulho ao apertar cada tecla pode ser bastante incômodo para alguns usuários, o que torna o uso deste tipo de teclado pouco recomendado em ambientes de trabalho ou residenciais divididos com pessoas que não gostem do famoso barulho gerado a cada acionamento de botão.

Conclusão

Caso você nunca tenha usado um teclado mecânico e pretende sair dos teclados de membrana, mas não possui a digitação como prioridade, não joga games que demandam muita sensibilidade e uso de várias teclas ao mesmo tempo, os teclados mecânicos com switches lineares são uma boa opção. 

Mas se a digitação e precisão no acionamento das teclas forem prioridades para você, mas sem produzir muito barulho durante o uso, então deve-se optar pelos teclados com switches táteis. Agora se o que você busca é a melhor usabilidade gamer possível aliada ao melhor conforto durante a digitação, curto tempo de resposta, sensibilidade tátil e feedback sonoro, então certamente os teclados mecânicos táteis com clique devem ser a sua escolha.  


No Promobit você encontra games com ótimos preços para jogar no PC com seu teclado mecânico ou na tela da TV com seu console. A compra pode ficar ainda mais barata com o cupom Lojas Americanas.

Veja também
Comentários

Novo comentário
cancelar
Responder comentário:
Alertas Webpush

Quer receber alertas de novas postagens?

Receba notificações em seu navegador!